Flávio Gomes

14 de abril de 2016

Só agora é “golpe”

De Acílio Lara Resende: “… A presidente Dilma, ao tentar esconder a verdade do que ocorreu no governo do ex-presidente Lula e está ocorrendo no seu próprio governo, do ponto de vista tanto legal ou constitucional como ético, ressuscitou, no “Palácio dos Comícios” (novo nome do Palácio do Planalto), a palavra “nazismo”. Ao usar e estimular, exaustiva e repetidamente, o uso do slogan ‘Não vai ter golpe’, como técnica de combate contra um processo legítimo e constitucional, a presidente se traiu e simplesmente adotou, inconscientemente ou não, os mesmos métodos de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda de Adolf Hitler. Ou seja: a mentira, repetida mil vezes, acaba se tornando verdade.O recurso, previsto na Constituição, e há pouco regulamentado pelo Supremo Tribunal Federal, não é mais novidade. O próprio Lula e, antes dele, Fernando Henrique e José Sarney enfrentaram inúmeras tentativas de pedido de impeachment, e nenhum a delas foi chamada de ‘golpe’…”

Comenda Suruagy

Será 3ª feira, 19, a entrega, pela primeira vez, da Comenda Divaldo Suruagy, criada pela Câmara Municipal de Maceió por iniciativa da vereadora Silvânia Barbosa. O homenageado é Guilherme Palmeira, que foi governador, senador, deputado e é ministro aposentado do TCU. Às 10 horas, na Associação Comercial de Maceió.

Placar

Está quase definida a posição da bancada alagoana em relação ao impeachment de Dilma Rousseff. São a favor: Pedro Vilela, João Henrique Caldas, Maurício Quintella e Cícero Almeida. Contra o impeachment: Paulão, Givaldo Carimbão e Ronaldo Lessa. O indefinido, até o início da noite de ontem, era Mark Beltrão.

 

Ponto nos is

“Nunca estive indeciso. Vou votar pelo impeachment. “Foi o que disse o deputado federal Cícero Almeida ao jornalista Luis Vilar, em entrevista que publicou em seu blog, no Cada Minuto. Almeida só não revelou se combinou com Renan Calheiros, que comanda o PMDB em Alagoas e se diz contra o impeachment.

Afago

O senador Benedito de Lira (PP/AL) amplia seus espaços no governo federal, ao confirmar à presidente Dilma Rousseff que fará o que puder contra o impeachment. A nomeação de um sobrinho, o professor Tadeu Lira, para a Administração do Porto de Maceió é apenas uma demonstração disso.

Tem mais

A assessoria de Benedito de Lira anunciou que ele conseguiu a liberação de recursos de 13 emendas orçamentárias de autoria, algumas até da época em que era deputado federal, num total de R$ 2,7 milhões, beneficiando 11 municípios alagoanos. Arapiraca, principal município do interior, vai receber mais de R$ 1 milhão.

Boa nova

A Federação das Indústrias de Alagoas e o Sebrae garantiram a reabertura da Camila, em Batalha, ao firmarem parceria para elaborar o plano de negócios e de marketing da unidade de beneficiamento de leite. “Isso fortalecerá a cadeia produtiva e irá gerar milhares de empregos”, diz José Carlos Lyra de Andrade, presidente da Fiea.

Opinião
De Kennedy Alencar: “Na comparação com o impeachment de Fernando Collor em 1992, falta hoje contra a presidente Dilma Rousseff o quase consenso que havia na época. Atualmente, há uma divisão maior entre as forças políticas e também na sociedade. Se Dilma cair, haverá uma parcela significativa da sociedade e do mundo político a contestar o resultado.”

 

*Será celebrada hoje a missa de um ano da morte do médico e professor José Medeiros. Ele foi também secretário de Estado, pró-reitor da Ufal e deputado estadual. A missa será a partir das 19h30m, na Igreja da Imaculada Conceição, na Praia de Pajuçara.

*A Comedoria Gourmet, na Jatiúca, anuncia para hoje o trio “A Bandinha”, com a cantora Lorena Firmino, o violonista Gustavo Borges e o pianista Robson Cavalcante. No Maria Gadu, Lenine, Zeca Baleiro e Marcelo Jeneci. Contato: 99332.4004.

* A Escola Superior da Magistratura de Alagoas realizará, hoje, em sua sede, o curso “Conciliação e Mediação Comunitária”, para debater teoria e prática em conciliação e mediação de conflitos. Serão 128 participantes, com carga horária de 96 horas.

*A nova sede do 12º Juizado Especial Cível e Criminal de Trânsito será inaugurada hoje, às 10 horas. Funcionará no térreo do Terminal Rodoviário João Paulo II, em Maceió, onde também funciona o 6º Juizado Especial Cível e Criminal da Capital.

*A cidade de Penedo sedia, de hoje a sábado, 16, o II Seminário das Comunidades Quilombolas da Bacia do São Francisco. Objetivo: discutir propostas de melhorias para essa região, em áreas como educação, cultura e meio ambiente.

*A secretaria estadual da Cultura promove hoje o evento “Papo de Mestre”, visando debate de especialistas sobre “Literatura de Cordel em Alagoas”. Às 14 horas, na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, na Praça Dom Pedro II, Centro.

*O time com maior torcida do Brasil é o Flamengo. O time mais odiado do Brasil é o Corinthians. Foi o que constatou o instituto Paraná Pesquisas. Os mais queridos: Flamengo (16,5%), Corinthians (13,6%) e São Paulo (7,9%) e Palmeiras (5,6%).

 

“Golpe é romper com o que está na Constituição”

Michel Temer

Vice presidente da República e professor de Direito Constitucional, ao defender a legitimidade do impeachment