Blog do Dresch

27 de maio de 2017

Surto de diarreia ataca Palmeira dos Índios

            O número de moradores da cidade de Palmeira dos Índios vitimados por um surto de diarreia deve superar os 1.500 somente neste mês de Maio. Até o início da semana, cerca de 1.200 pessoas apresentaram a doença, preocupando a Secretária de Saúde do município, Kátia Born. Segundo ela, a média chegou a 400 pessoas por semana atendidas nas unidades de saúde locais. De janeiro até a terceira semana de Maio, os casos de doenças diarreicas agudas (DDA) chegaram a 2.981 e por isso a Secretaria está distribuindo hipoclorito de sódio, cloro residual e soro de reidratação nos bairros de maior incidência do surto.

Surto de diarreia preocupa 2

          Na avaliação de Kátia Born, um dos fatores que podem ter provocado o surto na região de Palmeira, teria sido a utilização de água das chuvas para consumo humano e que poderiam apresentar um alto índice de coliformes fecais. A recomendação da Secretaria é que a população faça uma limpeza em suas casas, eliminando assim possíveis focos, além de usar o hipoclorito para lavar frutas, legumes e verduras antes do consumo. Também é importante lavar bem as mãos antes das refeições, acrescenta a Secretária de Saúde.

 

Idoso condenado por pedofilia

                   Um aposentado de Santos (SP) foi condenado pela Justiça Federal a 105 anos de cadeia por pedofilia e exploração sexual infantil. Ele foi preso ano passado e flagrado com mais de 35 mil arquivos contendo vídeos de abuso contra crianças e adolescentes. Ele foi identificado em uma operação internacional, que por sua vez acionou a Polícia Federal que efetuou a prisão. Ele tinha um ponto de internet em casa no qual compartilhava a pornografia infantil. Através dos arquivos apreendidos foi possível identificar uma das vítimas, também moradora de Santos. Trata-se de uma menina, hoje com 7 anos. Segundo a investigação a criança foi violentada pelo aposentado dos 2 aos 6 anos. Os fatos levaram a Procuradoria a apresentar uma denúncia à Justiça contra o aposentado, que o condenou este mês. A pena aplicada levou em conta 12 crimes: sendo quatro referentes ao estupro da menina; seis pelo registro de foto e vídeo e mais dois pelo armazenamento e distribuição de imagens de pedofilia. O aposentado não teve o nome nem a idade revelados pela Procuradoria, em função da sua segurança e da vítima, única descrita na ação que o condenou.

 

 

Os presidentes impopulares

         A revista britânica “Time” publicou artigo citando os cinco presidentes com popularidade mais baixa que Donald Trump, dos Estados Unidos. A lista, elaborada por Ian Bremer, CEO da consultoria Eurasia, tem em primeiro lugar o presidente da Venezuela Nicolás Maduro, seguido pelo brasileiro Michel Temer. Depois aparece Jacob Zuma, da África do Sul, e os primeiros ministros Najib Razak, da Malásia e Alexis Tsipras da Grécia.

Os presidentes impopulares 2

         Sobre o presidente brasileiro, a revista Time aponta que as gravações da JBS aumentaram a tensão política, em um cenário que já vinha conturbado depois do impeachment da presidente Dilma Rousseff. “A desaceleração da economia global e a quebra que acompanhou o preço das commodities, atingiram fortemente o Brasil, provocando uma das maiores recessões do país. O PIB caiu mais de 7% nos últimos dois anos, o desemprego triplicou e pelo menos 3,5 milhões de pessoas que havia saído da pobreza absoluta entre 2004 e 2014, voltaram a cair” afirma o analista Ian Bremer.

Marcha homolésbotransfóbica

           A orla marítima da Praia dos Sete Coqueiros será palco neste Domingo (28) de uma grande Marcha que reunirá entidades que lutam pela igualdade de direitos em Alagoas. A 6ª Marcha LGBT acontece a partir das 15h, seguindo pela Praia da Pajuçara, (sem medo da chuva) com a participação de diversos grupos culturais como o Afoxé, o Maracatu Raízes da Tradição e o grupo teatral Tembar. As entidades organizadoras defendem a Marcha como um fortalecimento das conquistas e na cobrança de mais políticas públicas para o segmento.

Campanha é prorrogada

           Por ter alcançado pouco mais de 60% de imunização em todo o país, quando a meta era de vacinar 54,2 milhões de pessoas, (90%) inseridas no público-alvo, o Ministério da Saúde resolveu prorrogar a campanha nacional de vacinação contra a gripe influenza. Agora, a imunização continua até o próximo dia 9 de Junho, sendo possível aplicar a vacina nos postos de saúde em todo o Estado, e nos shoppings centers e supermercados da capital.

 

 

  • O Centro de Convenções de Maceió será reformado e ampliado, segundo edital para licitação publicado esta semana no Diário Oficial do estado.
  • Esta ampliação vinha sendo reivindicada pelo segmento turístico alagoano, pois permitirá a potencialização do espaço para a realização de grandes eventos.
  • O projeto está avaliado em R$ 20 milhões com recursos assegurados pelo Ministério do Turismo, e todo o trabalho será coordenado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura.
  • Um dos pontos altos da reforma será a construção de um Edifício Garagem, equipado com um espaço voltado para eventos e com capacidade para mil pessoas.
  • O aviso de licitação da concorrência para execução da obra vai acontecer no dia 26 de Junho e o início das obras previsto para o segundo semestre. A previsão de duração é de 12 meses.