Roberto Baia

8 de abril de 2016

Entrega de laptops

O prefeito, Audálio Holanda, e o vice-prefeito, Maurício Holanda, entregaram este mês, para os alunos da Escola Municipal Júlio Clemente, localizada na zona rural de Chã Preta, cerca de 14 laptops. De acordo com os gestores os laptops auxiliarão os professores e alunos no momento de planejamento e execução das aulas. “Assim os estudantes poderão aprender de maneira mais interativa”, explicou Maurício Holanda.

 

Programa Nacional

 A entrega dos computadores, em Chã Preta, faz parte de um programa do Ministério da Educação, denominado Prouca (Programa um computador por aluno) que visa intensificar as tecnologias da informação e da comunicação nas escolas da rede pública. De acordo com Mauricio Holanda a entrega dos computadores faz parte das ações para melhoria da educação em Chã Preta que está avançando cada dia mais.

  

Francisco Tenório

Por falar em Chã Preta, ao que parece o deputado estadual Francisco Tenório, filho de Chã Preta, não sairá candidato à Prefeitura na Princesa dos Montes. Segundo fontes o título eleitoral de Chico Tenório agora é de Palmeira dos Índios e tudo indica que ele está pleiteando pré-candidatura na oposição da terra dos Xucurus Cariris, quarta maior cidade de Alagoas.

 

 

Caos na saúde

Está complicada a saúde em Palmeira dos Índios, a Cidade administrada por James Ribeiro (PSDB), está sendo tema recorrente de denúncias no atendimento médico hospitalar. A última é da Unidade de Pronto Atendimento e do hospital Santa Rita, ambos localizados em Palmeira.Internautas denunciam que na UPA todo atendimento ao público foi cancelado, e que para que os pacientes sejam atendidos no Hospital Santa Rita é preciso pagar uma “pequena” taxa de R$ 90,00.

 

Assessoria respondeu

Segundo a assessoria de Palmeira dos Índios, a UPA está atendendo 30% dos pacientes, e garantiu que nos próximos dias (sem data exata) a Prefeitura fará o repasse do valor atrasado e assim a situação poderá ser normalizada. Vereadores da oposição afirmam que o montante em atraso é em torno de R$ 2,5 milhões. E que Palmeira dos índios necessita que a situação seja regularizada para não prejudicar ainda mais a população.

 

Larvicida natural

Estudantes da Escola Estadual Professora Izaura Antônio de Lisboa, de Arapiraca, desenvolveram o que pode ser a solução para acabar com a proliferação do mosquito da dengue, é um larvicida natural a base de melão de São Caetano e alecrim, que poderá ser colocado onde há focos de mosquito da dengue, Zica e tantas outras doenças.

 

Garotas prodígios

A ideia do larvicida foi desenvolvida pelas jovens Clarice Soares e Vitória Queiroz, estudantes do ensino médio. O projeto, além de sanar um problema nacional, é o único selecionado para representar Alagoas na Expo Milset 2016, a Feira Nacional de Ciências e Tecnologia. 

 

Brincadeira na Assembleia

 

A Assembleia Legislativa propôs, durante uma reunião de conciliação, no Tribunal de Justiça de Alagoas, pagar apenas 15% das datas-bases acumuladas dos servidores efetivos da Casa em cinco anos. A conciliação é resultado de uma ação pelo não repasse do reajuste salarial ativada pelo Sindicato e que o TJ julgou procedente, mas que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa entrou com recurso especial para tentar reverter a situação.

 

Não gostaram

Diante da proposta dos 15%, os servidores da ALE não gostaram nem um pouquinho e disse que esta proposta não cabe nem discussão. “É uma proposta indecente e não tem como a gente nem estuda-la”, disse Luciano Vieira, presidente do Sindicato dos Servidores.

 

 

Cinema em Arapiraca

Uma boa notícia para os amantes da 7º Arte. É que o Núcleo de Audiovisual de Arapiraca (NAVI) vai promover ciclos e oficinas sobre Cinema. A ações serão no auditório da Casa da Cultura, e já estão com inscrições abertas para o primeiro módulo denominado “Linguagem Cinematográfica”. Detalhe o curso e as inscrições são de graça.

 

Ponto de Cultura

 O Navi é um dos 10 Pontos de Cultura que formam a rede em Arapiraca, tendo apoio da Prefeitura e do Ministério da Cultura (MinC). “Este primeiro momento vai abordar uma introdução da História do Cinema e o desenvolvimento de sua linguagem, os planos cinematográficos, a montagem, o som, roteiro, processo de produção e decupagem. A ideia é discutir filmes e curtas-metragens, dando ênfase no cinema alagoano”, diz o cineasta Leando Alves. Ele ressalta que ao final de todas as oficinas, haverá a produção de alguns curtas.

  

… Dezenas de famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram, o prédio da Secretaria de Saúde de Piranhas. Os Sem Terra se reclamam da falta de medicamento nas Unidade Básicas de Saúde e cobram melhorias no atendimento aos pacientes.

….. Servidores daquela Secretaria ficaram impedidos de adentrar ao local durante a manifestação e acabaram interrompendo o atendimento desta quinta-feira. Os manifestantes pedem também que a Prefeitura forneça transporte adequado para os acampados na zona rural de Piranhas.

…  Segundo os trabalhadores rurais, a Prefeitura de Piranhas estaria alegando dificuldade financeira, que fornecedores estariam sem receber há quase dois meses, e que salários dos servidores também estão sendo pagos com atraso. 

Sidinéia Tavares_ interina