Edmilson Teixeira

20 de abril de 2016

São Luiz de Quitunde, fogo nas ruas…

Clima de revolta toma conta de São Luiz de Quitunde. Ontem, manifestantes fizeram barricadas tocando fogo em galhos e pneus no Centro da cidade, em protesto aos vereadores que afastaram o prefeitoJilson Lima, durante sessão realizada na noite de segunda-feira. O prefeito taxou os parlamentares de conspiradores e oportunistas que não têm respeito com a  situação vivenciada pela Prefeitura, mergulhada na sua pior crise de todos os tempos, sobretudo esfacelada por administradores que faliram o serviço público. O gestor tentará reverte à situação na Justiça, acreditando que  seu argumento será favorável mediante a precipitada atitude de um Parlamento, que não teve respeito algum com a situação de crise que atravessa o município.   

São Luiz de Quitunde – cabeça para baixo

O detalhe é que os vereadores cobram cerca de 130 mil que deixaram de entrar no duodécimo da Casa, no período de 2014 e 2015, onde o prefeito era  Eraldo Pedro, que foi afastado em novembro passado pela Justiça, por improbidade administrativa. O prefeito Jilson questiona porque os vereadores não julgaram o Eraldo na época em que a dívida vinha se agravando. “Eu fiz um acordo em janeiro deste ano, a fim de pagar a tal divida em cinco parcelas; só que os recursos que entraram do FPM foram abaixo do esperado, razão que nos levou a priorizar a folha de pagamento, que pegamos com dois meses em atrasos, botar a saúde para funcionar, entre outros serviços essenciais que estavam desativados, por conta de uma gestão que deixou o município de cabeça para baixo” disse Jilson.  

Santa Luzia do Norte

População de Santa Luzia do Norte poderá  ficar sem sua agência dos Correios. É que a casa onde atualmente funciona o órgão, o proprietário do imóvel colocou a venda. Informações dão conta, de que até o momento não foi encontrado outro ponto para empresa se instalar, e que todos os serviços da localidade  agora serão transferidos para Coqueiro Seco, cidade mais próxima. “Não podemos ficar nesse desprezo, alguém tem que se mobilizar para que isso não aconteça”, alertou o ex-vereador e líder comunitário, Pedão

Lagoa da Canoa

Prefeito Álvaro descarta a possibilidade de não ir para a reeleição, conforme tem se especulado essa notícia pelo Agreste. Isso porque o sobrinho e seu padrinho político Jaizinho Lira que é deputado estadual tem afirmado que vai disputar a eleição de Lagoa da Canoa, a fim de alcançar a um terceiro mandato naquela Prefeitura. “Eu vou ter que conversar com ele como é que fica essa situação, pois tenho amplo interesse de ir também para mais um mandato”, disse.

 

Maragogi – preservação

Sobre as chamadas “línguas negras” que habitualmente estão aparecendo em algumas  trechos das praias de Maragogi, foi que o deputado estadual Marquinhos Madeira (PMDB), esteve mais uma vez, reunido com o governador Renan Filho. Durante o encontro, que também contou com a presença do ex-prefeito Marcos Madeira, o parlamentar reivindicou a ajuda do chefe do Executivo, para enfrentar e debelar o problema.

 

Maragogi – acionou

 

“A parceria com o governo alagoano só irá fortalecer a iniciativa, contribuindo com a sustentabilidade e desenvolvimento socioambiental do município, pois, além de ser o segundo polo turístico do Estado, Maragogi desponta hoje como um dos destinos domésticos mais procurados pelos brasileiros. Queremos garantir que todos possam curtir as praias sem preocupação”, defendeu Marquinhos. O governo acionou a CASAL e o IMA, a fim de detectar o problema.

 

Maragogi- Centro de Convenções

 

Marquinhos aproveitou a oportunidade, a fim de tratar a acerca da construção de um Centro de Convenções. Considerado pelo deputado, uma obra essencial para o desenvolvimento do turismo de negócios no município. “Conhecida pela vocação turística, devido à natureza privilegiada, com a construção de um Centro de Convenções, o município poderá promover uma nova modalidade de turismo: o de negócios, que impulsionará o desenvolvimento econômico e social de toda a região norte”, defendeu Madeira.

 

Maragogi – emprego

 

Para o ex-prefeito Marcos Madeira o Centro de Convenções vai gerar renda, desenvolvimento e novos empregos. “Não tenho dúvida de que o governador Renan Filho vai olhar com empenho para essa demanda. Por isso, é preciso somar esforços, e, independentemente de divergências político-partidárias, iremos nos reunir com os representantes do trade turístico para que essa causa seja abraçada por todos”, finalizou.

 

Coruripe 
O padre Edinaldo Silva, recentemente homenageado com o título de Cidadão Honorário de Coruripe, em reconhecimento pelo trabalho que vem realizando a frente da paróquia da cidade, acaba de comemorar seus cinco anos como vigário, recebendo significativa homenagem da população católica local. “Além de se destacar no seu trabalho, por sua humildade em ajudar aos outros, padre Edinaldo tem recebido o carinho dos que o conhecem, principalmente nas missas celebradas por ele” diz o jornalista Geraldo Cavalcante. Afirmou que o padre restaurou várias igrejas, com novos sistemas de iluminação e sonorização, inclusive preservando o brilho artístico e arquitetônico das mesmas.
 

Rio Largo

 

Prefeita  Eliza Alves, realizou a entrega de bibliotecas móveis nas unidades escolares da rede municipal de ensino. Trinta das 34 escolas  foram contempladas com a “Biblioteca Para Todos” do “Projeto de Leitura nas Escolas”. A ação ocorreu na segunda-feira, data em que se comemora o Dia Nacional de Livro Infantil.

Penedo 

Associações e cooperativas de catadores de matérias recicláveis devem ficar atentas. A Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas está selecionando instituições que trabalhem com coleta de resíduos recicláveis descartados para recebimento do material recolhido pela companhia por meio de seu Programa de Coleta Seletiva Solidária. A inscrição poderá ser realizada até a próxima sexta-feira, 22 de abril, na sede da Codevasf em Penedo (AL).