Edmilson Teixeira

17 de janeiro de 2017

Senador Rui Palmeira

A nova prefeita Jeane Moura (PMDB) não comenta outra coisa a não ser o grave fenômeno da seca, que por completo sugou toda água da região. Para manter o abastecimento nos povoados, a Prefeitura tem disponíveis oito caminhões pipas. “A sorte da gente é o Canal do Sertão, que tem nos ajudado por estar próximo ao município, cujos caminhões são abastecidos nele, a fim de garantir uma rotina diária. Esse tipo de operação, tem elevando custos altos no final do mês para um município pobre como o nosso”, disse, esperançosa de contar com um plano emergencial que será anunciado esta semana pelo governador Renan Filho, para atender o Sertão.  

Satuba

Por falar em seca, o prefeito de Satuba, Paulo Acioli lamenta a situação da Casal em sua cidade, que não tem dado conta do serviço de abastecimento de água para toda a população. Diz que a Prefeitura vem bancando um carro pipa, a fim de garantir a água em alguns bairros da cidade, onde a situação se encontra mais agravada.     

Satuba – vergonha

“Água nas torneiras passou a ser uma coisa rara em Satuba”, argumenta, salientando a falta de vergonha de uma obra abandonada pela Casal iniciada há seis anos, partindo do Rio dos Remédios, em Coqueiro Seco  para abastecer o povo daquele município, Satuba e Santa Luzia do Norte. “É uma obra que requer as participações dos governos estadual e federal, mas lamentavelmente o que falta e a força de vontade de todos”, desabafa.

Atalaia

“A situação em Atalaia anda muito triste quanto à situação do Rio Paraíba. Todo seu leito praticamente secou por completo, onde até para as mulheres ribeirinhas lavarem suas roupas se complicou; sem falar na pesca, já que muitas famílias tiravam proveito do Rio para buscar uma mistura para a mesa”, narrou.  

Monteirópolis   

“Durante a gestão passada, ele passou os quatro anos só recebendo da Prefeitura como gari, sem dá um dia de serviço nas ruas da cidade”, comentou o prefeito Maílson Mendonça sobre o vereador Alan da Arara, que há oito dias foi convocado a exercer sua função de origem, onde é concursado pela Prefeitura. É que Alan integra o grupo de oposição na Câmara ao prefeito Maílson.

Mar Vermelho

A Prefeitura promoveu no último dia 10, o rateio da sobra de recursos do Fundeb. O montante, referente a uma folha, foi dividido entre os professores da rede municipal de ensino.

Eleição na AMA

Marcada para a última segunda-feira deste mês, a eleição para a Associação dos Municípios Alagoanos, ganhou resolução normativa com todo o regramento jurídico e organização para o pleito. A resolução estabelece regras e prazos e foi normatizada de acordo com o estatuto da Associação. Todos os procedimentos foram apresentados na manhã de ontem, durante reunião da entidade com os prefeitos. O prazo para inscrição de chapa vai até o próximo sábado às 14h.

 

Quebrangulo

Ontem pela manhã o prefeito Marcelo Lima chegou de fininho na sede da AMA, quando acontecia uma reunião entre todos os representantes municipais. Ele nem chegou a ir ao auditório, onde acontecia o evento. É que numa sala Marcelo pegou um papel e fez por escrito seu interesse de disputar a presidência da AMA, cuja eleição acontecerá no dia 30 próximo.

Cacimbinhas

Hugo Wanderley, o prefeito de Cacimbinhas e atual presidente da Uveal (até o final do mês) marcou presença ontem na reunião da AMA, ao lado do vice-prefeito de Major Izidoro, Leopoldo Amaral, entusiasmado com sua candidatura, para disputar a eleição da Associação dos Municípios no próximo dia 30.

Energia

Por falar em reunião de ontem na AMA, a direção da casa perdeu a paciência e teve que mandar ligar seu gerador próprio, por não suportar mais tantas caídas de energia durante o evento. Um funcionário da AMA disse que o prejuízo tem sido uma constante, sobretudo com os aparelhos ligados, mediante esse tipo de deficiência  da Eletrobras.     

Santa Luzia do Norte

O prefeito de Santa Luzia do Norte, Edson Mateus da Silva, acusado de estupro, permanece preso por decisão do desembargador José Carlos Malta Marques, que negou dois pedidos de liberdade requeridos pelos advogados do réu. As decisões foram publicadas no Diário da Justiça da última sexta-feira. 

Agricultores

Mesmo com a seca castigando o homem do campo, o senador Benedito de Lira teve a proeza de viabilizar por meio de uma emenda parlamentar, a maior parte dos recursos suficientes para a aquisição de 23 tratores, para preparo do solo e produção, e seis caminhões térmicos para transporte de leite. Os equipamentos vão beneficiar de forma direta os produtores do litoral ao sertão de Alagoas.  O “festival” de entrega ocorreu na manhã de ontem, em Maceió, no pátio da Secretaria de Agricultura.

Agricultores II

 

Na verdade, além do Biu, os equipamentos foram conseguidos também com a participação do deputado federal Paulão, com a contrapartida do governo de Alagoas. No geral, houve um investimento na ordem de R$ 4,6 milhões. Sonho materializado que teve início em 2012.

Uveal

Sobre as eleições da União dos Vereadores de Alagoas (UVEAL) previstas para o final do mês, o PSDB que no ano passado consegui eleger 78 parlamentares paras as Câmaras municipais, pensa forte ele lança um nome dentro do partido para concorrer o cargo maior. Esse assunto foi tratado pelaexecutiva estadual, conforme nota divulgada para a Imprensa ontem.

 

Penedo

A cidade de Penedo será sede, de 13 a 17 de fevereiro, do I Encontro Nordestino de Licenciatura em Ciências Biológicas, que, junto com a IV Semana das Ciências Biológicas comemorarão os dez anos do curso do Campus Arapiraca. As inscrições já estão abertas de forma online até 6 de fevereiro, e interessados em submeter trabalhos podem enviar os arquivos até 20 de janeiro.

São Sebastião

Conforme levantamento  feito recentemente sobre a gestão municipal que passou,  São Sebastião é o que soma o maior valor em desvio de recursos da Previdência. São mais de R$ 11 milhões. O pior: dinheiro descontado dos salários dos servidores municipais e desviado de sua finalidade.