Blog do Dresch

25 de janeiro de 2017

Alagoana é pioneira em maior concurso de gastronomia do mundo

 

O Brasil será representado hoje na 30ª final do Bocuse d'Or – evento considerado como as olimpíadas do chefs pelos especialistas – pela alagoana Giovanna Grossi, de 24 anos. Ela concorre com outros 23 chefs dos quatro cantos do mundo, que têm a missão de criar um prato em 5 horas e 35 minutos, com ingredientes de base escolhidos pela organização do concurso. Desafio à parte, Giovanna já conquistou uma importante vitória com sua participação. É a primeira chef brasileira mulher a participar da final do Bocuse d'Or. O resultado será divulgado hoje. “Não tem muitas mulheres porque a cozinha profissional ainda é um mundo muito machista. Só teve uma mulher na história do Bocuse D'Or, nos 30 anos de concurso, que ganhou e quase não tem candidatas mulheres. Porque, afinal, a tradição faz com que as mulheres acabem desistindo, nem se inscrevendo, porque acham que não são capazes talvez. Mas quando a gente quer, a gente consegue”, disse a alagoana.
Alagoana na gastronomia mundial 2 
  
O Bocuse d’Or ocorre em Lyon, na França. A cozinheira Giovanna Grossi foi selecionada, depois de ganhar a etapa Brasil e latino américa do concurso e disputa o ouro entre 24 países. A cozinheira e equipe realizaram um financiamento coletivo por meio da plataforma “catarse.me” na tentativa de arrecadar dinheiro para os gastos com o evento. A chef foi a primeira mulher da história do concurso a ganhar a etapa Brasileira e Latino América do Bocuse d’Or, além de ser a mais jovem cozinheira brasileira a conquistar um lugar na grande final. O treino para Lyon foi intenso. Começou em março deste ano, após a etapa continental da disputa – que aconteceu no México. Além de usar muitos ingredientes todos os dias, o time brasileiro precisou de apoio em passagens áreas, hospedagem, a louça que será utilizada no dia do concurso e ainda para a bandeja que serve o prato principal.
Saúde em baixa 
O número de brasileiros que abandonaram os planos de saúde em 2016 caiu 2,8%, na comparação com o ano anterior. Foram 1,37 milhão de pessoas que deixaram os planos de saúde no ano passado, de acordo com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). A Região Sudeste puxou a queda do total de beneficiários. Em 2016, 1,1 milhão dos que abandonaram os planos ( 79,9% do total do país) concentraram-se no Sudeste. Apenas no estado de São Paulo, 630,3 mil beneficiários deixaram de contar com o plano de saúde. A Região Sul encerrou 2016 com 95,85 mil beneficiários a menos. A queda, de 1,4%, foi puxada pelo Paraná, que perdeu 41,3 mil vínculos (1,5%) no período analisado. No Centro-Oeste, 42,6 mil beneficiários deixaram seus planos, sendo 16 mil em Mato Grosso e 13,5 mil em Brasília. No Nordeste, foram 103,9 mil vínculos rompidos, 39,6 mil apenas na Bahia. Para o superintendente executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro, o resultado negativo para o setor se deve ao cenário econômico desfavorável e à queda do nível de emprego no país, com a redução de postos de trabalho formais.
Cadeiras no Rei Pelé
O Governo do Estado reabre hoje  às 9h, o setor de cadeiras especiais do Estádio Rei Pelé, após recuperação estrutural da área. Com o término das obras, executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), serão liberados mais 800 assentos especiais, já disponíveis para a partida de abertura da Copa do Nordeste, entre CSA e ABC, às 19h45, também hoje. O governador Renan Filho estará presente ao evento e anunciará também o apoio a todos os clubes alagoanos que participam da primeira divisão do Campeonato Alagoano de Futebol de 2017 (Miguelense, ASA, CSA, CEO, CRB, Santa Rita, CSE, Coruripe, Murici e Sete de Setembro).  
Alô, alô IPVA!
Proprietários de veículos automotores e motocicletas devem ficar atentos ao calendário de cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que tem início a partir do dia 1º de fevereiro, em acordo com publicação oficial da Secretaria da Fazenda (Sefaz/AL). Paralelo ao calendário padrão, no mês de fevereiro também será ofertado o desconto de 10% para todos os finais de placa (0 a 9) que optarem pelo pagamento do imposto em parcela única. Entretanto, para garantir a redução, os alagoanos devem realizar o pagamento entre os dias 1º e 24 de fevereiro.
Doações pós-tragédia
A comissária de voo Ximena Suarez Otterburg, uma das seis sobreviventes da tragédia com o voo da Chapecoense em 29 de novembro do ano passado, iniciou uma campanha de arrecadação pela internet. Ximena afirmou que precisa de dinheiro para cuidar dos dois filhos, de 6 e 2 anos, e para lidar com os problemas psicológicos. A comissária disse que está pedindo ajuda para continuar a estudar engenharia de controle de processos na Universidade autônoma Gabriel René Moren e continuar com a minha vida normal. “Eu agradeceria muito a sua colaboração, que Deus abençoe a todos”, escreveu a comissária na página para arrecadar o dinheiro. A meta é conseguir 100 mil dólares e, por enquanto, apenas cinco pessoas doaram. Ximena teve alta no dia 16 de dezembro do hospital em Medellín, após realizar as sessões de fisioterapia. 
  
 
*** Um ano após a polêmica em torno da hashtag #OscarsSoWhite (#OscarMuitoBranco, em tradução livre), quando a cerimônia mais importante do cinema mundial foi muito criticada por ter apenas atores, atrizes, diretores e roteiristas brancos indicados, o Oscar 2017 parece apontar para um novo rumo em relação à diversidade racial.
*** Entre os indicados a Melhor Filme surge “Cercas”, estrelado por Denzel Washington e Viola Davis, ambos negros. Denzel, que também dirige o longa, está indicado a Melhor Ator, enquanto Viola foi contemplada na lista de Melhor Atriz Coadjuvante.
*** “Estrelas Além do Tempo”, também indicado a Melhor Filme, tem em seu elenco um time de atrizes de primeira na história de um time de mulheres negras convocado pela NASA para ajudar os EUA na corrida espacial contra a URSS. Uma delas, Octavia Spencer, está indicada a Melhor Atriz Coadjuvante. Em 2012, ela levou a estatueta nesta categoria pelo drama “Histórias Cruzadas”.
*** Com uma equipe de peso no jornalismo esportivo, Alagoas ganha mais um portal no próximo fim de semana para ofertar ao torcedor alagoano e aos esportistas de modo geral  mais uma opção de informação na área especializada. Capitaneada pelos jornalistas Marcos Marabá e Pinehas Furtado, ambos ex-TV Gazeta, o time ainda traz nomes experientes como Luciano Milano, Wellington Santos e Paulo Victor Correia, o PVC.   
***  Não está nada fácil a situação carcerária brasileira.  Ontem foi o dia de a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo confirmar que 152 detentos fugiram do Centro de Progressão Penitenciária (CPP 3) “Prof. Noé Azevedo”, em Bauru (SP), durante rebelião.  Policiais militares já recapturaram 95 homens, afirmou a PM, durante uma coletiva na tarde de ontem, que ao confirmar que 57 fugiram. Lá, os presos colocaram fogo no prédio de três pavilhões e conseguiram fugir.