Edmilson Teixeira

5 de janeiro de 2018

Joaquim Gomes

O município de Joaquim Gomes que ao longo das últimas gestões teve seu nome manchado nas páginas dos jornais de todo o Brasil, com prefeitos e vereadores presos envolvidos em maracutaias, agora vive outra realidade. É que depois desse seu primeiro ano de governo, Adriano Barros contabiliza um trabalho positivo, sobretudo numa cidade humilde, onde os índices revelam um estado de pobreza, em que mais da metade de suas famílias sobrevivem com renda inferior a um salário mínimo. “Somente uma gestão séria ascenderia à esperança de que as coisas poderiam mudar” disse.

Esperança

Adriano Barros diz que quem passar hoje por Joaquim Gomes, percebe o grande esforço que ele fez para proporcionar melhoria na qualidade de vida de cada morador, com obras de recuperação de ruas e serviços de pavimentação em vias onde há mais de 30 anos moradores sofriam com os riscos de trafegar. “Nossa gestão chega nesse primeiro ano de mandato surfando na onda das boas notícias” revela otimista, anunciando mais um pacote de obras benéficas para o transcorrer de 2018.

Indústria

A partir do dia 1º de fevereiro, a Usina Coruripe, indústria de origem alagoana e com ramificação pelo Brasil, tida como a nona maior do setor sucroalcooleiro no país, terá novo diretor-presidente. O economista Mario Luiz Lorencatto assumirá o cargo hoje ocupado por Jucelino Sousa, que passará a integrar o Conselho de Administração da empresa.

Histórico

Mario Luiz Lorencatto é graduado em economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e tem MBA na Vanderbilt University – School of Management dos Estados Unidos. O executivo já atuou como presidente para a América do Sul da Lonza Group AG, além de ter exercido também cargos executivos em empresas do setor de agronegócios: El Tejar Ltd Argentina e Zilor. No exterior, ele já atuou na Philip Morris, Kraft Foods e Caterpillar.

Norma

De acordo com Sousa, a mudança faz parte de um processo natural de aperfeiçoamento da governança corporativa da Usina Coruripe. “Depois de cinco anos à frente da companhia, superando junto com o time os inúmeros desafios enfrentados pelo setor, deixo a presidência para assumir uma função de natureza mais estratégica, na qual espero continuar contribuindo para novas conquistas. A gestão operacional da empresa estará em ótimas mãos; o grupo se fortalece com a chegada de Lorencatto”, declara. As mudanças na diretoria ratificam o processo iniciado em 2013 de profissionalização de todo o corpo de diretores da empresa.

Oportunidade

Quatro dias de aprendizado, troca de conhecimento e capacitação. Assim será o I Simpósio de Avaliação Psicológica, em Alagoas. Com uma programação variada, o evento vai contar com profissionais nacionais e locais da área da saúde e psicologia, fazendo uma análise, a partir de técnicas que vão instruir os profissionais no processo avaliativo dos pacientes. O evento  acontece entre os dias 18 e 21 deste mês no auditório do Hotel Best West Premier, no bairro de Pajuçara, em Maceió-AL.

Conteúdo

Destinado à psicólogos de todas as áreas de atuação e estudantes de psicologia, tanto da capital como do interior, o Simpósio será dividido em minicursos, palestras e mesas redondas, onde os profissionais vão ter acesso à orientações, instrumentalização e divulgação de pesquisas em avaliação psicológica, que vão contribuir para uma maior capacitação no procedimento.

Canapi

Na manhã de ontem uma caçamba que carregava um trator topou em fios de alta tensão e derrubou um poste que fica em frente à Prefeitura de Canapi. Um carro e uma moto também foram atingidos, apesar das proporções ninguém ficou ferido. Outros postes também foram danificados, devido à situação. A cidade ficou parcialmente sem energia. Os fios teriam sido arrastados por alguns metros, o que deixou uma Hilux SW4 com as rodas para cima, uma moto também foi alvo e ficou caída ao solo.

Cartórios

Uma boa notícia para quem desde o ano passado vive na expectativa de participar do concurso público destinado para todos os Cartórios alagoanos. É que ontem a Comissão responsável pela realização do concurso  aprovou um cronograma para a retomada do certame, que terá edital publicado em 25 de janeiro. O presidente da comissão, desembargador Tutmés Airan, do Tribunal de Justiça de Alagoas, acredita que não haverá mais entraves.

Argumento

Tutmés Airan ressaltou que o certame deixará a situação dos cartórios em conformidade com a Constituição do Brasil, especialmente quanto ao seu aspecto republicano. “Nada é mais republicano nesse País do que a realização de um concurso público sério, honesto e decente”, disse. “Esse concurso é um marco, um divisor de águas na história de Alagoas”, frisou o desembargador.

 Porto de Pedras

Ontem o Laboratório de Estudo Ambiental do IMA/AL concluiu a análise das coletas sobre o rio Manguaba, após técnicos do órgão verificarem mortandade de peixes na praia de Porto de Pedras, onde o rio desagua. “Foi realizada coleta em três pontos tendo por base uma usina apontada como causa do desequilíbrio pela população, mas os resultados não apresentaram irregularidade no lançamento”, comentou Manoel Messias, gerente do Laboratório.

Suspeita

Um forte temporal que caiu no dia anterior vem sendo apontado como o principal causador da mortandade.  “A água apresentou desconformidade na turbidez devido ao elevado teor do material de suspensão. A chuva alagou as margens ribeirinhas do Manguaba, o que pode ter carreado bastante sedimento das margens e suspendido outros sedimentos de fundo, causando impacto na bacia hidrográfica”, explicou Manuel Messias.