Edmilson Teixeira

18 de janeiro de 2017

Capela; água, pista e mercado!

Na última sexta-feira, além de conceder a ordem de serviço para a obra que vai garantir melhoria no serviço de abastecimento de água em Capela, o governador Renan Filho (PMDB) garantiu também, para os capelenses, a construção de uma rodovia estadual ligando Capela a Murici. Prometeu até reconstruir o histórico prédio do Mercado da Farinha, órgão que desabou em 2015, devido um forte temporal que caiu, quando estava sendo reformado para ser transformar no Mercado da Cultura.  

 

Capela – caldinho

“É engrandecedor saber que a nossa administração está tendo uma ampla parceria de trabalho junto com Governo do Estado, sobretudo num momento em que Capela necessita tanto de Alagoas, assim como do Governo Federal, para que possamos tocar muitas obras”, comentou o prefeito Adelminho Calheiros (PMDB), que logo após o evento, fez questão de levar o governador e autoridades presentes, a conhecerem o famoso “Caldinho da Capela” no Bar do Milton.  

 

Matriz de Camaragibe

 

Prefeito Anderson Bolevard (PDS) está mantendo praticamente a equipe que atuou na gestão passada, comandada pelo ex-prefeito Marquinhos. O Marquinho por sinal passou agora a ser seu secretário de Administração. Na pasta da Educação continua a eficiente  Teresa Cristina, assim como na Saúde, Nilza Malta e na Secretaria de Assistência Social, Elziane. “Time que está ganhando não se muda”, brinca o novo prefeito.

 

Maribondo

Vice-prefeito de Maribondo, Serginho Marques esteve nesta terça-feira, em Maceió com o secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, traçando parcerias para seu município, a fim de atender agricultores e pecuaristas da região. Em sua companhia estava o secretário municipal da Agricultura, Neto. “Foi uma reunião proveitosa, onde recebemos o aval para obter sementes, bagaço de cana e tantas outras alternativas para beneficiar o nosso povo”, disse Serginho.

 

Secretários

 

Secretários de saúde de Alagoas aprovaram de forma unânime, na segunda-feira, a retomada da participação do Conselho da categoria (Cosems/AL) nas reuniões da Comissão Intergestores Bipartite  e Comissão Intergestores Regional, suspensas na assembleia de 22 de agosto de 2016 e mantidas na de 5 de dezembro do mesmo ano. O evento ocorreu no Conselho Regional de Medicina de Alagoas e contou com a participação de 84 gestores e mais de 30 técnicos.

 

Secretários – Sesau

 

Os gestores condicionaram à retomada da participação nestes fóruns oficiais (CIR e CIB) à inclusão da pauta de reivindicações dos municípios que, desde o ano passado tem sido discutida com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a exemplo da volta da discussão do financiamento para a Atenção Básica e a regularidade dos repasses financeiros estaduais. 

 

Secretários – sucateamento

 

 

Dentre os problemas que mais afligem à categoria estão à extinção do Pró-saúde (investimentos destinados à Atenção Básica), falta de medicamentos de alto custo, sucateamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dentre outros.

 

 

 

 

 

 

Delmiro Gouveia


Empresários e profissionais que lidam com o registro empresarial do Sertão de Alagoas serão beneficiados com mais uma unidade do serviço Juceal Express. Em reunião realizada na segunda-feira, representantes da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e da Prefeitura de Delmiro Gouveia acertaram a implantação do ponto de atendimento no município para entrada de processos de abertura, alteração e baixa empresarial.

 

Delmiro Gouveia II

 

Na reunião, foram apresentadas as ações da Junta Comercial para evolução do registro de empresas no Estado, destacando a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), além das exigências que devem ser cumpridas pela Prefeitura para que o convênio possa ser assinado. Essa passa a ser  a 22ª unidade implantada em Alagoas.

 

Anadia

 Na segunda-feira, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, elaborou uma programação bem animada, alegre e participativa para receber o ‘Grupo da Melhor Idade’. Com muito forró, “arrasta-pé” e um delicioso café da manhã, cerca de 50 usuários foram recebidos pela equipe do Centro, através da Secretaria de Assistência Social. O evento também contou com a presença do prefeito Celino Rocha, e do vice-prefeito, Fernando Pedrosa.

 

Anadia II

A secretária de Assistência Social, Sônia Mascarenhas, destacou a importância de realizar eventos de confraternização entre os usuários. “Preparamos essa festa com muito carinho e dedicação, pois o objetivo da nossa equipe é promover ações que melhorem a autoestima e proporcione melhor qualidade de vida ao grupo da Melhor Idade”, disse.


Anadia III

 

Em seu pronunciamento, o prefeito, após interagir com os usuários, agradeceu a presença de todos, salientando a importância da participação dos grupos de convivência nas ações da Secretaria. “Uma das nossas prioridades é disponibilizar a todos vocês um espaço de integração e convivência, que contribua para o exercício da cidadania e da participação social”, finalizou Celino.

 

Cajueiro


A parceria em projetos voltados para as famílias mais vulneráveis foi o tema da reunião de segunda-feira, entre o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira, o prefeito de Cajueiro, Palmery Neto, vereadores e secretários do município. No encontro, Pereira reforçou seu compromisso com os municípios alagoanos, principalmente aqueles que registram índices desfavoráveis de desenvolvimento social.

 

Cajueiro  II

 

No encontro, foi debatido o repasse de recursos do cofinanciamento para os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), bem como as estratégias de inclusão social produtiva e a formatação de projetos de cunho social para apresentação ao Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).