Edmilson Teixeira

5 de maio de 2016

Prestigiado

Vereador por Maceió, Luiz Carlos Santana tem sido um dos principais articulistas do DEM na Câmara da capital. Foi ele o responsável pelo advento das vereadoras Aparecida Augusta e Simone Andrade para o bloco do partido, que em Alagoas é comandado pelo secretário de Saúde maceioense José Tomaz Nonô. Mesmo nas condições de vereador, Luiz Carlos Santana é tido hoje, como um dos maiores defensores políticos em Alagoas das causas voltadas para os interesses das pessoas que enfrentam problema de deficiência física. Diz que tudo começou nos anos 80, num movimento social que liderava junto com os saudosos Gerônimo da Adefal e Dr. Walmer Urtiga. “A campanha resultou na criação da Adefal, transformada hoje numa das maiores referências no Nordeste em reabilitação física” orgulha-se.   

 

Igaci

 Prefeito Oliveiro Piancó programou para esta sexta-feira, uma série de inaugurações no município. São ruas pavimentadas num total de sete, uma Academia de Saúde, e no povoado Lagoa do Felix entregará um Posto de Saúde e uma Praça. Diz  o prefeito, que domingo a cidade se transformará numa grande festa,  com a abertura da Copa Amigos da Esperança de Futebol. O evento será no Estádio Zequinha Barbosa, aonde as equipes do Sampaio Toledo (Igaci) e Palmeira ( Colônia Agrícola) vão se enfrentar, em jogo de portão abertos. “Esse é um momento de resgatarmos o futebol”, disse.   

 

Anadia

Há oito dias aconteceu a inauguração da Sala do Empreendedor  lá em Anadia. Criado para oferecer serviços, orientações e informações sobre empreendedorismo e gestão, o órgão serve para desburocratizar e agilizar o atendimento a empresários e potenciais empresários de negócios de pequeno porte. A iniciativa é promovida através de uma parceria do Sebrae com a Prefeitura.  

Major Izidoro

Uma nova etapa se iniciou ontem para os laticínios São Gabriel e São Félix, ambos localizados na zona rural de Major Isidoro. Após um período para reforma e adaptação da infraestrutura à legislação estadual, os laticínios foram reinaugurados com capacidade ampliada de processamento e nova paleta de produtos. Os laticínios, assim como outros 20 na região, integram a Incubadora de Laticínios do Estado (Incla), coordenada por convênio entre o Senai/AL e o Sebrae

Major Izidoro- bloco

 “Todos os laticínios estão passando por readequações, com ampliação e adaptação de todo o maquinário. Mas o São Félix, por exemplo, construiu um novo prédio, o que aumentou sua capacidade de processamento de leite em três vezes. Também vai diversificar seus produtos: além do queijo, vão também produzir iogurte”, disse Marcos Fontes, gerente adjunto da Unidade de Agronegócios  do Sebrae/AL.

Arapiraca – lançamento

Por conta do elevado número de acidentes nas rodovias alagoanas é que na manhã desta quinta-feira, acontecerá na cidade de Arapiraca, o lançamento do Movimento Maio Amarelo e Plano de Segurança Viária para Motociclistas de Alagoas. O evento será aberto  às 9h, no auditório do Planetário e Casa de Ciência, no Lago da Perucaba, com várias autoridades, entre elas Luciano Barbosa, vice-governador e a direção do Detran.

Arapiraca – palestras

 

Na ocasião, será realizada uma mesa redonda com o tema “Causas e Consequências dos Acidentes de Trânsito”, além de palestras e a institucionalização do plano. Além das autoridades estaduais, o evento terá a presença de representantes do Ministério da Saúde e professores da Universidade de São Paulo – USP e  UFAL.

 

Marechal Deodoro – cine

Marechal Deodoro recebeu, nos três últimos dias do mês passado, a produção do documentário “Faz Sol Lá Sim”, comandada pelo o jornalista da Globo News, Claufe Rodrigues,  a fim de gravar relatos sobre a tradição da musicalidade deodorense. Com o propósito de iniciar a pré-produção, a equipe identificou histórias das bandas e dos músicos deodorenses. 

 

Marechal –  RJ e SP

 

A produção do audiovisual será dividida em duas etapas. Na primeira, as gravações serão realizadas com os músicos, mostrando a tradição hereditária do local. Já durante a segunda etapa, irão escolher uma orquestra filarmônica para se apresentar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Ambas as fases acontecerão nos meses de setembro e outubro.

 

Marechal – patrocínio

 

Sobre o lado financeiro da filmagem, o projeto está orçado em R$ 1,2 milhão, mas seus  produtores ainda buscam parceria. “A Prefeitura de Marechal Deodoro firmou parceria com o governo do Estado, a Braskem e a Globo Filmes, mas ainda não atingiu todo o orçamento do documentário. Continuamos tentando novos patrocinadores”, comentou o secretário de Cultura do município, Carlito Lima. 

 

 

Maragogi – fisco

Amanhã em Maragogi, a Sefaz/AL promove uma tarde de palestras de atualização tributária, durante a edição do Governo Presente Região Norte. A iniciativa é voltada aos empresários, contadores, estudantes e demais cidadãos da região que pretendem sanar dúvidas sobre tributação e ferramentas fiscais. O evento acontece no Hotel Praia Dourada, a partir das 14h, e 300 vagas estão disponíveis com entrada gratuita.

 

Penedo

 Prefeitura e Secretaria de Estado da Assistência discutiram na terça-feira, lá em Penedo, a possibilidade de inserir tão logo o município no programa “Beneficio de Prestação Continuada” (BPC). Um levantamento aponta que em Penedo tem cerca de 400 pessoas que já podem ser beneficiadas com o programa; que são idosos e portadores de deficiência.

Penedo – abrangência

Segundo o secretário estadual da Assistência, Antônio Pinaud, a busca ativa do BPC pode gerar um aumento de R$ 230 milhões por ano nos repasses de recursos federais para Alagoas. O benefício garante a transferência de um salário mínimo para idosos com mais de 65 anos e para pessoas com deficiência, em qualquer faixa etária, com impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Em ambos os casos, a renda familiar mensal per capita deve ser inferior a ¼ do salário mínimo vigente.