Flávio Gomes

14 de fevereiro de 2017

“Dane-se”

Do jornalista Josias de Souza: “A ideia de que é preciso firmar um pacto para ‘estancar a sangria’ da Lava Jato, exposta por Romero Jucá numa gravação, virou um fantasma que, de vez em quando, sacode seu lençol sobre Brasília. Nesta quarta-feira, indicou-se para presidente da mais importante comissão do Senado, a Comissão de Constituição e Justiça, o senador Edison Lobão, encrencado na Lava Jato… Mas o inaceitável assume ares de inacreditável quando se considera tudo o aconteceu em Brasília num intervalo de menos de dez dias. Antes da ascensão de Lobão, Michel Temer havia fornecido a Moreira Franco, amigo delatado pela Odebrecht, o escudo do foro privilegiado. O presidente também indicou para o Supremo o ministro tucano Alexandre de Morais. E levou ao balcão a pasta da Justiça. O PMDB, que sangra na Lava Jato, está no primeiro lugar da fila, pronto para abocanhar o ministério que controla a Polícia Federal. Nas presidências da Câmara e do Senado já haviam sido acomodados dois delatados da Odebrecht, Rodrigo Maia e Eunício Oliveira. Agora, Edison Lobão. Ele chega ao topo da CCJ empurrado por Renan Calheiros e José Sarney, que dispensam apresentação. Tudo isso aconteceu em menos de dez dias. Em Brasília, a união faz a farsa. À procura de um torniquete, a oligarquia política decidiu ligar o botão de dane-se!”

Bem-vindos

Os pardais eletrônicos e a Zona Azul são dois procedimentos modernos utilizados, com elogios, no trânsito da maioria das cidades. Dos pardais só deve reclamar quem costuma passar com semáforo fechado ou dirigir em excesso de velocidade. Já a Zona Azul visa dar segurança e organização ao estacionamento de veículos.

Liderança

Os três senadores alagoanos integram a Comissão de Constituição e Justiça: Benedito de Lira (PP), como titular, Fernando Collor de Mello (PTC) e Renan Calheiros (PMDB), como suplentes. Os três são, também, líderes dos respectivos partidos. Collor, além disso, preside a importante Comissão de Relações Exteriores.

Porém

De Renan Filho ao admitir, ontem cedo, o deputado Cícero Almeida na Secretaria de Esportes: “Sendo deputado, ele pode ajudar muito, viabilizando recursos e trazendo a experiência para acelerar e levar benefícios para a periferia e para cidades do interior. Mas preciso conversar com ele para ver se está a fim de trabalhar muito”.

Queixas

Eduardo Tenório, presidente do Sindagro, disse em entrevista a “Conjuntura”, ontem, na TV Mar, que dos cerca de 1.600 funcionários do início da CARHP hoje só restam 50. E que os demitidos não recebem FGTS, não têm perspectiva de emprego, por causa da idade, nem são recebidos pelo governador Renan Filho.

Obituário

Foi preciso o Ministério Público agir para se fazer algo de concreto pelo Riacho Salgadinho, depois de tantas promessas políticas. Só que agora já não se trata mais de revitalização, mas sim de renascimento: o Salgadinho já morreu – o líquido que ainda corre em seu leito não é mais água, é só dejetos.

Despropósito

Por falta do que fazer, em algumas cidades brasileiras autoridades resolveram proibir a execução pública de tradicionais músicas carnavalescas como “O Teu Cabelo Não Nega”, “Maria Sapatão” e “Cabeleira do Zezé”. Quanto à apologia à violência e ao sexo, em outras músicas e na TV, nunca deram nem um pio.

Quem aposta?

Michel Temer, sobre a hipótese de ministros do seu governo serem denunciados pela Procuradoria Geral da República: “Logo depois de acolhida a denúncia, e aí sim, a pessoa, no caso o ministro, se transforma em réu, isto eu estou mencionado os casos da Lava Jato, ele se transformando em réu o afastamento é definitivo”.

 

 

*O Gabinete Civil do governo estadual promove hoje a primeira edição do projeto “Chá de Memória”, coordenado pelo Arquivo Público de Alagoas, das 16 às 18 horas. Com os professores Bruno César Cavalcante, Carmen Lúcia Dantas e Edberto Ticianeli.

*Os “Filhos da Pauta” participa do “Jaraguá Folia”, na 6ª feira, 17. Os 60 primeiros foliões que forem a partir de hoje ao estande “Viva Alagoas”, com R$100,00 em notas fiscais emitidas nas lojas do Shopping Maceió, ganharão uma camisa do bloco.

*A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho publicou editais para seleção de professores substitutos para os três campi da Ufal. Os pedidos de inscrição devem ser feitos por meio do site da Copeve, das 17 horas de hoje às 11 horas do dia 24.

* O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas dá sequência, hoje, ao projeto das “Terças do Conhecimento”, em União dos Palmares.  Abertura às 9 horas, no auditório da prefeitura. O tema é “Prevenção do Câncer de Colo Uterino”, com Walnea Galdino.

*O historiador Dimas Marques é o convidado de hoje do movimento “Antropofágico Miscigenado”, que acontece às terças-feiras no saguão do Teatro Deodoro, a partir das 18 horas. A banda de rock “Jude” fará o pocket show do artista convidado.

*Depois de atuar fora de casa, semana passada, no Piauí, pela Copa do Brasil, e em Natal, pela Copa do Nordeste, o CRB continua a maratona longe da torcida: hoje, às 20h30m, em Arapiraca, vai enfrentar o ASA, agora pelo Campeonato Alagoano.

 

“Salutar para a instituição e para a continuidade das grandes operações policiais”

Carlos Sobral

Presidente da Associação dos Delegados da Polícia Federal, ao pedir a saída do diretor geral da instituição, Leandro Daiello, acusado de prejudicar a Operação Lava Jato