Roberto Baia

6 de abril de 2016

Quem será o escolhido?

Segue a novela sobre a eleição que acontecerá em outubro, para a escolha do prefeito de Arapiraca. Célia Rocha teria dito que não mais vai disputar a sucessão, indicando seu vice, Yale Fernandes para encabeçar a chapa. Ricardo Nezinho teria sido outro nome indicado pelo grupo. Com dois bons nomes à disposição, Celia e Luciano Barbosa estariam avaliando as demais composições, flertando com aliados e conhecendo a capacidade aglutinadora de cada um.

 

Nas ruas, Yale e Nezinho

Enquanto foi prefeito da cidade Yale demonstrou versatilidade e nenhuma timidez para enfrentar as ruas. Criou projeto itinerante de governo e, a tiracolo com vereadores e lideranças, perambulou a cidade. Também foi o queridinho da imprensa, com quem tem jurássico relacionamento. Nezinho fez valer seu relacionamento próximo com algumas lideranças, a exemplo do presidente Braz, da Facomar e alguns ex-secretários municipais, com que vem conversando amistosamente. No páreo, ambos demonstram aptidão e vontade de encarar a oposição.

 

Quem é quem?

Nos corredores do Centro Administrativo Antônio Rocha a conversa é redundante e versa sempre sobre: Célia deve mesmo abandonar a carreira política? Há os contra, os a favor. Yale ou Nezinho? Dividida, a turma parece ter sempre suas preferências, não obstante se mostrar disposta a mudar de opinião assim que seja dado o veredicto.

 

Modelo para gringo ver

Em tempo, em agosto do ano passado, do conselheiro sênior do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e chefe da Área de Inovação, o americano Christopher Fabian, esteve em Arapiraca para conhecer o trabalho para o desenvolvimento de crianças e adolescentes realizado no município. Saiou daqui encantado com o que viu e a receptividade da prefeita.

 

 

 

Intervenções urbanas

Cara nova nas praças públicas de Arapiraca. São as intervenções urbanas que estão sendo feitas pela Prefeitura de Arapiraca através do grupo de artistas que compõem a Fabrica de Sonhos (responsável também peça criação da cidade cenográfica da cidade do último São João). As pinturas são verdadeiras de arte que estão sendo produzidas por artistas consagrados na cidade, a exemplo do pintor Marcelo Mascaro.

 

São Sebastião

A retirada de circulação de cinco ambulâncias deixou sem atendimento centenas de moradores de 18 povoados de São Sebastião, município localizado a 150 km de Maceió.

As comunidades de Capoeira, Capim Branco, Pedra Preta, Sapé, Tabuleiro de Dentro, Porteiras, Gado Bravo, Jenipapo, Malhada da Onça, Grotão, Malhada da Areia, Prata, Maracujá, Lagoa Seca, Gongo, Curralinho, Terra Nova e Tapera foram as mais prejudicadas com a medida.

 

Rodízio

Este colunista foi informada pela assessoria da prefeitura de que foi feito um rodízio com as ambulâncias que estavam à disposição dos moradores das 18 comunidades rurais.

A decisão, no entanto, não está agradando as centenas de famílias que agora são obrigadas a se deslocar para o centro da cidade em busca de atendimento. 

 

Sem cumprir

A informação é do jornalista Roberto Gonçalves: Inaugurada pelo então governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) e pelo prefeito James Ribeiro (PMDB), no dia 8 de abril de 2014, com a finalidade de atender a cerca de 150 mil pessoas com um serviço moderno, ágil e humanizado a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) de Palmeira dos Índios não está cumprindo a sua finalidade social.

 

Alto risco

Uma outra finalidade da sua implantação, seria desafogar o Hospital Regional Santa Rita e a Unidade de Emergência Doutor Daniel Houly em Arapiraca. A UPA está atendendo apenas os pacientes que passam pela triagem do protocolo de Classificação de Risco Humaniza do Sistema Único de Saúde (SUS) e são identificados pela cor vermelha o que significa alto risco para a prioridade no atendimento médico.

 

Estão em greve

Os médicos da unidade estão em greve desde o dia 31 de março último prejudicando com a paralisação, a população mais carente do município de região. A paralisação é decorrente do atraso no repasse de salários. Cumprindo a legislação 80% dos serviços previstos estão sendo mantidos para a população.

 

… O secretário municipal de Saúde, Glifson Magalhães, explicou que aguarda para a próxima semana, uma contrapartida do Governo do Estado, que vai possibilitar a quitação de parte dos salários aos médicos que estão com suas atividades paralisadas.  

 

… No mês de março, a deputada estadual Thaise Guedes (PMDB), esteve no município de Porto de Pedras, onde foi conhecer de perto o trabalho e instalações da Associação Peixe-Boi.

 

… Durante a visita, a equipe técnica também explicou alguns projetos que a associação prevê, a exemplo da reconstrução da ponte que dá acesso ao berçário dos peixes-boi. Atualmente quebrada, a estrutura precisa de investimentos na ordem de R$400 mil.

 

… Comprometida com a causa, a deputada se reuniu na tarde desta segunda-feira (04), com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima e com o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, para discutir a viabilização do repasse de recursos necessários para a reconstrução da ponte.