Roberto Baia

28 de junho de 2017

Hospital padrão

Com assessoria – O Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, quem tem como prioridade o atendimento humanizado em saúde, vem utilizando, desde 2014, a Classificação de Risco Modelo Manchester para os setores de urgência e emergência.

Nele, segundo o Diretor Médico Ulisses Pereira, a conhecida “triagem”, que antes selecionava os atendimentos por ordem de chegada, passou a avaliar o grau de risco dos pacientes, que a partir de um protocolo internacional, seleciona os casos conforme a gravidade.

 

Mais celeridade

“Todos merecem atendimento digno e humanizado, mas é preciso entender que há casos de risco de morte, mais graves e que precisam de mais celeridade”, avaliou o médico.

Para a Enfermeira Chefe do Hospital Regional, Andreia Costa, a tabela de Manchester é uma ferramenta muito importante e, até certo ponto, vital para salvar vidas.

 

Demais intensa

“Como atendemos mais de 50 municípios a demanda é intensa e imensa. Ter um padrão que nos oriente facilita as coisas e deixa os pacientes mais seguros, mesmo que alguns ainda queiram o atendimento de imediato. É preciso respeitar essa regra que é internacional e regularmente monitorada pelo Ministério da Saúde”, alertou a profissional.

 

Atendimentos

No Hospital Regional são realizados mensalmente cerca de 10 mil atendimentos – um número que, nessa época, aumenta em cerca de 50%.

“O inverno é um dos fatores, mas há muita crise no setor da saúde e as pessoas terminam buscando sempre o nosso Hospital”, comentou Ulisses.

 

Carteira do Trabalho

Acompanhado do secretário de administração, Sandro Barbosa, o prefeito Celino Rocha esteve em Maceió, onde se reuniu com o Superintendente Regional do Trabalho, Israel Lessa. Na oportunidade, o gestor assinou o termo de cooperação técnica com o Ministério, para que o município passe a emitir a Carteira de Trabalho.

A iniciativa tem como objetivo, facilitar o acesso do cidadão ao mercado de trabalho com muito mais comodidade e rapidez para tirar o documento.

 

Capacitação

Com a inauguração da sede prevista para o dia 18 de julho – data em o município completa 216 anos, o secretário Sandro Luiz, explica, que a administração promoverá capacitações para que os servidores possam executar os serviços dentro das regulamentações exigidas pelo órgão.

 

Importante

Para o prefeito, a Carteira de Trabalho é um documento muito importante e garante que o cidadão tenha protegidos direitos trabalhistas e previdenciários, como salário regular, férias, 13° salário, repouso remunerado e aposentadoria.

 

Emissão do documento

“Com a assinatura do convênio, o município visa garantir agilidade na emissão do documento, pois o número de pessoas que precisam deste atendimento hoje é muito grande, seja para emitir a primeira ou segunda via, visto que a Carteira é fundamental para ingressar no mercado de trabalho. Os anadienses poderão contar com a praticidade no atendimento, sem precisar se ausentar da cidade”, destacou, Celino.

 

Feira Grande 1

O Grupo de Jovem Unidos em Cristo, da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada no município de Feira Grande, no Agreste alagoano, promoveu, pela primeira vez, um concurso de quadrilhas matutas. A iniciativa aconteceu no último domingo (25).

 

Feira Grande 2

O concurso teve as participações de cinco quadrilhas, dos povoados Massapê, Varzinha, Taboquinha  e da Escola de Ensino Fundamental Veridiano Soares da Silva e com uma bela e emocionante apresentação do Rancho Alegre, da cidade de São Sebastião.

 

… O grupo vencedor do concurso foi o do Povoado Varzinha. Além de troféu e medalhas, a quadrilha levou uma premiação de R$ 500. Os dançarinos demostraram muita animação na apresentação.

 

… O segundo lugar ficou com a quadrilha do Povoado Massapê. A quadrilha do Povoado taboquinha ficou com a terceira colocação. Os grupos receberam medalhas.

 

… O Grupo de Jovem Unidos em Cristo é coordenado por Elinaldo, Karine e Leine. A iniciativa teve apoio do padre José Adeilton Prefeitura de Feira Grande, do prefeito Flávio Rangel Lira, da primeira-dama, Patrícia Medeiros Lira, e também do vice prefeito, Capitão Hilt