Roberto Baia

12 de fevereiro de 2017

Procura patrocínio

O jovem Elísio Neto, de apenas 15 anos está buscando patrocínios para continuar lutando por seu sonho: competir em corridas de kart. Natural de Arapiraca, mas morador da cidade de Belém, Elísio começou a andar de kart aos 8 anos.

 

Representando Alagoas

Elísio Neto é o único representante de Alagoas que disputa corridas automobilistas no Brasil. Este ano ele pretende disputar os campeonatos sergipano e paraibano, para isso, p pai de Elísio, senhor Francisco Elisberto elaborou um projeto de solicitação de patrocínio. O projeto será levado para vereadores, empresários e para a Prefeitura de Arapiraca.

 

 

‘Enculturando na Praça’ 

A Casa da Cidadania, localizada no conjunto Carminha, vem despontando como um dos principais espaços de inclusão social, no complexo Benedito Bentes, em Maceió. Prova disso é o projeto ‘Enculturando na Praça’, que levará atividades como cinema, dança, capoeira, distribuição de lanches e palestras sobre direitos e deveres para toda a comunidade.

 

Proposta 

 

A ideia é fortalecer, por meio da arte e da cultura, a implementação de políticas públicas, promovida pela Casa da Cidadania, equipamento vinculado à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). 

O projeto foi articulado na última quinta-feira (9) após uma reunião com representantes de instituições parceiras da Casa da Cidadania, como a Escola Petrônio Viana, a Base Comunitária da PM, a Associação dos Moradores, a UBS Dídimo Otto, a Vivo Ambiental e o Conselho Tutelar.

 

Empregados de volta

Recentemente foi anunciada a reativação do Laboratório Farmacêutico de Alagoas (Lifal) e a contratação de cerca de 300 pessoas, através de uma Parceria Público-Privada. Mas na última sexta-feira (10), alguns ex-funcionários do laboratório procuraram o Ministério Público do Trabalho (MPT) para solicitar oficialmente uma audiência de conciliação para tentar a reintegração dos postos de trabalho.

 

Em negociação

A assessoria do MPT informou que o procurador responsável pelo caso, Rodrigo Alencar, deve enviar a solicitação oficial à desembargadora Vanda Lustosa, relatora do processo que trata da demissão dos servidores. Espera-se que o próprio governador Renan Filho participe das negociações.

 

 

Tempo para aposentadoria

 

O Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos (Sindipetro) propõe que 14 empregados com tempo pendente para aposentadoria retornem às atividades no Lifal. “Não consigo encontrar um motivo razoável para o afastamento dos trabalhadores. Nosso objetivo é buscar os meios legais para que os trabalhadores tenham o tempo garantido para a aposentadoria”, disse o procurador Rodrigo Alencar.

 

Criança feliz

A Unicef reúne na próxima segunda-feira, 13, em Maceió, representantes de cinco estados nordestinos para a I Capacitação de Multiplicadores do Programa Criança Feliz. O evento que se estenderá até o dia 23 terá aulas teóricas no Centro Cultural e de Exposições.

 

 

Visitas

A programação inclui visitas a Centros de Referência de Assistência Social e ao Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren), no interior e na capital alagoana, para aplicação dos conhecimentos adquiridos. A capacitação terá como base o manual “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança”, onde é descrito o método elaborado pela Unicef e Organização Mundial de Saúde (OMS), para multiplicadores de conhecimentos voltados para a primeira infância em todo o mundo. 

 

Igreja Nova

 

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça de Igreja Nova, recomendou, na última quarta-feira (8), a realização de concurso público para provimento de cargos de procuradores jurídicos e contadores do Município. A recomendação é destinada à Prefeitura e Câmara de Vereadores Municipais, tendo como base a Instrução Normativa nº 3/2016 do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas.

 

Atividades essenciais

“Os serviços jurídicos e contábeis permanentes e rotineiros da Administração Pública constituem atividades essenciais e típicas de Estado, sendo indelegáveis ao particular, como regra, seja por meio de licitação ou mediante contratação direta”, considerou o promotor de Justiça Paulo Roberto de Melo Alves Filho, que também destacou a importância da continuidade de tais serviços, sobretudo por ocasião da alternância de mandatos.

 

 

Calendário

A publicação dos editais dos concursos públicos para provimentos dos cargos de procurador jurídico e contador deve ocorrer até o dia 31 de julho. Caberá ao Município criar, por meio de Lei Municipal, a Procuradoria do Município e o Departamento de Contabilidade ou outras denominações equivalentes.

 

…A juíza Emanuela Porangaba, da comarca de Murici, expediu uma portaria proibindo a utilização de tintas de qualquer cor, dentro e fora dos blocos carnavalescos, e o uso de dispositivos de som, conhecidos como “paredões”, durante as festividades do carnaval.

 

… As medidas foram definidas em reunião da juíza com representantes do Ministério Público, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e os prefeitos de Murici e Branquinha, municípios que compõem à Comarca.

 

… De acordo com a Portaria, a decisão foi tomada levando em consideração a grave crise hídrica que afeta a região, fazendo com que os municípios sejam abastecidos por carros-pipas.