Edmilson Teixeira

9 de fevereiro de 2017

Traipu, Carnaval 2017

Em Traipu, cidade banhada pelo Velho Chico, Carnaval é o que não vai faltar este ano. Pelo menos é o que garante a secretária de Turismo, Cultura e Igualdade Racial, Suely Galvão. Afirmou que o evento será voltado para a preservação de um importante folguedo popular e que só ocorre praticamente lá em Traipu, que é o Jaraguá. “Vamos reviver a glória dos antigos Carnavais, sobretudo investindo em muito frevo e folia”, disse.


Traipu – prata da casa

Diz Suely que este ano, a programação do Carnaval fortalece duas importantes instituições musicais de Traipu: a quase centenária Banda Lira  e a Orquestra Jovem de Jorge Trompete. As bandas são dirigidas por Nilton Souza, professor doutorando da Ufal, e Jorge da Hora, respectivamente. “Vamos valorizar e incentivar nossos músicos”, destacou Suely Galvão, acrescentando que o apoio do prefeito Eduardo Tavares (PSDB) tem sido fundamental para garantir o reconhecimento dos músicos.

 

Delmiro Gouveia

A Câmara de Vereadores de Delmiro continua mantendo uma prática, que muitas outras dos municípios alagoanos já extinguiram que é  eleição para a Mesa Diretora de forma antecipada. Pois bem, nesta sexta-feira dia 10, a bancada delmirense se reúne, a fim de eleger o próximo presidente, que eleito, só vai assumir no biênio 2019/2020. O curioso é que o evento está sendo articulado pelo atual presidente da Casa, vereador Ezequiel Carvalho (PSB), conhecido como Kel, figura que aparece como única pessoa na disputa para o pleito desta semana.

 

Pariconha

 

Dia 5 do mês que vem, Pariconha será tomada por gente da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. É que no povoado Carabeiras dos Teodósios  acontece a badalada Missa do Vaqueiro, que este ano entra para a sua 31ª edição. Noção do Forró e o cantor Geninho Batalha vão animar a festa, que já é tida em seu segmento como uma das principais do Alto Sertão alagoano.

 

Mosquito

 

Gestores e técnicos municipais da Saúde intensificam na próxima semana as ações de combate e controle do aedes aegypti  no I Encontro Temático Sobre Vigilância em Saúde, que será realizado em Maceió na segunda-feira, das 8h às 13h no Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), no bairro do Pinheiro.

 

Mosquito II 

 

A iniciativa para o lançamento da semana de mobilização por parte do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) – em parceria com a Defesa Civil, Sesau e outros órgãos, se deu pelo número crescente de casos registrados em 2016, sendo 23.966 de dengue; 8.126 de zika vírus e 18.473 de chikungunya.

 

Mosquito II

 

A presidente do Cosems, Normanda Santiago lembra que o índice de infestação é sazonal, tem períodos de pico e de calmaria, logo a população e representantes do poder público das três esferas devem reforçar o cuidado relacionado ao mosquito, fortalecendo as ações intersetorias para promoção e prevenção das arboviroses.

 

União dos Palmares

Na terça-feira, as ruas de União dos Palmares ficaram mais limpas, praças pintadas e placas sinalizadas graças ao trabalho dos presidiários. A ação fez parte do “Dia D Governo Presente”, tendo à frente, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

 

 

Dimensão

Os trabalhos lá em União dos Palmares beneficiaram direta e indiretamente mais de 62 mil pessoas. “Ensinamos as técnicas e eles seguem as diretrizes com respeito e dedicação. Os trabalhos não param. Esta semana fizemos a capinagem do Hospital Portugal Ramalho, em Maceió, e aqui em União revitalizamos o Conjunto Milton Pereira”, comentou o fiscal da Reintegração Social, José da Silva Filho.

 

 

Coruripe

Depois de ter conquistado em 2016 a Copa Nordeste Sub-20, a direção do Coruripe começa a adotar uma política de trabalho, visando agregar mais atletas para seu elenco. É que na tarde na última terça, houve no estádio Gerson Amaral, o chamado “peneirão” a fim de formar um seleto de atletas nascidos entre 1997 e 1999.

Revelações

Sobre a equipe Sub-20 campeã 2016, o Coruripe revelou jogadores que estão atuando hoje como titulares na equipe profissional deste ano. A exemplo do zagueiro Daciel e o volante Romisson; além de outros seis jogadores que também foram profissionalizados.

Carnaval

A direção do Sesc anuncia que dentro da sua programação, haverá Carnaval na capital e no interior, com blocos e bailes, para animarem a folia de momo. Na outra sexta-feira, começa com os desfiles dos blocos: “Já Fui Bom Nisso e Ainda Sou”, formado na sua maioria por idosos que com muita irreverência e disposição seguem pelas ruas do Comércio de Maceió. À noite é a vez do bloco do Comerciário que segue pelo Jaraguá Folia. Dias 23 e 24 o Carnaval será em Arapiraca, para as pessoas da 3ª idade (baile) e o bloco “Comigo Ninguém Pode” pelas ruas da cidade.

 

Carnaval II

 

Durante o Carnaval de 26 a 28/02 o Sesc Guaxuma em Maceió e no interior o Sesc Arapiraca abrem alas para o samba, frevo e empolgação que caracterizam a folia de momo. As Unidades que dispõem de espaço para lazer, com balneário, quadras poliesportivas, dentre outros, estarão com uma programação para curtir o Carnaval em clima de alegria e diversão. E para garantir a folia de seus foliões com segurança, o Sesc através da Coordenação de Saúde,irá realizar a Campanha de Prevenção às IST/HIV/AIDS para sensibilizar o cuidado, além de distribuir preservativos.