Flávio Gomes

3 de fevereiro de 2017

Drogas – uma proposta

De Carolina Brígido, em “O Globo”: “O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, defendeu a legalização da maconha como forma de aliviar a crise do sistema penitenciário brasileiro. Segundo ele, a medida desmontaria o tráfico de drogas e, com isso, o número de condenados diminuiria. Barroso afirmou que, se a experiência desse certo com a maconha, seria o caso de legalizar também a cocaína. ‘Mas não é descriminalizar o consumo pessoal, é mais profundo do que isso. A gente deve legalizar a maconha. Produção, distribuição e consumo. Tratar como se trata o cigarro, uma atividade comercial. Ou seja: paga imposto, tem regulação, não pode fazer publicidade, tem contrapropaganda, tem controle. Isso quebra o poder do tráfico. Porque o que dá poder ao tráfico é a ilegalidade. E, se der certo com a maconha, aí eu acho que deve passar para a cocaína e quebrar o tráfico mesmo’ – disse o ministro. ‘Eu educo meus filhos numa cultura de não consumir droga. Mas acho que a melhor forma de combater a droga é legalizando. Eu sei que há muito preconceito, mas a questão vai ser ou fazer logo, ou fazer ali na frente, porque não tem alternativa’, afirmou Barroso.”

Garfada

O Estado está prestes a aumentar a alíquota da contribuição para o Alagoas Previdência de 11% para 14%, atendendo ao acordo fiscal com o governo de Michel Temer. A intenção era implantar já em janeiro. Mas houve o alerta de que teria de ser aprovada pela Assembleia Legislativa e só ser implantada após 90 dias.

Tem mais

Outra “bocada” programada pelo governo estadual nos ganhos dos servidores é diminuir o Abono Permanência para 14% do teto de aposentadoria do INSS. Atualmente o valor equivale exatamente ao que o servidor desconta para o Alagoas Previdência. Mais uma penalidade à categoria, que não teve reajuste em 2016.

Dinheiro há

Estranho, nessas investidas contra o funcionalismo, é que o governador Renan Filho e sua equipe se vangloriam de ter as contas do Estado em dia, o que permite realização de várias obras com recursos próprios. E, pelo que se sabe, os cofres estão bem abastecidos de dinheiro, ao contrário de muitos outros Estados.

Olho vivo

A cúpula do PSDB está acompanhando com atenção o desempenho do prefeito Rogério Teófilo. Há um temor de que, se a situação de Arapiraca for mesmo grave do ponto de vista econômico-financeiro, e Rogério não superar rapidamente, o partido se prejudicará para a disputa pelo governo estadual, no próximo ano.

Celeridade

O presidente do TRE/AL, desembargador José Carlos Malta Marques, esteve com o prefeito Rui Palmeira para discutir a agilização nos trâmites administrativos para a construção da nova sede da instituição. O desembagador Sebastião Costa Filho, ex-presidente do órgão, adquiriu o terreno e deixou o projeto pronto.

“Canutão”

O gente boa Márcio Canuto, que trocou o sucesso no jornalismo de Alagoas para ser atração na Rede Globo em São Paulo, como destaque do SPTV, completa este ano 35 anos de cobertura do Carnaval na emissora dos Marinho. “Não acredito que tenho esse fogo”, disse ele em entrevista a Natalia Granato, do UOL.

Efeito

Cláudio Humberto Rosa e Silva e o impeachment de Dilma: “Após sua saída, caiu 25,6% o movimento de brasileiros que se transferiam para os Estados Unidos. No total, 985,94 mil cidadãos emigraram para os EUA, em 2016, contra 1,32 milhão no ano de 2015. Os dados são do site National Travel & Tourism Office.”

 

 

*A Algás lançou, anteontem, seu novo site institucional e o seu portal da transparência. As plataformas podem ser acessadas em algas.com.br. Inovações: conteúdo acessível sem uso do mouse e transcrição de texto para áudio para pessoas com deficiência visual.

*Hoje, das 8 às 18 horas, a unidade móvel do  Hemoal estará no estacionamento do Senac Poço aguardando doadores, de qualquer tipo sanguíneo, para de aumentar o estoque do banco de sangue. Também será feito cadastro para doação de medula óssea.

*Apreciadores de peixes, mariscos e crustáceos terão oportunidade de adquirir esses produtos durante a Feira do Peixe Vivo, que acontece hoje no bairro do Fernão Velho. Iniciativa da Seagri, Federação dos Pescadores de Alagoas, Sebrae/AL e Ideral.

*União dos Palmares e São José da Laje receberão as duas primeiras edições do Dia D do Governo Presente em 2017, dias 7 e 14. A Seades atenderá idosos e pessoas com deficiência para cadastros do Cartão do Idoso e do Beneficio de Prestação Continuada.

 

*A 14ª edição do Baile de Máscaras dos Seresteiros da Pitanguinha será na próxima 6ª feira, 10 de fevereiro. Tema: “Alagoando – 200 Anos de Arte, Cultura e Carnaval”. Atração: Orquestra Spok Frevo, de Recife. Contato: 3235.5301 / 99928- 8675.

 

* A Galeria de Artes Sesc recebe a exposição “Taramps”, do fotógrafo Celso Brandão, até 15 de fevereiro, na Unidade Sesc Centro, de 2ª a 6ª, das 12 às 18 horas. A mostra dispõe de 40 obras retratando intervenções urbanas. Contato: 3201.1373.

*O Programa de Pós-graduação em Antropologia do Instituto de Ciências Sociais da Ufal produziu a “Revista Mundaú”, publicação eletrônica que aborda nesse primeiro número o tema “Direitos diferenciados, conflitos e produção de conhecimentos”.

 

 

“Afronta direta à Constituição”

 Almir Pazzianoto

 Advogado e ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, sobre a reeleição de Rodrigo Maia à presidência da Câmara dos Deputados