Flávio Gomes

31 de janeiro de 2017

Empresário de estimação

Da jornalista Mary Zaidan, no Blog do Noblat: “Em março de 2010, o ranking de bilionários da revista Forbes anunciava um feito extraordinário: Eike Batista subira 53 posições em apenas um ano, tornando-se o oitavo homem mais rico do mundo. Um vencedor, um exemplo – ‘nosso padrão, nossa expectativa, o orgulho do Brasil’, segundo a ex-presidente Dilma Rousseff. O então megaempresário, que já criara constrangimentos ao petismo – além de dívidas impagáveis que todos os brasileiros já estão pagando -, quebrou um ano depois dos elogios de Dilma… Como se sabe, Eike não está só. Trazê-lo à tona pode fazer com que a Lava-Jato encaixe mais peças no sofisticado quebra-cabeça que tem revelado a institucionalização da corrupção no país desde as primeiras incursões do mensalão, vista hoje como um ensaio de amadores. As palavras dele podem corroborar com informações coletadas em arquivos e delações de dirigentes de outras empresas pagadoras de propinas. Dinheiro farto para engordar campanhas eleitorais, assegurar maioria parlamentar, rechear bolsos, garantir conforto e delícias de inescrupulosos. Mesmo que Eike nada fale, só a expedição do mandado de prisão escancara a criminosa associação da corrupção com a política de campeões nacionais, cuja conta, estima-se, supera R$ 200 bilhões, só no BNDES…”

Mudança 

Da coluna Labafero, do site Cada Minuto: “Depois das inúmeras cogitações dos possíveis nomes para assumir a problemática Secretaria de Estado da Saúde o governador Renan Filho (PMDB) já definiu o nome que de fato vai assumir o desafio. Trata-se de Christian Teixeira, atual secretário de Estado do Planejamento.”

Acomodação

Revela o jornalista Bernardino Souto Maior, em seu blog, que Renan Filho nomeou os ex-prefeitos Gualberto Pereira, de Olho D’Água do Casado, e Jarbas Ricardo, de São José da Tapera, para diretorias da Cepal, além de Bruno Praxedes, ex-vereador de União dos Palmares, para a Secretaria de Articulação Política.

Será?

Interessante é que, revela Bernardino, os três são do PSDB. O que leva a uma indagação: isso já seria parte de aliança informal do senador Renan Calheiros, para uma dobradinha com o ex-governador Teotonio Vilela Filho, cacique maior do PSDB, visando a disputa pelas duas vagas ao Senado, em 2018? Há precedentes.

Bronca

O prefeito Rogério Teófilo (PSDB) completa um mês de gestão com um “presente”: hoje o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Saúde, Administração e Serviços de Arapiraca faz paralisação de advertência. É uma pressão da categoria para receber os salários de dezembro. E pode decidir pela greve.

Avaliação

Jorge Oliveira, jornalista alagoano radicado há anos em Brasília, curte férias entre Barra de São Miguel e Maceió. Em entrevista a “Conjuntura”, na TV Mar, ele disse que Michel Temer se recuperará, politicamente, e concluirá o mandato: “Até porque o país não suportaria dois presidentes afastados num mesmo mandato”.

Registro

Dentre os sepultamentos do fim de semana, no Parque das Flores, duas figuras estimadas:  a ex-primeira-dama de Alagoas Maria Tereza Barreiros Barbosa, aos 83 anos, e o procurador de Estado aposentado Luiz Gonzaga Cavalcante Guimarães, aos 78 anos. Luiz foi também vereador e presidente do antigo Clube Português.

Opinião

Do jornalista Carlos Alberto Di Franco, em artigo veiculado no Blog do Noblat”: “Fala-se de tudo. Menos da crise da família. Mas o nó está aí. Se não tivermos a firmeza de desatá-lo, assistiremos, acovardados e paralisados, a uma espiral de crueldade sem precedentes. É uma questão de tempo. Infelizmente.”

 

* Ocorre hoje, às 10 horas, no auditório da UNIT, o lançamento do “Guia de Serviços do Governo de Alagoas”, disponibilizando na internet os serviços públicos estaduais. Com palestra de Marcelo Pagotti, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

*A Universidade Federal de Alagoas convoca a comunidade universitária para a segunda Audiência Pública, hoje, às 9 horas, no auditório da Reitoria. Na ocasião, também será lançada a revista #SomosTodosUfal, abordando ações da gestão no ano de 2016.

*Um dos mais renomados especialistas em tecnologias na área de saúde, o canadense Michael Kapps, ministra hoje, às 8h30m, no auditório do Fórum do município de Igaci, uma palestra sobre saúde. E lançará o programa Viver Melhor, da prefeitura local.

*Rogério Dyas, poeta e músico, e o grupo A Trincheira participam hoje do movimento Antropofágico Miscigenado, coordenado por Edi Ribeiro e Sebage. O evento ocorre às terças-feiras, no saguão do Teatro Deodoro, a partir das 17h30m.

*O prazo para cadastro da pré-matrícula online para as escolas da rede municipal de educação de Maceió termina hoje. Os responsáveis por matricular seus dependentes devem acessar o site da Prefeitura, clicar no banner da pré-matrícula e preencher os dados.

* O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do MEC, abriu inscrições para capacitação sobre a compra direta da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar, na modalidade a distância. As inscrições vão até 6ª feira, 3.

*Pelas primeiras rodadas, valeram os investimentos dos principais clubes que participam do Campeonato Alagoano. A torcida tem, até agora, razão de sobra para ir a campo. E ainda tem a comodidade de assistir a alguns jogos em casa, pela TV Gazeta.

 

“Está na hora de eu ajudar a passar as coisas a limpo”

Eike Batista

Empresário, agora preso, em declaração que causa calafrios em muita gente