Roberto Baia

20 de maio de 2017

Vereador mirim

Com Ascom – A Câmara Municipal de Palmeira dos Índios já tem o seu primeiro vereador mirim. Através do Projeto de Resolução 454/2017, de autoria da vereadora Adelaide França (PMDB), que cria a “Câmara Mirim”,  os estudantes municipais terão a oportunidade de conhecer e participar das atividades do legislativo municipal.

 

Curso de redação

Carlos Eduardo Padilha, aluno do 8º ano da Escola Estadual Humberto Mendes, foi escolhido como vereador mirim por ter sido o campeão de um concurso de redação realizado na escola. Ele terá como função ajudar na elaboração de propostas ao município, relativas à saúde, educação, esporte, cultura e outras de interesse coletivo.

 

Representante

As proposições indicadas nas sessões mirins entrarão na pauta do legislativo, serão apresentadas pela Mesa Diretora, que fará o encaminhamento ao Poder Executivo. Podem participar alunos da rede pública e privada do 6ª ao 9º, basta apenas à escola enviar oficio a Câmara Municipal relatando os critérios para a escolha de seu representante.

 

 

 

 

 

Caos na Educação

Com Carlo Bandeira: Professores reunidos em assembleia, na Escola Hugo Lima, destacam  os desmandos e desrespeito da Prefeitura Municipal de Arapiraca, junto à categoria dos profissionais da educação municipal.

Uma parte da comissão de negociação foi recebida pela secretária de Educação, Mônica Pessoa, e pela vice-prefeita, Fabiana Pessoa, no lugar do prefeito Rogério Teófilo, que em duas oportunidades desmarcou os encontros agendados com os representantes da categoria.

 

Falta proposta

Professoras se revezavam nas falas, alertando para a falta de propostas que contemplem suas reivindicações. Uma delas chegou a propor uma tomada de posição mais enérgica, pois as fugidas de Teófilo das discussões amigáveis demonstram  a falta de compromisso com o Interesse Público.

 

“Enterro”

“A primeira fuga foi pra resolver um problema pessoal e a segunda teria sido uma ida para um  enterro, contudo, o prefeito não é coveiro pra ficar o dia todo no cemitério. Tudo desculpas para não conversar com a educação do Município. As nossas panelas, geladeiras, e as nossas famílias são as que sentem diretamente a falta de respeito do Prefeito”, disse a professora

 

Penedo

O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) obteve decisão judicial que determina ao Município de Penedo (AL) que mantenha vinculado à manutenção e ao desenvolvimento da educação o montante integral dos créditos judiciais relativos ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), atual Fundeb.

 

Sentença

A sentença da Justiça Federal, de 28 de abril, determina ainda que o município observe as normas do Fundeb quanto à escrituração, registro e aplicação dos recursos, e que a aplicação da verba seja fiscalizada pelo MPF e pelo Tribunal de Contas da União.

 

Procuradora

Na ação civil pública, a procuradora da República Niedja Kaspary busca garantir a correta aplicação de recursos recebidos pelo réu, em sede de precatórios, referentes ao repasse pela União dos valores retroativos devidos em razão da complementação do valor do antigo Fundef, ou seja, de forma integral na manutenção e desenvolvimento da educação básica ou empregados em áreas sociais com relevo constitucional em benefício direto à população.

 

Palmeira 1

O prefeito Júlio Cezar o vice-prefeito Márcio Henrique estiveram em Brasília participando da 20ª Marcha Nacional dos Prefeitos. A marcha começou na terça-feira (16) e foi encerrada hoje (18). Márcio representou o município de Palmeira e Júlio a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), onde faz parte da diretoria como 1º secretário da entidade. Além de participar da Marcha, Júlio Cezar também cumpriu agendas com ministros pela Associação e também por Palmeira.

 

 

Palmeira 2

Em uma das agendas pelo município, o prefeito Júlio esteve em audiência com o ministro dos Transportes Maurício Quintella (PR/AL), que marcou uma visita a Palmeira dos Índios para os próximos dias, quando anunciará investimentos na área de infraestrutura rodoviária da região.

“Ele vai explicar, pessoalmente, do que se trata esse investimento. O Ministério dos Transportes e o Ministério do Turismo também anunciarão, em breve, um importante projeto que vai beneficiar, turisticamente e culturalmente, os municípios de Palmeira dos Índios e Quebrangulo”, explicou o prefeito Júlio.

 

 

… Na audiência com o ministro Maurício Quintella, Júlio Cezar esteve acompanhado do prefeito de Quebrangulo Marcelo Lima e da vice-prefeita Andreia Maia.

 

… “É importante consolidar essas parcerias que vão alavancar o turismo e a cultura das duas regiões. Ainda vamos aguardar um pouco para falar do que trata esse projeto que inclui as duas cidades e é fundamental para cada uma delas. Em poucas semanas esses novos investimentos serão anunciados oficialmente pelo ministro Maurício Quintella”, completou Júlio Cezar.

 

 

… Mesmo sem receber um tostão da Prefeitura de Arapiraca, a Construtora Humberto Lobo está realizando o recapeamento de ruas do Alto do Cruzeiro, que foram esburacadas para instalação de canos das obras do saneamento básico.