Flávio Gomes

27 de abril de 2016

A nação está impaciente

De Almir Pazianoto, ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do TST: “… Milhares de empresários quebrados clamam por solução, sem pedidos, dinheiro para fornecedores, impostos, folha de pagamento e encargos. 11 milhões de desempregados, sem salários para a comida, para o aluguel, prestação da casa financiada, convênio médico, remédios, mensalidades escolares, transporte, produtos de limpeza, aguardam que a economia se recupere e lhes ofereça chance real de voltar ao trabalho.  A Nação deseja conhecer os compromissos de Michel Temer, já no discurso de posse. Se não for convincente, a lua de mel será tumultuada e rápida, 60 dias, se tanto. A massa, conhecida como “povão”, rejeita mais sacrifícios. Foi às ruas contra Dilma, Lula, o PT, a crise, o desemprego, a corrupção, mas repeliu a presença do PMDB e dos tucanos. Tentar convencê-la a suportar maior sofrimento será tempo perdido. Cobrará providências imediatas. Cansou-se de ser engambelada. Afinal, um dos fortes argumentos pelo impeachment consistiu na impossibilidade de se esperar por 2018. Problemas de economia falida não se resolvem com a formulação de hipóteses. Se os economistas de plantão soubessem o que fazer, não estariam batendo cabeças à procura de solução.”

Dia D

O Supremo Tribunal Federal julga hoje o mérito da ação em que o Estado de Alagoas pede aplicação de juros simples no cálculo da sua dívida para com a União. Já vigora, desde a semana passada, liminar favorável ao Estado, que diminui a despesa mensal, com a dívida, de R$ 51 milhões para R$ 4 milhões mensais.

Economia

Somente há poucos dias o governo estadual passou a utilizar o orçamento 2016. Por não dispor de orçamento ficou mais de três meses sem fazer diversas despesas, o que acabou gerando uma economia bastante razoável. Alguns compromissos financeiros agora estão sendo cumpridos, porém vários deixaram de ser feitos.

Excluído

O ex-vereador e ex-deputado estadual Judson Cabral está fora da eleição deste ano. Como é presidente do Serveal e não se afastou em tempo hábil, não poderá concorrer a vereador ou prefeito. Resta a possibilidade de, em 2018, concorrer a deputado estadual ou federal. E, certamente, não será mais pelo PT, seu atual partido.

Razões

A desistência de Célia Rocha de disputar a reeleição de prefeita de Arapiraca é efeito do mandato complicado que ela exerce, diferente dos outros dois períodos em que ocupou o cargo. Dessa vez encontrou muitos problemas. Logo ela, que já chegou a ser lembrada para vice-governadora e certa vez até iniciou pré-campanha ao Senado.

 

Aposta

O PSB acredita que a candidatura de João Henrique Caldas à prefeitura poderá ter boa aceitação do eleitor. Jovem, de discurso articulado, JHC tem perfil parecido com o do prefeito Rui Palmeira. Em 2014, foi o candidato à Câmara dos Deputados mais votado de Alagoas, com excelente votação em Maceió.

Porém

Está anunciada para a próxima 2ª feira, dois de maio, a reabertura do PAM Salgadinho. Mas nem todos os cerca de 600 servidores que estão distribuídos nos postos de saúde, durante as obras, voltarão a trabalhar lá. Muitos deles ficarão nos próprios postos, pois, segundo  a prefeitura, sofrem com carência de pessoal.

 

Esperneio

Do ex-presidente Lula: “A imprensa estrangeira está dando uma lição de moral na imprensa brasileira. Não queremos que defendam a Dilma ou o PT, apenas que defendam a verdade. Não é possível aceitar que um canal de TV governe o país, que meia dúzia de jornais e revistas diga quem é bom e quem é ruim.”

 

*Dos 81 senadores, apenas 39 se manifestam em favor do impeachment de Dilma Rousseff. Para aceitação do processo do impeachment bastam apenas 41 votos. Mas para a presidente perder o mandato serão necessários 54 votos.

*O Ônibus do Trabalho e Emprego estará novamente hoje em Santa Luzia do Norte, levando serviços do Sine. O veículo ficará estacionado em frente à Câmara Municipal, com serviços de emissão de carteira de trabalho e cadastro de emprego. 

 

*O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o Sebrae promovem, até amanhã, seminário de crédito para micro e pequenas empresas. Ontem foi em Palmeira dos Índios, hoje em Santana do Ipanema e amanhã em Pão de Açúcar.

 

*A Galeria Gamma abre hoje a exposição “Alas”, que vai até 28 de maio, com fotos de Felipe Camelo, Roberto Fernandes e Joaquim Prado e desenhos de Léo Villanova e cartuns de Ênio Lins. Cudadoria de Rogério Gomes. Contato: 3377.3979.

 

*É hoje a abertura da temporada 2016 do projeto Quartas Eruditas, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, às 16 horas. O projeto realiza concertos e recitais didáticos, para estudantes da rede pública, grupos da terceira idade e entidades assistenciais.

 

*Foi aberto ontem e vai até 6ª, 29, o 1º Colóquio do Laboratório e Teatro de Animação, no Espaço Cultural Professor Salomão de Barros Lima, da Ufal. Dentre várias atrações, tem a exposição “A Invenção da Terra”, da artista plástica Tânia Maya Pedrosa.

*O Campeonato Paulista de vez em quando reservas surpresas. Neste ano é o Audax, de Osasco, que já vinha se saindo bem nas últimas temporadas. Com belas exibições, desbancou o poderoso Corínthíans e se garantiu na final, contra o Santos.

 

“Não sei se duraremos mais uma década, estão saqueando os cofres públicos do nosso país e não temos candidatos”

Milena Teixeira

Mulher do novo ministro do Turismo, Alessandro Teixeira