Roberto Baia

19 de maio de 2017

Reeleição em Palmeira

O médico Pedro Gaia foi reeleito como provedor do Hospital Regional Santa Rita, para o biênio 2017/2018. A eleição aconteceu na noite de quarta-feira (17), onde os onze membros da mordomia da Unidade Hospitalar escolheram, por unanimidade, a permanência de Dr. Pedro Gaia na provedoria. O cargo de vice provedor será ocupado pelo médico Roberto Salgueiro.

 

Penedo

Na tarde desta segunda-feira, 15, a Prefeitura de Penedo, através da Comissão de Sindicância, cumpriu a penúltima etapa para a entrega definitiva das 245 residências do Conjunto Velho Chico II, localizado do Bairro Raimundo Marinho. Mais um residencial conquistado pelo prefeito de Penedo, Marcius Beltrão e construído pelo Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

 

Contemplados

Nesta etapa, 150 inscritos foram contemplados automaticamente, e os outros 157, participaram de um sorteio público. Prestar a completar 37 anos, Ana Lúcia, por atender quatro critérios do estabelecidos pelo Ministério das Cidades, automaticamente teve seu sonho realizado.

 

Grande sonho

“Desde o meu primeiro filho que moro de aluguel. Ser contemplada com a casa própria foi uma das coisas mais importantes da minha vida, depois dos meus filhos. É um grande sonho sair do aluguel, e passar para a minha casa. Agradeço ao prefeito Marcius por lutar pela realização deste sonho”, disse emocionada a futura morada da casa de Número 02, Quadra J03.

 A última etapa para entregar definitivamente o Conjunto Velho Chico II será a assinatura dos contratos, com passagem das chaves. O que deve ocorrer no próprio residencial, nos próximos dias.

 

Apreensão

No início da noite de terça-feira (16), agentes públicos da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco apreenderam 1,4 tonelada de carcaças suínas com prazo de validade vencido ou sem identificação de origem. A apreensão ocorreu numa unidade de beneficiamento de produtos cárneos, localizada no bairro Caititus, em Arapiraca. No local, que foi interditado, a força-tarefa também encontrou carne que só poderia ser vendida no Estado de Goiás e até mesmo peças sem rótulos.

 

Motivação

A ação teve como motivação uma denúncia recebida pelo Batalhão de Policiamento Ambiental do Estado de Alagoas. Segundo a representação, um estabelecimento clandestino de produtos de origem animal realizava a distribuição da carne para localidades de Arapiraca.

Ao entrar na unidade, a força-tarefa encontrou um ambiente repleto de carcaças, cortes, vísceras, miúdos de suínos e bovinos com diversos problemas e possivelmente destinadas ao consumo humano.

 

Gasto de energia

“Certamente seriam comercializadas porque ninguém gasta energia com câmara fria para manter essas carnes e jogar fora depois”, avaliou um fiscal da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).

 

Produção de linguiça

Para o agente público, há indícios de que o material apreendido seria processado e transformado em embutidos: “No local, havia todos os itens necessários para isso: carne, condimentos, envoltórios e maquinário específico. Por essa razão, entende-se que a unidade pode estar fabricando linguiça”.

 

 

Procedência

Além dos produtos clandestinos, outro aspecto que chamou a atenção da fiscalização foi à procedência de parte das carnes. Algumas peças tinham selo da agência de fiscalização do Estado de Goiás, que só permite a comercialização delas lá.

 

Eventos e ações

A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca realizou na manhã da última terça-feira, 16, uma reunião para planejamento de ações dos próximos meses.

Liderados pela presidenta Tânia Núbia, os membros da diretoria discutiram sobre calendário de eventos e ações, além das perspectivas alcançadas nos primeiros meses. Eles também falaram sobre os projetos voltados exclusivamente aos associados.

 

… “Essa é uma reunião mensal par discutirmos as ações realizadas no mês anterior e também planejar as novas. As decisões que saem daqui são muito importantes para melhorar o desempenho do nosso comércio e da própria entidade. Sempre vamos buscar soluções e benefícios para os nossos associados e os clientes”, explicou Tania.

 

… Além da presidenta, participaram da reunião os dirigentes Ibn Pinto, José Barbosa dos Santos Filho, Adriano Arestides, Samyra Felisberto, Adelmo Galdino, Carlos Roberto Sampaio, Maria Correia da Silva, Vera Lucia e Antônio Bento.

 

… As inscrições do III Encontro Intersetorial das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), promovido pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e com o Fórum para Erradicação do Trabalho Infantil e para Proteção do Adolescente Trabalhador de Alagoas (Fetipat/AL), foram abertas a partir desta quinta-feira (18) e vão até o dia 28 de maio.

 

… Em 2017 a campanha terá como tema “Alagoas Unida Contra o Trabalho Infantil”.