Flávio Gomes

21 de fevereiro de 2017

Lentidão federal

Do jornalista Kennedy Alencar, em seu blog: “O procurador Carlos Fernando do Santos Lima está certo ao dizer que o foro privilegiado poderá criar uma ‘armadilha’ para o STF (Supremo Tribunal Federal) na análise dos casos da Lava Jato. Nos últimos dias, ministros do STF debateram a necessidade de estabelecer limites ao foro privilegiado. No fim de semana, um editorial da ‘Folha de S.Paulo’ trouxe dados preocupantes. Há 357 inquéritos e 103 ações penais tramitando no Supremo contra políticos. Com a nova leva de inquéritos e denúncias que surgirão a partir das delações da Odebrecht, esse número tende a crescer bastante. Hoje, ocorre uma tremenda lentidão na análise dos casos de políticos, o que tem favorecido a impunidade por meio da prescrição. Políticos adoram o foro privilegiado. Responder perante o Supremo Tribunal Federal é mais confortável do que na primeira instância. Há também o famoso caso do então deputado Eduardo Azeredo, do PSDB, que renunciou ao mandato para que o processo do mensalão mineiro voltasse à primeira instância. Ou seja, usou o foro enquanto lhe era útil e abriu mão dele à beira do julgamento no STF. Portanto, é um mecanismo que realmente está funcionando mal…”

Hora do voto

Renan Calheiros está mesmo priorizando sua reeleição, após deixar a presidência o Senado. Uma prova disso é que intensificou suas visitas ao interior e as reuniões com lideranças políticas locais. E, após muito tempo sem dar entrevista ao vivo na TV, foi ontem ao “Fique Alerta”, com Oscar de Melo, na TV Pajuçara.

Versão

De Renan Calheiros, ontem, na TV Pajuçara, reafirmando que apoia a Operação Lava Jato: “Eu sempre apoiei a Lava Jato. O que eu contesto e não posso defender é que essas operações aconteçam fazendo confusão com a opinião pública e que suprimam as garantias individuais contidas na Constituição”

2018 em vista

Renan Filho aproveitou o vazio com a decisão da prefeitura de não dar apoio às prévias carnavalescas de Maceió e se deu bem. Garantiu apoio financeiro do governo estadual, participou das festas de rua e recebeu muitos cumprimentos pela sua decisão. Ponto para ele, na caminhada pela reeleição, no próximo ano.

Valeu

Não há como negar que a empatia do Pinto da Madrugada fez falta na orla de Ponta Verde e Pajuçara. Além de o bloco ter resgatado o tradicional Carnaval em Maceió, durante 16 anos cativou muitos simpatizantes. Mas os blocos que saíram deram conta do recado, mesmo num estilo mais para “Maceió Fest”.

Confiança

O prefeito Rui Palmeira está otimista com o projeto Maceió de Frente Pra Lagoa: “A expectativa é que até o final do ano demos início às obras, que incluem esgotamento sanitário, pavimentação, iluminação e habitação na região do Bom Parto e do Brejal, locais degradados hoje em dia e que serão completamente revitalizados”.

Cacife

O novo secretário do Trabalho, Arthur Albuquerque, será empossado hoje, às 10 horas, em solenidade no Palácio República dos Palmares. Arthur é filho do deputado estadual Antônio Albuquerque, irmão do deputado federal Nivaldo Albuquerque e sobrinho da presidente do Tribunal de Contas, Rosa Albuquerque.

Opinião

Carlos Fernando dos Santos Lima, Procurador da República, um dos cabeças da Lava Jato: “A classe política tem que perceber que a sobrevivência dela depende dela mudar seus próprios atos. Se o sistema mudar, aqueles que vierem a sobreviver ao tsunami de revelações, quem sabe encaminhe o Brasil para um País melhor”.

 

*Uma parceria do governo de Alagoas com o Instituto Brasiliense de Direito Público promoverá capacitação para até 450 servidores alagoanos no curso de Aperfeiçoamento na Administração Pública, na modalidade de ensino a distância. Inscrições abertas.

* Promovido pelo Instituto Raízes de Áfricas, e apoio do governo estadual, acontece hoje um debate sobre sociedade, racismo e empreendedorismo, às 9 horas, no Palácio República dos Palmares. Na ocasião, também será lançado o documentário “Abayomi”.

*As equipes Tecmade (Marechal Deodoro) e Atabótica (Atalaia), de escolas Sesi/Senai de Alagoas, ganharam, respectivamente, os troféus ‘Champion Award’ de 1º e 2º lugar, na regional do torneio de robótica First Lego League, no fim de semana, em Salvador.

*O Seminário de Avaliação da Expansão e Interiorização da Universidade Federal de Alagoas será aberto hoje, 9 horas, no Campus Arapiraca. A programação ocorrerá no Campus do Sertão, amanhã, e no auditório da Reitoria, em Maceió, na 5ª feira.

* Horário do Shopping Pátio Maceió no Carnaval: sábado, lojas e praça de alimentação abrem das 10 às 22 horas; domingo, das 12 às 21 horas: 2ª (27), 3ª (28) e 4ª (1º de março), das 12 às 22 horas. Cinema e a academia Smart Fit terão horário normal.

*Já está disponível, no endereço www.bnb.gov.br/bnb-transparente, o Portal BNB Transparente, com as principais informações sobre a atuação do Banco do Nordeste. A ferramenta informa quanto em recursos foi aplicado em cada Estado pelo BNB.

*Que torcedores de CRB e CSA tenham aprendido a lição com a realização do clássico de portões fechados, no Trapichão, como punição pela violência de torcedores no final do Campeonato Alagoano de 2016. Em campo, um 1×1 justo e muito disputado.

 

“A corrupção é como ferida braba: quando mais se arranca a casca, mais a ferida cresce.”

Miguel Lucena

Jornalista e delegado da Polícia Civil do Distrito Federal, no site “Diário do Poder”