Flávio Gomes

28 de abril de 2016

Ignorância não é…

De Percival Puggina, arquiteto, escritor e colunista do jornal “Zero Hora”: “Ao afirmar que não é corrupta, a presidente objetiva, de um lado, transmitir a falsa ideia de que apenas a corrupção pessoal pode motivar um processo como o que enfrenta. Ora, ainda que não tenha auferido recursos da corrupção, esses crimes, praticados dentro do seu governo, pela equipe sob seu comando e supervisão, ao longo de mais de uma década, proporcionaram a ela e a seu partido a manutenção do poder. Mas Dilma, a exemplo de Lula, nada soube e nada viu. Tudo lhe caiu do céu. Se a corrupção é o crime por excelência no teatro da política, por que tanto desmazelo? Por que tantos corruptos notórios no seu entorno? Por que agasalhar Lula com o cobertor de um ministério, para ‘usar em caso de necessidade’? Por outro lado, quanto ao impeachment, Dilma e os seus parecem considerar irrelevante o controle parlamentar sobre a despesa pública. Tal desprezo é próprio de pessoas acostumadas a usarem nosso dinheiro para proveito pessoal ou político! Ignorância pura e simples é que não há de ser…”

Posição

Do líder do governo na ALE, deputado Ronaldo Medeiros, sobre a derrubada do veto do governador Renan Filho ao projeto “Escola Livre”: “O professor, com essa lei, não vai poder falar sobre a teoria de Darwin, pois, como se sabe ele era ateu. E não vai poder falar sobre a Reforma Protestante, porque um católico pode reclamar.”

Conciliador

O senador Benedito de Lira (PP-AL) propõe a convergência das forças políticas para que o Brasil consiga as reformas de que precisa: “O papel central da política é encontrar mecanismos para superar crises que se abatem sobre qualquer Estado em qualquer tempo e lugar”. Refere-se à crise econômica e à Operação Lava Jato.

Cenário

A não ser que surja um fato novo, bastante relevante, o deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) será o candidato governista à Prefeitura de Arapiraca. Igualmente, se a definição fosse agora o vice-prefeito Yale Fernandes seria seu companheiro de chapa. São poucas as chances de esse quadro mudar.

Nova raia

Interessante é que além de Ricardo Nezinho outros dois deputados estaduais deverão se candidatar a prefeito de Arapiraca: Tarcizo Freire (PP), líder das pesquisas, e Severino Pessoa (PSC). Outro concorrente pela oposição também tem experiência legislativa: Rogério Teófilo, ex-deputado federal e estadual.

Fumaça

Ainda sobre Arapiraca, há comentários na cidade de que a qualquer momento pode sair uma grande novidade na área jurídica, capaz de modificar os rumos da disputa pela prefeitura. É mais um ingrediente na já movimentada pré-campanha para a sucessão da prefeita Célia Rocha, que desistiu de concorrer à reeleição

Agenda

Cerca de 1500 trabalhadores rurais Sem Terra, que têm se movimentado desde o início da semana com a Marcha em Defesa da Reforma Agrária, da Democracia e Contra o Golpe, têm compromisso hoje: lançar o Comitê Estadual da Campanha Contra o Uso dos Agrotóxicos e Pela Vida, no Centro de Ciências Agrárias da Ufal.

Opinião

De Marcus Pestana, deputado federal do PSDB/MG: “A tentativa inócua de vitimização de Dilma, como mulher honesta e íntegra, e a repetição a esmo de que não haveria golpe restaram inúteis. Ora, José Dirceu, João Santana e João Vaccari Neto estão presos, e Dilma nada tem a ver com isso? Seria um caso crônico de má escolha de companhias ou a expressão máxima de uma solidão doentia?”

 

 

* O governador está entre os convidados para a posse da nova diretoria da Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas, às 17 horas, no auditório da PGE, na Avenida Assis Chateaubriand. A assessoria de Renan Filho confirmou a sua presença.

*Acontece hoje e amanhã, no Hotel Ponta Verde Maceió, a primeira reunião ordinária de 2016 do Colégio Nacionais de Corregedores das Procuradorias Gerais dos Estados e do Distrito Federal. O presidente da ANAPE, Marcelo Terto, é um dos palestrantes.

 

* Hoje é o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho. Em função disso, nas unidades da Braskem em Alagoas,serão discutidos os resultados do desenvolvimento de uma cultura prevencionista, baseada na segurança como um valor inegociável.

 

*O Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Maceió realiza hoje, em sua sede, um workshop em Gestão de Pessoas. O evento, gratuito, se inicia às 19 horas. Serão conferencistas Danielle Maciel Brandão e Cyndia Bressan. Contato: 99912-5029.

* O artista visual Francisco Oiticica abre hoje a primeira exposição da pauta anual de 2016 da Pinacoteca Universitária. A mostra “Meu Odisseu: Veredas Interiores” te início às 20 horas e estará aberta à visitação até o dia 10 de junho.

*Celebrando 50 anos de produção artística, o artista plástico Reinaldo Lessa lança hoje um livro reunindo suas obras em esculturas. O evento tem início às 18 horas, na Associação Comercial de Maceió, em Jaraguá,onde serão instaladas  suas esculturas.

*Dois jogos marcam hoje a participação de clubes alagoanos na Copa do Brasil: ASA x Genus (RO), em Arapiraca, e Botafogo x Coruripe, no Rio de Janeiro, nos confrontos de volta. O CRB, atual campeão estadual, outro alagoano na disputa, folga.

 

“Conversar não tira pedaço de ninguém”

Renan Calheiros

Presidente do Senado Federal, sobre seu encontro com o ex-presidente Lula