Roberto Baia

7 de fevereiro de 2018

Homenagem a Biribinha

A Associação Pestalozzi de Arapiraca vai cair na folia, literalmente. A festa de carnaval da instituição irá acontecer nesta quinta-feira, 08, a partir das 8h, na Tenda Cultural da Praça Luiz Pereira Lima.

A festa tradicional irá trazer novidades este ano. Uma delas é a escolha de um homenageado, que será o artista circense Teofanes da Silveira, o Palhaço Biribinha.

Incentivador das artes

“Além de um grande personagem da cultura de Arapiraca, incentivador das artes e promotor da alegria, é um amigo querido da Pestalozzi”, comentou Zélia Azevedo, presidente da entidade.

Usuários, familiares e funcionários da Pestalozzi terão a festa animada pela banda do 3° Batalhão da Policia Miliar, que irá apresentar tradicionais musicas carnavalescas.

Concurso de fantasia

O ponto alto da festa será o concurso de fantasia para os meninos e meninas atendidos pela instituição, com direito a comissão julgadora especializada.

“A brincadeira vai contar com a animação  e a participação de todos, numa disputa de alegria, empolgação e respeito. Porque o mais importante sempre será a inclusão”, acrescentou a gerente da Pestalozzi, Fabiana Cavalcante. (Com Live Comunicação)

Segurança no carnaval

Com Jaime Feitosa – A Polícia Civil de Alagoas terá, excepcionalmente, mais 10 delegacias plantonistas durante o período do Carnaval deste ano. O plano operacional foi definido por meio de portaria, assinada pelo delegado-geral Paulo Cerqueira, presidente do Conselho Superior da instituição (Consupoc) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Plantonistas

 Além das três Centrais de Flagrantes de Maceió e das delegacias regionais, foi estabelecido no plano que vão funcionar plantonistas, durante 24 horas, em Maragogi, atendendo também as cidades de Porto Calvo e Japaratinga; em São Miguel dos Milagres, atendendo Porto de Pedras; em Atalaia, que engloba ainda Cajueiro, Capela e Maribondo.

Outras cidades

Haverá também plantonistas extras em São José da Laje e Murici (ambas especificamente para 13 de fevereiro, dia em que desfilam grandes blocos carnavalescos nestas cidades); em Traipu, atendendo Girau do Ponciano, Olho D’Agua Grande e Campo Grande; em Coruripe, que atenderá Piaçabuçu e Feliz Deserto; e nas cidades de Piranhas e de Pão de Açúcar, nos quatro dias de folia.

 Regionais

Todas as regionais terão plantonistas: Matriz do Camaragibe, que engloba São Luiz do Quitunde e Passo do Camaragibe; Viçosa (Chã Preta, Mar Vermelho, Paulo Jacinto e Pindoba); Novo Lino (Colônia de Leopoldina, Flexeiras, Joaquim Gomes, Jundiá, Jacuípe e Campestre); União dos Palmares (São José da Laje, Murici, Branquinha, Ibateguara e Santana do Mundaú); Arapiraca (Lagoa da Canoa, Feira Grande, Limoeiro de Anadia e Craíbas), Palmeira dos Índios (Cacimbinhas, Minador do Negrão, Igaci, Tanque D’Arca, Quebrangulo, Belém, Coité do Nóia, Taquarana e Estrela de Alagoas).

Delegacias

Funcionarão delegacias plantonistas ainda em São Miguel dos Campos, atendendo Campo Alegre, Boca da Mata, Anadia, Roteiro, Teotônio Vilela, Junqueiro e Jequiá da Praia; Penedo (São Brás, Igreja Nova, Porto Real do Colégio e São Sebastião); Delmiro Gouveia (Água Branca, Pariconha, Inhapi, Canapi, Mata Grande e Olho D’Água do Casado); Santana do Ipanema (Olho D’Água das Flores, Olivença, Dois Riachos, São José da Tapera, Carneiros, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Maravilha e Senador Rui Palmeira), e Batalha (Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Belo Monte, Jaramataia e Major Isidoro).

Previas em Palmeira

Palmeira dos Índios teve final um final de semana agitado com as prévias carnavalescas que começaram sexta-feira (2), às 20h, com a saída do bloco As Andorinhas. O bloco, que contou com a atração de Avine Vinny, arrastou milhares de foliões pelas principais ruas da cidade até a Praça do Skate. No sábado (3), à tarde, o Bloco Zero Grau e o bloco infantil Kids Aquarela também animaram de crianças e adultos. E à noite uma multidão acompanhou o Bloco Katapulta, que este ano trouxe o grupo Parangolé, do cantor Tony Salles.

 Grande festa

Domingo (4), logo pela manhã, no Centro da cidade, o Bloco Cabeça de Camarão, com Calixto Music e orquestra de frevo, esquentaram as ruas de Palmeira. À tarde, no bairro Jardim Brasil, o Bloco Banhodekana animou os foliões com duas atracações: Alex Souza e Orquestra HD. E não faltou agito para a criançada. O bloco Curumim, ao som da banda Cazuadinha, arrastou centenas de crianças, e também adultos, com muita com brilho e fantasias. A noite foi encerrada com o arrastão dos Tremendões, que acompanhado de orquestra de frevo HD relembrou os velhos carnavais.

… Este ano, as prévias contam com uma novidade: à noite, após a passagem de cada bloco, a Secretaria Municipal de Convívio Urbano coloca o Bloco da Limpeza nas ruas.

… São garis e margaridas, que ao som da Orquestra da Limpeza, varrem e lavam as avenidas que fazem o percurso dos blocos. A iniciativa foi bastante aplaudida e elogiada pela população.

… O prefeito Júlio Cezar também acompanhou os blocos.  Ele destacou o comportamento dos foliões, que foi de muita tranquilidade. “Estou encantado com o comportamento dos foliões que vieram com seus amigos e familiares apenas para brincar e cair na folia.

… O Carnaval do Povo é longo e mexe com as pessoas. A prefeitura tem o papel de garantir a quem vem participar da festa segurança e um ambiente limpo, porque festa boa é aquela que começa e termina em paz. E o nosso Bloco da Limpeza garantiu o bem-estar dos foliões”, ressaltou prefeito.