Roberto Baia

1 de fevereiro de 2017

Barraco em Craíbas

Logo no início de janeiro último, os vereadores Nerivan Motos (PMDB) e Fusquinha (Solidariedade) decidiram trocar porradas, com direito a murros, pontapés e tabefes. O palco para as “carícias”, dignas do evento UFC, foi à casa do ex-prefeito Dinho Leite, em pleno centro da cidade, onde estavam reunidos 16 prefeitos da Região Agreste, que discutiam, na  oportunidade, o futuro do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano (Conagreste). No dia 17, no entanto, foi eleito para presidir a autarquia Inter federativa, o atual prefeito Ediel Leite, irmão de Dinho Leite.

 

Barraco em Craíbas 2

E pasmem: Os dois vereadores valentões são primos e duelaram para eleger o presidente da Câmara Municipal. Sagrou-se vencedor, o vereador Fusquinha, que elegeu Nando Rosendo para presidir o Poder Legislativo arapiraquense.

Diga aí, pode uma coisa dessas?!

 

Condenados

O Ministério Público Eleitoral de Alagoas (MPE/AL) conseguiu a condenação do ex-prefeito das cidades de Porto de Pedras e Barra de Santo Antonio, José Rogério Cavalcante Farias, e sua filha, Joselita Camila Bianor Farias, também ex-prefeita da cidade de Porto de Pedras, por compra de votos nas eleições de 2004 e 2008. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) condenou ambos por corrupção eleitoral a penas de 3 anos e meio e 2 anos e meio de reclusão mais multa, respectivamente.

 

Corrupção eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral acolheu os argumentos da Procuradoria Regional Eleitoral e condenou Rogério e Camila Farias pelo crime de corrupção eleitoral, absolvendo-os quanto aos crimes de responsabilidade e de formação de quadrilha. Com a condenação pelo colegiado, ambos incorrem na Lei da Ficha Limpa e estão inelegíveis desde agora até oito anos após o cumprimento da pena.

 

Penas e multas

Rogério Farias foi condenado à pena de 3 anos e seis meses de reclusão e pagamento de 13 dias-multa. Já Camila Farias foi condenada a 2 anos e seis meses de reclusão e pagamento de 10 dias-multa. Sendo cada dia-multa no valor do salário mínimo vigente à época do fato.

 

 

Distribuição de leite

Para dar continuidade ao Programa do Leite, o Governo de Alagoas vai fornecer diariamente 50 mil e 500 litros de leite para todos os municípios alagoanos, com total transparência desse importante programa social do governo Renan Filho. Ao todo, conforme edital publicado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), serão 670 pontos de distribuição de leite credenciados que passarão a entregar quatro litros por semana a cada beneficiado do programa. 

 

 

Começou hoje

 

Em função disso, a Seagri já formalizou o credenciamento dos novos fornecedores para 2017. Entre as instituições credenciadas estão CPLA, Cooperativa Pindorama, Coopaz, Cafisa e Aagra, que passam a fornecer o leite a partir desta quarta-feira,  1º de fevereiro.

 

Jogo difícil

A Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) voltou a campo pelo estadual no último sábado (29) contra o Murici, na Zona da Mata de Alagoas. O Alvinegro conseguiu o seu segundo resultado positivo vencendo por 2 a 1, gols marcados por Leandro Kível e Nata, ainda no primeiro tempo. A vitória foi importante e manteve a invencibilidade do time arapiraquense no campeonato.

 

 

Bons resultados

O técnico Maurílio Silva classificou o jogo como difícil, em que o ASA teve dois tempos distintos, mas que ao final o resultado foi positivo e o Alvinegro conseguiu a vitória suada em um jogo complicado. O técnico ainda avaliou o momento vivido pelo Alvinegro no Campeonato Alagoano, foram duas vitórias em duas partidas. Resultados que deixam o técnico feliz com o desempenho da equipe, principalmente por ser um início de trabalho, visto que a equipe está em constante evolução.           

 

Novo secretário

O governador Renan Filho anunciou nesta terça-feira (31), o nome de Christian Teixeira para assumir a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em substituição à médica Rosangela Wyszomirska, que respondia pela pasta desde o início da gestão, em 2015. Christian chefiava a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

 

 

 

 

… Renan Filho explicou que a escolha por Christian Teixeira deu-se pelo seu perfil técnico, com foco em gestão. Para o governador, no atual cenário, é exatamente isso que o Estado busca: aproximar a Secretaria de Saúde das mais eficazes práticas de gestão para acelerar o trabalho. 

 

 

… Quem assume a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio é Fabrício Marques Santos, que ocupava o cargo de secretário especial da Receita Estadual na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). O novo titular da Seplag foi responsável pelo Tesouro durante uma parte do governo e outro período foi responsável pela Receita Estadual.

 

 

…O governador completou que o novo secretário vai avaliar a necessidade de fazer algumas alterações. Em relação aos secretários adjuntos, ele explicou que o Estado ainda não está discutindo sobre o assunto, mas que os respectivos secretários vão para as devidas pastas e farão uma reflexão das necessidades.