Blog do Dresch

31 de janeiro de 2018

Alagoas pretende dobrar a produção de grãos

 

O Programa de Incentivo à Produção de Grãos em Alagoas e suas metas para 2018 começaram a ser discutidos ontem em sua primeira reunião ordinária do ano. Presentes o secretário de Agricultura Antônio Santiago, o presidente da Federação da Agricultura, Álvaro Almeida e dos representantes de cada instituição com assento na Comissão de Grãos. A programação técnica para este ano, a metodologia das pesquisas a serem aplicadas, os seminários, os Dias de Campo, as visitas técnicas ás áreas de plantio de soja e milho entre outros temas foram debatidos no encontro. Outro assunto na pauta é o apoio e as parcerias junto ás instituições financeiras, em especial o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste.

Sobre a produção de grãos 2

Para o presente ano a estimativa dos integrantes da Comissão de Grãos, é que a produção de soja e milho tenha um crescimento de mais de 100% em relação ao ano passado. Em 2017, o Estado produziu 65 mil toneladas de milho e mil toneladas de soja. A Comissão acredita que com a ampliação da área plantada e meta pode ser alcançada. Além da Secretaria de Estado da Agricultura e da Federação da Agricultura também compõem a Comissão o Sebrae, a Ufal, a Embrapa, a Emater, instituições financeiras, cooperativas agrícolas, federações e associações de agricultores e trabalhadores rurais, prefeituras, empresas agropecuárias e produtores em geral.

Chocolate para o coração

Pesquisadores italianos criaram a “Toscolata”, um promissor chocolate que contribui para reduzir os fatores de risco responsáveis por algumas doenças cardiovasculares, informou o Conselho Nacional de Pesquisas Italiano. A composição é de “valiosas espécies” de cacau da República Dominicana em combinação com outros ingredientes de origem toscana. O chocolate preto de “alta qualidade” é feito com produtos vegetais que possuem propriedades antioxidantes, como maçãs secas e azeite extra virgem. Estes produtos protegem as células saudáveis do organismo contra agentes que promovem a oxidação.

 

Caixa lança novo PDV

A Caixa Econômica Federal pretende lançar um novo Programa de Desligamento Voluntário (PDV) até Março. Falta somente o aval da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest). No PDV realizado no ano passado a previsão era de dez mil desligamentos, mas fechou com a adesão de 7,3 mil funcionários gerando uma economia de pouco mais de R$ 500 milhões na folha de pagamento. Este novo programa é uma resposta ás notícias negativas em relação a demissão de três vice-presidentes suspeitos de corrupção. A direção do banco pretende imprimir uma gestão mais agressiva para reduzir despesas e aumentar a rentabilidade da Caixa, superando as dificuldades enfrentadas nos últimos tempos. O reforço do capital sem os recursos do FGTS, a exigência de qualificação para os indicados aos cargos de direção como determina a Lei das Estatais) e o corte nos gastos nos planos de saúde dos funcionários são algumas das medidas saneadoras a serem implementadas.

Chocolate para o coração 2

O aumento de agentes antioxidantes no organismo humano pode combater algumas doenças crônicas como arteriosclerose, a obesidade, diabetes, hipertensão além de prevenção de doenças cardiovasculares. Segundo o Conselho, a Toscolata é composta de tabletes de 40 gramas e está à venda na cidade de Pisa, no Sant’Anna Shop e nas lojas “Vestri Cioccolato” e custam cerca de 11 euros.  A receita foi desenvolvida por pesquisadores do Conselho Nacional de Pesquisa, Universidade de Pisa, Escola Superior Sant’anna e Universidade de Siena. Os pesquisadores disseram que o produto não é tão saboroso quanto o original, mas que valoriza a excelência alimentar da Toscana.

Sobreviventes do naufrágio

Uma equipe de sete sobreviventes que estavam em um navio no Kiribati, no centro do Oceano Pacífico, foram encontrados com vida neste Domingo. As buscas continuam pelos outros 43 tripulantes da embarcação, que fez o último contato em 18 de Janeiro. O grupo foi localizado a 160 km da terra firme mais próxima. Após uma semana sem sinais do navio, a Nova Zelândia assumiu as buscas. Horas depois um avião militar localizou o bote em que estavam os sobreviventes do MV Butiraoi, um navio de passageiros que partiu da Ilha Nonouti para uma viagem de dois dias até Betio. Depois de localizar os náufragos, um barco pesqueiro que estava próximo fez o resgate do bote e da equipe.

Sobreviventes do naufrágio 2

Segundo a Força Aérea Real neozelandesa, o barco pesqueiro resgatou os sete sobreviventes e os levou em segurança. O navio que naufragou tinha passado por manutenção antes da viagem e estava com os equipamentos básicos de segurança. Ainda não há sinal da embarcação e dos outros 43 tripulantes. O Kiribati é composto por 32 atóis, espalhados por uma vasta área do Oceano Pacífico. Muitas das ilhas são inabitáveis. Outras sofrem o perigo constante de inundação em função do aquecimento global.

  • Uma série de normas voltadas para o uso seguro da energia elétrica nas festas carnavalescas fazem parte de um alerta da Eletrobrás Distribuição Alagoas.
  • São cuidados a serem tomados para que a festa não seja interrompida pela falta de cuidado no uso de equipamentos, ou mesmo sem uma avaliação preventiva em locais de grandes aglomerações.
  • Na rua ou em áreas abertas é bom estar atento ao deslocamento de trios elétricos e carros alegóricos muito altos que podem afetar a rede elétrica. Importante é não permitir que se jogue objetos sobre a rede, que podem provocar curto-circuito.
  • Em casa os consumidores devem ficar atentos a não mexer em tomadas e equipamentos elétricos quando a pessoa estiver molhada. Cuidar também do uso do “T” (Benjamin) que pode sobrecarregar o local e provocar curto.
  • Evitar que fios permaneçam desencapados que podem causar choques. Qualquer emenda deve estar protegida com fita isolante.
  • Ligações clandestinas serão combatida com rigor no período de carnaval.01