Flávio Gomes

20 de maio de 2016

Teses e narrativas

Cristovam Buarque, senador do PPS/DF: “Foi propalada a lenda de que os programas de transferência de renda foram inventados e criados, em 2004, pelo governo Lula. A narrativa ignora o programa Bolsa Escola, criado pelo governo do PT no Distrito Federal, em 1995, espalhado para diversas cidades, inclusive São Paulo, no governo da Marta Suplicy, e depois adotado pelo governo Fernando Henrique, em 2001. O programa foi ampliado com o nome de Bolsa Família, mas, ao relegar o aspecto educacional, transformou-se em instrumento de assistência social… Graças às cotas, positivas, mas localizadas e restritas a raras pessoas, houve a narrativa de que os filhos de todos os pobres tinham vagas nas universidades, mesmo sem a melhoria da educação básica, porque raríssimos pobres terminam o ensino médio com qualidade. Agora, passa-se a narrativa de que o impeachment é golpe, mesmo se for comprovado crime de responsabilidade previsto na Constituição. Individualmente, cada um pode ter razões para duvidar se as gravidades dos fatos apresentados na petição do impeachment justificam a destituição de uma presidente eleita por mais de 53 milhões de votos. Mas não há razão para acreditar na narrativa de golpe, se o procedimento estiver seguindo as normas, leis e ritos constitucionais, conforme seguiu no caso do ex-presidente Fernando Collor. É lamentável que o partido das teses tenha se transformado no partido das narrativas.”

Rei morto…

O deputado federal Givaldo Carimbão foi, intransigentemente, contra o impeachment de Dilma Rousseff. Fez até um emocionado discurso, na votação, em favor da presidente afastada. Mas com Michel Temer continua livre, leve e solto nas suas relações com o governo federal, preservando espaços e cargos.

Termômetro

José Thomaz Nonô tem um assessor que acompanha diariamente a programação das emissoras de rádio, para ouvir queixas de ouvintes em relação à Secretaria de Saúde de Maceió e, com isso, atender às reivindicações. Quando assumiu, há seis meses, eram em média 40 por dia as reclamações; agora, apenas três.

Omissão

Assim como ocorreu no Carnaval, a Prefeitura de Maceió alegou falta de dinheiro para não promover shows no São João. Apenas um grupo de sanfoneiros locais se mobilizou, buscando reverter a situação. Ninguém dito defensor da Cultura se pronunciou. Mas não falta quem critique o fim do Ministério da Cultura.

Conscientização

Por iniciativa da vereadora Fátima Santiago (PP), a Câmara Municipal de Maceió vai realizar ações, em espaços de divulgação pública, ressaltando a importância de se tratar bem a pessoa idosa. A campanha será entre 12 e 18 de junho, quando ocorre a Semana Municipal de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

 

Fantasma

O pacote de medidas de socorro financeiro da União aos Estados, que está sendo ajustado com o governo interino, inclui algumas medidas drásticas, como congelamento de salários, suspensão de nomeações e aumento de contribuição previdenciária. Para quem acha muito, tem mais: pode até incentivar PDVs.

 

Racionalidade

A redução do horário de expediente no prédio da Justiça Federal em Maceió já proporcionou, na primeira avaliação, redução de 20,20% nos custos com energia elétrica. Na Subseção de Santana do Ipanema foi maior: 26,92%. Isso sem prejuízo do horário de atendimento ao público, das 9 às 18 horas.

Opinião

Do líder do DEM na Câmara dos Deputados, Pauderney Avelino (AM), ao explicar porque seu partido não aceita de forma alguma a recriação da CPMF: “Meu partido tem posição contra. Não vamos apoiar um eventual retorno da CPMF. Já disse a Temer. É uma questão partidária. Essa discussão deve ser banida.”

 

*Quem pertence aos grupos prioritários e ainda não se vacinou contra a Influenza só tem até hoje para receber a vacina, pois a campanha acaba. Em Alagoas a previsão á vacinar 80% dos que estão nos chamados grupos de risco.  

*Para repor o estoque de sangue do, que está em baixa, o Parque Shopping vai receber hoje, em seu estacionamento, a unidade móvel da instituição, das 10 às 16 horas. Quem participar receberá ingressos para o circo francês Le Cirque, que está no shopping.

*A Arsal concedeu novo prazo, até hoje, para que os transportadores complementares que atuam no Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros realizem a troca da faixa de identificação de seus veículos. Quem faltar será punido.

*Vídeos com depoimentos de artistas alagoanos sobre suas carreiras e a importância do Teatro Deodoro para suas vidas fazem parte do projeto “Deodoro das Artes” e estão sendo veiculados nas redes sociais. Hoje éa vez da cantora Leureny Barbosa.

 

* Augusto Moralez, professor da Escola Técnica de Artes da Ufal, é um dos participantes do 9º Festival Tamborimba, evento que acontece em Cali, na Colômbia, de hoje a 25 de junho, e vai reunir percussionistas de várias partes do mundo.

*Os artesãos alagoanos que querem participar das feiras nacionais promovidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro têm até hoje para se inscrever. A Sedetur recebe as inscrições por e-mail, correios e presencialmente (das 8 às 12 horas), em sua sede.

 *O CRB fez outra grande atuação contra o Vasco da Gama, mas uma falha individual, aos 47 do segundo tempo, tirou a chance da disputa de pênaltis, que poderia fazer o clube se manter na Copa do Brasil. Restou o sentimento do dever cumprido.


“A ideia é legalizar todo tipo de jogo. Hoje o jogo existe de forma clandestina e sem gerar qualquer benefício para o Estado.”

Henrique Eduardo Alves

Ministro do Turismo