Flávio Gomes

10 de abril de 2016

O melhor caminho

De editorial do “Estadão”: “Diante das incertezas provocadas pela grave crise política, econômica e moral que projeta gravíssimas consequências sociais sobre o País, uma coisa é absolutamente certa: do jeito que está não pode continuar. Este governo, inviabilizado por uma presidente da República inábil e inepta, se deslegitimou de facto por decisão da maioria absoluta dos brasileiros e precisa ser afastado o mais rapidamente possível para permitir que se dê início à reconstrução nacional… O impeachment não é o único caminho legal para o afastamento da presidente Dilma Rousseff. É apenas o mais óbvio e rápido, uma vez que a hipótese da renúncia – que pouparia tempo, dinheiro e muitos dissabores para todos – está descartada pela teimosia disfarçada de coragem da chefe do Executivo. Existe ainda a possibilidade de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) venha a cassar a chapa petista que venceu a eleição presidencial de 2014, por fraude eleitoral. Mas esse processo em curso no TSE tende a arrastar-se por meses, não se excluindo a hipótese de que só chegue a um desfecho dentro de ano ou ano e meio – e isso seria intolerável.”

Investimento

A redução da alíquota do ICMS do QAV (querosene de aviação) para voos regulares que pousem em Maceió proporcionou a implantação da freqüência semanal Maceió-Buenos Aires-Maceió.  Agora o governo estadual pretende ampliar o benefício também para os vôos fretados, visando atrair ainda mais turistas. 

Descaso

Uma empresa que fornece oxigênio para o HGE informou à direção do hospital, na 4ª feira última, que só continuará entregando o produto quando for paga uma dívida de R$ 1,2 milhão. Antes, outra empresa ameaçou retirar 60 respiradores da UTI, por débito de oito meses – fez acordo e recebeu o equivalente a três meses.

Sinal

Do senador Fernando Collor (PTC/AL), em discurso na CNI: “É absolutamente inadmissível chegar quem quer que seja dentro do palácio do governo para dizer, na frente da chefe do Executivo, que vai invadir gabinetes, propriedades, fazendas. E a presidente ouvir e cumprimentar quem assim se pronunciou é de extrema gravidade.”

Decidido

Vai continuar no STF, por decisão da ministra Cármem Lúcia, o processo contra os senadores Renan Calheiros e Romero Jucá, relacionado à Operação Zelotes, da PF. Eles são acusados de compartilhar propina de R$ 45 milhões. Foi decisiva anotação no diário do consultor João Batista Gruginski, registrando conversa com lobistas. 

Digitais

Em seu blog (Cada Minuto), Luis Vilar cita o advogado Adriano Soares “A maquiagem que se impôs às contas do Governo, o uso de financiamento bancário não autorizado e disfarçado, a adulteração de superávit fiscal, enfim, demonstram a existência de um governo fora da lei. E a responsabilidade política pela prática da irresponsabilidade fiscal é da presidência da República”.

Parceria

Foram de autoria do senador Benedito de Lira (PP/AL) e do deputado federal Arthur Lira (PP/AL) garantiram a entrega, ontem, na Barra de São Miguel, de casas para 350 famílias que habitavam, em condições insalubres, a Comunidade Palatéia. O novo bairro dispõe de infraestrutura, que inclui ruas pavimentadas.

Desrespeito

Todos os dias, por volta das 7 horas da manhã, um carro pipa estaciona ao lado um prédio da Rua Carlos Lacerda, em Mangabeiras, bem ao lado de uma placa de parada proibida. Consegue, com isso, complicar o trânsito de automóveis e ônibus numa das duas únicas e movimentadas vias de acesso a Maceió pelo Litoral Norte.

Opinião

Jovair Arantes, relator da Comissão Especial do Impeachment de Dilma: “A denunciada não pode se eximir de sua responsabilidade, como condutora maior da política econômica e fiscal do País. A profunda crise brasileira não é só econômica e financeira, mas também política e, principalmente, moral. O governo perdeu sua credibilidade aos olhos de nossa sociedade e perante a comunidade internacional.

 

*Universidades e outras instituições federais de ensino de uns dias para cá estão promovendo debates sobre a conjuntura política nacional. Os conferencistas são da linha ideológica do governo petista. Coisas bem próprias da tal “Pátria Educadora”.

*Maiores de 60 anos têm hoje uma facilidade para obter o cartão de estacionamento de veículos: a SMTT atenderá, das 10 às 17 horas, no Shopping Pátio Maceió, no Tabuleiro. Interessados devem levar Identidade, CPF e comprovante de residência.

*A Coordenação das Ações do Controle da Raiva do Centro de Controle das Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, adverte que hoje é mais um  “Dia D” para vacinação antirrábica canina e felina.  O objetivo é vacinar mais 30 mil cães e gatos.

*O I Congresso Regional de Segurança do Trabalho de Juazeiro, na Bahia, ocorre hoje e terá uma palestra de Alexandre Sabino, auditor-fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas. Falará sobre segurança para máquinas e equipamentos

*A Coordenação das Ações do Controle da Raiva do Centro de Controle das Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, promove hoje o segundo Dia D da vacinação antirrábica canina e felina. O objetivo é vacinar mais 30 mil cães e gatos em Maceió.

*A cantora Wilma Araújo é a atração musical de hoje na Comedoria Gourmet, cantando repertório da consagrada Elba Ramalho. A partir das 21 horas, na Avenida Almirante Álvaro Calheiros, Jatiúca. Reservas e informações: 99332.4004 

* Depois de meses de desacertos administrativos e maus resultados dentro de campo, a diretoria do ASA resolveu demitir o treinador Vica. Logo ele, o mais vitorioso técnico do clube em todos os tempos. Terminou pagando pelos erros alheios.

“E existe golpe anunciado?”

Márcio Guedes

Procurador de Estado e advogado especializado em direito eleitoral, ao defender que o impeachment de Dilma Rousseff é legal, por estar previsto na Constituição