cotidianoativo

26 de abril de 2016

Feliz Dia da Família!

O Dia das Mães está se aproximando e com ele vem o crescimento nas vendas do comércio em todo o país. É assim também com o Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia dos Avós, Dia das Crianças, entre tantas outras datas “impostas” ao longo do tempo. Muitas vezes me pergunto se toda essa euforia em torno de tantas datas realmente representa aquilo que sentimos pelos que serão homenageados ou se será apenas mais uma data, mais um presente caro ou mais uma foto nas redes sociais. 

A escola infantil Dalmo do Vale Nogueira, da rede municipal de ensino de São Paulo, resolveu unificar todas essas datas e criar o Dia da Família. Entenda-se por família a união de pessoas que se amam e que juntas dividem a vida, com seus desafios, tristezas e alegrias, e não necessariamente aqueles formadas por filhos e pais biológicos.

Com essa atitude a escola decidiu por deixar de lado o aspecto comercial de todas as datas comemorativas e também por não mais constranger seus alunos que não tinham uma família “completa” ou até mesmo aqueles que não possuíam condições financeiras de comprar tantos presentes ou participar de diversas festas durante o ano.

Confesso que gostaria que uma iniciativa como essa fosse seguida por mais instituições de ensino em nosso Brasil e ao redor do mundo também, e que nós pudéssemos ensinar para nossas crianças como homenagear àqueles que amamos todos os dias de nossas vidas, sem necessariamente ter que comprar um presente ou organizar uma imensa festa. Os bons exemplos estão surgindo e nós deveríamos aprender o quanto antes, afinal, todos seremos pais, mães, avós e namorados homenageando ou sendo homenageados. 

* Antonio Moura é secretário municipal de Proteção ao Meio Ambiente de Maceió. É graduado em Administração e Marketing com pós-graduações em Docência do Ensino Superior e em Gestão de Pessoas.