Edmilson Teixeira

26 de maio de 2017

Litoral Norte na busca de segurança

Crise econômica e alto índice de violência nos municípios alagoanos são duas questões  que cada vez mais vêm se agravando. No caso da violência a população clama por segurança pública, que é o papel do Estado. Mas é justamente por conta da crise, que o governo atua de forma limitada, sobretudo porque não têm recursos, a fim de contratar mão de obra qualificada, no caso os policiais. E foi com o objetivo de pedir uma maior atenção para região Norte, que o deputado estadual Marquinhos Madeira (PMDB) junto com seu pai, o ex-prefeito de Maragogi, Marcos Madeira esteve em audiência ontem com o Secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Lima Júnior.

 

Planos 

Apresentando números atuais e dados que comprovam as medidas adotadas no combate ao crime, o secretário antecipou ao deputado, que o Estado, está trabalhando para implantar no município, a “Força Tarefa”, operação que contará com três novas viaturas, e, consequentemente, fortalecerá o policiamento ostensivo. Além disso, São Miguel dos Milagres ganhará um Centro Integrado de Segurança Pública, que reforçará a segurança nas cidades vizinhas.

 

Sugestão

 

Para o deputado, a população do Litoral Norte tem vivido tempos preocupantes. “Acompanho de perto os anseios dos moradores de Maragogi, e sei o tanto que a população, principalmente dos bairros mais carentes e assentamentos, estão sofrendo com essa insegurança. As pessoas precisam ter tranquilidade para saírem de suas casas e o turismo local não pode ser prejudicado por conta da criminalidade”, defende o deputado, que requisitou ao secretário uma atenção especial na região, com providências enérgicas e imediatas, entre elas, o aumento do efetivo, melhorias no armamento e o acréscimo no número de viaturas. 

 

Alimentos

 Ontem a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural  da Câmara dos Deputados aprovou, parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 6.647/2016, que inclui a compra de alimentos de agricultores familiares e de suas cooperativas e associações entre as diretrizes a serem observadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Caminho

 

De acordo com o parecer apresentado pelo deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), integrante da diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e relator da matéria, além de estimular as atividades desenvolvidas pela agricultura familiar e contribuir para a manutenção da renda de pequenos e médios produtores, a medida é inteligente, pois otimiza a oferta de alimentos no âmbito do SUS.

 

 

 

 

Chuvas


O intenso clima chuvoso que já está no seu sexto dia consecutivo, vem preocupando diversos municípios ribeirinhos de Alagoas. O trauma da enchente de 2010, ainda permanece na memória dos alagoanos, sobretudo quando chove muito como nesse período. Por conta desse quadro, foi que na tarde de quarta-feira, o governador Renan Filho ligou de Brasília para o presidente AMA,  Hugo Wanderley.

 

Chuvas II

 

O mandatário alagoano prometeu colocar à disposição dos municípios a estrutura do Governo do Estado no caso de qualquer emergência. Muitos prefeitos já acionaram a estrutura das comissões municipais de Defesa Civil para ficar em alerta.

 

Mapa

O major Moisés Pereira de Melo, coordenador da Defesa Civil, fez um detalhado relato da situação em todo o Estado e destacou os cuidados com o rio Jacarecica, pois esse, segundo ele, está recebendo o maior volume de água e o único, por enquanto, a correr risco de trasbordamento.

 

 

Coruripe

Na quarta-feira, a Câmara Municipal de Vereadores deu início aos trabalhos discutindo a segurança na região, que há muito tempo deixou de ser pacata. Na próxima segunda, o assunto poderá ser discutido em Maceió, em conversa com o ministro do Turismo Marx Beltrão. O objetivo é ter o apoio do ministro na solicitação de audiência com o governador Renan Filho, o prefeito de Coruripe Joaquim Beltrão, o deputado estadual João Beltrão e o secretário de segurança Pública de Alagoas Coronel Lima Junior.

Monitoramento

Além da criminalidade, a análise do projeto das câmeras de vídeo monitoramento da cidade de Coruripe, foi debatida durante a sessão. De acordo com o presidente da Câmara, Mesaque Padilha (PMDB) uma comissão composta por vereadores será montada e uma audiência será feita ainda nos próximos dias.

Cultura

Com intuito de fomentar e integrar as entidades culturais dos municípios, a Secretaria de Estado da Cultura realiza o II Encontro Alagoano dos Gestores da Cultura. O evento acontece nesta sexta-feira, às 8h, no auditório do Museu da Imagem e do Som (Misa), no bairro do Jaraguá, em Maceió.

Expectativa 

Espera-se que neste encontro de hoje no MISA, gestores de cultura dos municípios alagoanos possam  compartilhar experiências e debater projetos para o desenvolvimento do segmento. “Será um momento para estabelecermos metas e parcerias fundamentais com antigos e novos gestores”, destacou a secretária da pasta, Mellina Freitas.

Penedo

Com o objetivo de apontar as possibilidades e estratégias educacionais capazes de melhorar a qualidade de vida da população ribeirinha, é que acontecerá no próximo final de semana  em Penedo, o Encontro Regional de Educação e Qualidade de Vida (EREQ). O evento vai de sexta a domingo