Flávio Gomes

31 de maio de 2016

Ilusão petista

 jornalista Keneddy Alencar: “Tende a zero a possibilidade de o Supremo Tribunal Federal anular o impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff. Deputados e senadores petistas passaram a defender essa tese após a divulgação da conversa na qual o senador Romero Jucá (PMDB-RR) sugere ao ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado um ‘pacto’ para derrubar Dilma a fim de delimitar investigações da Lava Jato… Sem dúvida, um desejo de frear a Lava Jato inspirou políticos a tramar contra Dilma. Ela sofreu um golpe parlamentar, no qual o impeachment foi usado como um voto de desconfiança do sistema de governo parlamentarista a fim de tirar do poder um governo ruim. Houve uma rebelião na base de apoio dilmista na Câmara e no Senado. Mas esse golpe parlamentar aconteceu por várias razões. A principal foi a incapacidade de Dilma de dar uma resposta efetiva à crise econômica. Outro motivo de peso foi a inabilidade política ao lidar com partidos conservadores e que teve, como consequência, a perda de base de apoio no Congresso. A queda de Dilma se deve mais a erros dela e do PT do que aos acertos ou a tramas dos adversários…”

 

Ao voto

A campanha pela Prefeitura de Maceió chegou ontem às ruas, com o início do projeto “Pequenas Obras, Grandes Mudanças”, lançado pelo governo do Estado. A ação é, na prática, o primeiro passo do apoio de Renan Filho ao deputado federal Cícero Almeida, seu candidato a prefeito, que tem na periferia a sua base.

 

Tem mais

De Lula Vilar, no Cada Minuto: “Renan Filho abriu os cofres do Estado para – como ele mesmo chama – ‘Pequenas Obras, Grandes Mudanças’. É uma proposta de campanha do governador que só agora vai para a prática. Não é coincidência que isto ocorra em período pré-eleitoral e com o PDMB já tendo um candidato definido.”

 

Decisão

O deputado estadual Inácio Loiola (PSB) não resistiu à pressão dos aliados: será mesmo candidato a prefeito de Piranhas, que já administrou por três vezes. Seu plano, na verdade, era concorrer, em 2018, a deputado federal. “Não tenho como fugir ao apelo do meu grupo político: vou cumprir essa missão”, alega.

Grandeza

O médico Fernando Sérgio Lira nunca foi aliado de Renan Calheiros. Até atribui ao senador uma derrota eleitoral, quando tentou ser pela terceira vez prefeito de Maragogi. Candidato de novo, elogia, porém, o governador: “Renan Filho está se saindo com muita competência, em meio à crise que assola o país.”

 

Presente de grego

Presidente da AMA, Marcelo Beltrão foi bem objetivo ontem em entrevista ao Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta, sobre uma das causas da difícil situação das prefeituras. Explicou que o governo federal cria programas para os municípios e não reajusta os custos de manutenção, ampliando a dificuldade financeira.

 

Cotação

O alagoano Ricardinho Santa Rita, que atuou com os ministros Vinícius Lages, no Turismo, e Kátia Abreu, na Agricultura, está cotado para atuar na secretaria de governo da Presidência da República, na subsecretaria de Relações Institucionais. Informação de Bernardino Souto Maior no site “Estadão Alagoas”.

Foi geral

Surgem críticas ao Movimento Brasil Livre, que foi às ruas pelo impeachment de Dilma Rousseff, por ter sido financiado por PSDB, PMDM, DEM e Solidariedade. Só que seus críticos acham normal que movimentos contra o impeachment tenham sido patrocinados pelo PT, pelo governo federal e por entidades sindicais.

 

 

*Eraldo Lacet Cruz, ex-prefeito de Pão de Açúcar, faleceu no final de semana, em Maceió, aos 97 anos. Era pai do radialista Augusto César, que atuou em várias emissoras de rádio de Alagoas. O prefeito Jorge Dantas decretou luto oficial por 3 dias.

 

*No sábado, faleceu Anália Danília Bomfim Ivo, viúva do advogado Floriano Ivo Júnior. Dentre seus filhos, três são da área jurídica: os procuradores de estado Eber Ivo e Gabriel Ivo (também professor) e Jasiel Ivo (juiz do trabalho e professor). 

 

*Termina hoje o prazo para Microempreendedores Individuais entregarem a Declaração Anual Simples Nacional do MEI. O alerta é do Sebrae, ressaltando que o documento é obrigatório para que a empresa continue prestando serviços sem restrições.

 

* No próximo sábado, 4, às 22 horas, o Jaraguá Tênis Clube vai sediar a festa “Os bons tempos voltarão ao arraiá”. Como atrações, o Trio Nordestino e a banda alagoana Mô Fio, que prometem autêntico forró pé de serra. Contato: 99981.4018. 

*Maceió terá hoje a primeira sessão de cinema adaptado para crianças e adolescentes com distúrbios sensoriais e suas famílias. A “Sessão Azul”, promovida pela Prefeitura, será às 10 horas, no Centro Cultural Arte Pajuçara. Grátis. Contato: 3315.7133.

*A Prefeitura de Arapiraca lançou o edital de “Seleção de Bandas e Artistas Para a Programação Musical Local dos Festejos Juninos 2016 – Polo Multicultural”, destinado a grupos musicais ou artistas solo, tendo R$ 18 mil para serem repassados.

 

*O CRB faz hoje o primeiro de dois jogos seguidos fora de casa, pela Série B do Brasileiro, às 19h15m, em Goiânia, contra o Vila Nova. O próximo será contra o Avaí, em Florianópolis. A intenção no clube é conquistar pelo menos três pontos.

 

“Troca de quadrilha”

José Simão

Colunista da “Folha de São Paulo”, para quem “o impeachment não foi pra acabar com a corrupção, foi pra defender a corrupção”