Flávio Gomes

17 de fevereiro de 2017

A política repugnante

Jucá age como um mafioso, alucinado em seu objetivo de criar obstáculos para a continuidade da Operação Lava Jato. Isso já estava claro à época da divulgação de gravações de conversas com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado em que o senador sugere um ‘pacto para estancar a sangria’ da operação. O senador-coronel de Roraima também já havia dado uma amostra de sua benevolência com a classe política ao tentar, de modo sorrateiro, incluir a possibilidade de familiares de políticos se beneficiarem do projeto que criava um regime diferenciado para a regularização de ativos mantidos no exterior sem o conhecimento da Receita Federal, a chamada Lei da Repatriação de Recursos. A população não tolera mais esse tipo de atitude e, após as devidas críticas e a risível tentativa de Jucá em defender a PEC, o senador que até então se fazia de rogado colocou o rabo entre as pernas e decidiu retirar o projeto da pauta do Senado, horas após tê-lo apresentado. Mas talvez seja exagero nosso cobrar decência de Romero Jucá. Afinal, é impraticável encaixar esse cidadão e seus semelhantes em nossa realidade, sem as distorções e maracutaias que lhes são tão estimadas.”

No prumo

Renan Filho tem bem encaminhada a sua campanha de reeleição. Do ponto de vista administrativo o Estado está organizado, apesar da economia excessiva de recursos, até para despesas insignificantes. Com dinheiro em caixa, várias obras em andamento e agora afinando acertos políticos, se credencia para manter o cargo.

Reciclado

O senador Benedito de Lira (PP-AL) passou a utilizar com mais frequência as redes sociais para divulgar a sua atividade parlamentar. É uma maneira moderna e eficiente de prestar contas ao eleitor e, assim, sedimentar a campanha pela reeleição, no próximo ano. O jornalista Arthur Gondim comanda esse trabalho.

Jeitinho

O Estado de Alagoas tem muitos servidores com idade para se aposentar, ou bem perto disso, e, além disso, já existem vários cargos vagos, em diversos órgãos. Pois o governo está deixando de fazer concursos para suprir essas vacâncias. Prefere criar cargos em comissão, para fazer política usando servidores eventuais.

Na medida

Licenciado do mandato de deputado federal para ser Ministro do Turismo, Marx Beltrão costuma passar os finais de semana em Alagoas. Bom para ele, que revê as suas bases eleitorais e a família, e para gestores do turismo no Estado, que têm mais chances de reivindicar ações e investimentos em benefício do setor.

Retrocesso

O advogado José Fragoso, um dos mais conceituados criminalistas de Alagoas, foi chefe de gabinete do secretário de Justiça, Rubens Quintella, há cerca de 22 anos. Ele diz que na época a Sejus fez um levantamento e constatou que havia 347 presos no Estado. Hoje, vários governos depois, são milhares.

Carnaval

Todos os caminhos dos que gostam do Carnaval autêntico levam hoje ao “Jaraguá Folia”. Dezenas de blocos desfilarão, a partir das 21 horas. Um dos destaques deste ano é o “Filhos da Pauta”, formado por comunicadores, que volta às ruas após sete anos de ausência. Concentração na Praça Rayol, em frente ao Orákulo.

 Pisão na bola

Do “Estadão”, sobre o ministro Celso de Mello, que considerou legal a nomeação de Moreira Franco: “O decano do STF sinaliza que a decisão do caso Lula foi uma exceção à regra. De todo modo, dificilmente será possível fugir da acusação e do sentimento popular de arbitrariedade. Para o STF, isso contribui para a erosão de sua autoridade.”

 

* O governador Renan Filho anunciou, ontem, a antecipação do pagamento dos salários da primeira faixa dos servidores estaduais, referente à folha de fevereiro. O pagamento será efetuado antes do início do Carnaval, no dia 24, 6ª feira da próxima semana.

*A Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas promove hoje sua tradicional festa pré-carnavalesca, em sua sede, na Avenida Assis Chateaubriand, a partir das 13 horas. A atração musical é o grupo de frevo comandado pelo Maestro Siqueira.

* A Secretaria Municipal de Turismo de Maceió, em conjunto com a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), realiza atendimento em frente à Feirinha da Pajuçara. Objetivo: divulgar a agenda cultural da cidade e orientar sobre segurança pessoal.

*Todos os meses surgem cerca de 200 vagas de estágio surgem para os estudantes alagoanos no portal do Sistema Nacional de Estágio, do Instituto Euvaldo Lodi. Quem tiver interesse deve obter informações no endereço sne.iel.org.br/al.

*Equipes das escolas  Sesi/Senai participam, hoje e amanhã, em Salvador, Bahia, do torneio de robótica “First Lego League”, que garante vaga na etapa nacional, a ser disputada em março, no Distrito Federal. O tema é “ “Animal Allies”.

* A Companhia Teatro da Meia Noite, umas das principais de Alagoas, há 10 anos no mercado, promoverá um curso de atores para iniciantes. Intitulado “O Ato Cênico!”, o curso tem carga horária de 240 horas e se inicia em 7 de março. Contato: 9.8885.0229.

 

*A incompetência dos dirigentes do futebol brasileiro faz com que clubes e atletas se submetam a jogar, simultaneamente, três competições distintas. Em nível local, clubes principais disputam Campeonato Alagoano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

 

“Sabemos que não é fácil, mas ele realiza este trabalho com muito zelo”

Rui Palmeira

Prefeito de Maceió, ao confirmar o vereador Eduardo Canuto como líder do governo na Câmara Municipal