Edmilson Teixeira

21 de fevereiro de 2017

Porto Calvo

Prefeito de Porto Calvo, David Pedrosa (PMDB), foi eleito por aclamação na manhã de desta segunda-feira, na sede da AMA, como presidente do Conorte, que é o Consórcio dos municípios que compõem a região Norte de Alagoas. O órgão conta hoje, com apenas 10 municípios; mas pode chegar a 15; isso porque para fazer parte do bloco, é preciso que as Câmaras Legislativas aprovem a participação de seus respectivos territórios; o que não houve até agora com os cinco que restam. David vai ocupar a vaga da ex-prefeita de Porto de Pedras, Camila Farias.

Missão

O desafio do novo comandante do Conorte é trabalhar para garantir a implantação de um aterro sanitário, que venha a atenda a todos os integrantes do Consórcio. “Estamos com um projeto bastante avançado, a fim de iniciar a obra do tão sonhado aterro, cujo local ainda não foi definido. Porém, já temos em vista, dois locais propícios para erguer a obra, devendo ser ou em meu município; ou em Matriz, conforme uma ampla avaliação técnica que já foi feita”, disse David Pedrosa, que tem como vice, o  prefeito de São Miguel dos Milagres, Bureco Ataíde (PSD) 

Opinião

“O David Pedrosa tem demonstrado bastante entusiasmo para conduzir o nosso Consórcio, sobretudo com o aval de seu partidário, o governador Renan Filho (PMDB), que tem conduzido Alagoas, dando a maior atenção administrativa para região Norte; coisa que a gente pouco viu em outros governos recentes”, comentou o jovem prefeito de Matriz de Camaragibe, Anderson Bolevard (PSD). Ele acredita que o Consórcio será de fundamental importância para o Estado, principalmente nesse momento de expectativa de crescimento econômico.

Penedo

Na última sexta-feira em Penedo, mais de 400 famílias de comunidades rurais do Baixo São Francisco  receberam, equipamentos a fim de fortalecer a agricultura familiar na região. A ação foi promovida pela Codevasf, que entregou patrulhas mecanizadas e kits de apicultura a agricultores familiares.

Meta 
Os investimentos nesses equipamentos e materiais são de R$ 490 mil e visam estruturar atividades produtivas relacionadas à apicultura e às vocações regionais. Os recursos são oriundos do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por emenda parlamentar, e de destaque orçamentário do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).

 

 

Benefício 
Segundo a Codevasf, em Penedo, 350 famílias da Associação de Pequenos Agricultores e Moradores da Aldeia Konrad e da Associação Quilombola de Tabuleiro dos Negros serão beneficiadas com duas patrulhas mecanizadas, cada uma composta por um trator agrícola, uma grade aradora, uma grade niveladora e uma ensiladeira de forragem. Os equipamentos serão usados, principalmente, no cultivo de mandioca, feijão, frutas e cana-de-açúcar.

São Luiz do Quitunde

O laboratório do município, que estava desativado há mais de um ano, reabriu há uma semana com equipamentos novos e insumos necessários para a realização de vários exames a exemplo de ácido úrico, bilirrubina total de frações; colesterol LDFL, HDL e Total; creatinina; glicose; triglicerídios; TGO; TGP; ureia; baciloscopia; parasitológico de fezes; sumário de urina, coagulograma; hemograma completo; velocidade de hemossedimentação (VHS); e VDRL.

Modernidade

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de São Luiz do Quitunde, Francine Wanderley, a marcação dos exames é realizada por meio do Sistema Nacional de Regulação on-line (Sisreg), criado justamente para o gerenciamento de todo o Complexo Regulatório, que inclui desde a rede básica à internação hospitalar.

Anadia

Prefeito Celino Rocha, anunciou a antecipação do pagamento dos servidores do município para a próxima sexta-feira, data que precede o Carnaval. A medida promete aquecer o comércio local, sobretudo pelo fato de  possibilitar para que os funcionários desfrutem dos festejos já com dinheiro no bolso.

 

Anadia – saúde  

Por falar em Anadia, a secretaria de Saúde local, em parceria com o Instituto Oftalmológico de Alagoas (IOFAL), realizou cerca de 230 atendimentos na cidade. Além de exames oftalmológicos, a equipe fez a entrega de colírios para pacientes com glaucoma.

 

Maribondo

“Aqui em Maribondo as coisas estão mudando consideravelmente nesses primeiros dias do prefeito Leopoldo Pedrosa. Comércio e funcionário público começam a acreditar, que a fase negra está se passando, sobretudo com a presença de um novo gestor à frente da Prefeitura; apesar da crise econômica e da seca que assola a região”, o comentário é do empresário Cícero Marques, o Cicinho das Carretas. Num tom exagerado, muitos acham que Leopoldo Pedrosa tem que se transformar num mágico, a fim de mudar o perfil administrativo de Maribondo, pois o município é um dos mais atrapalhados em Alagoas na questão de desgovernança, pelo menos até o ano passado.

Crescimento

As operações de crédito do Banco do Nordeste realizadas com o setor rural alagoano totalizaram R$ 203 milhões em 2016, crescimento de 8,28% em relação ao resultado do ano anterior. O destaque foi a atividade de pecuária, responsável por 64,5% dos valores financiados e que, sozinha, obteve incremento de 16% nas contratações.

Piaçabuçu

Com desconto de 18%, em média, no preço do óleo diesel nas bombas de combustíveis para embarcações pesqueiras, o governador de Alagoas, Renan Filho, assinou ontem  em Piaçabuçu, a instrução normativa para subvenção do óleo diesel para os pescadores.

A medida beneficiará diretamente 73 embarcações já habilitadas, sendo 33 nos municípios de Piaçabuçu, 15 em Coruripe, 13 em Maceió, 04 em São Miguel dos milagres, entre outros.