Blog do Dresch

5 de abril de 2016

O futebol e o jazz de luto

                   O mundo e as artes perderam no final de semana, duas lendas que fizeram a alegria de milhares de pessoas em suas atividades. O futebol perdeu o jogador e técnico italiano Cesare Maldini e a musica perdeu o saxofonista argentino Leandro “Gato” Barbieri. Maldini faleceu aos 84 anos, e era um mito da equipe do Milan, onde jogou por doze anos consecutivos. Pela seleção italiana jogou 14 vezes e treinou tanto o Milan, quando a própria seleção italiana inclusive em conjunto com Enzo Bearzot na conquista do título em 1982, e até a seleção Paraguaia na Copa de 2002. Ele é pai de outro craque italiano, o lateral Paolo Maldini, também do Milan, que inclusive fará uma semana de homenagens a Cesare por sua contribuição ao clube.

Lendas do futebol e do jazz 2

                   Já o saxofonista argentino Leandro “Gato” Barbieri morreu em Nova York aos 83 anos neste final de semana vitima de uma pneumonia. Ele foi ganhador de um “Emmy” pela trilha sonora (maravilhosa) de “O Último Tango em Paris”. Nascido na cidade argentina de Rosário, ao norte de Buenos Ayres, viveu os últimos 40 anos nos Estados Unidos, e em 2015 recebeu um Grammy latino por sua carreira e pelo conjunto da sua obra. Gravou mais de 50 discos com os maiores ícones da musica mundial. Fêz parte de uma plêiade de músicos argentinos conhecidos no mundo todo e faz parte de um quadro de honra juntamente com Astor Piazzola, Mercedes Sosa, Lalo Schifrin e Carlos Gardel.

 

Vacinação contra HPV

                   Meninas com idade entre 9 e 13 anos já podem ser orientadas a receber a dose da vacina contra o HPV. A campanha nacional de mobilização, coordenada pelo Ministério da Saúde, segue até o dia 15 de Abril, mas a vacina pode ser encontrada nos postos de saúde durante todo o ano. O objetivo é vacinar pelo menos 80% das meninas de 9 anos de idade, público-alvo da campanha, formado por um total de 1,7 milhão de meninas. A imunização é feita em duas doses injetáveis. A primeira nos meses de Março ou Abril, e a segunda, seis meses após a primeira. A orientação do Ministério é que meninas de 10 a 13 anos que ainda não foram vacinadas, ou que não completaram o esquema vacinal, também sejam vacinadas durante a campanha de mobilização. A proteção só é completa se todas as doses forem aplicadas. Meninas e mulheres, na faixa etária de 9 a 26 anos, vivendo com o HIV ou Aids, também devem ser vacinadas. Nesse caso são três doses: a segunda é administrada dois meses depois e a terceira, após seis meses. Dados do Ministério apontam que cerca de 59 mil mulheres de 15 a 26 anos vivem com HIV ou Aids no Brasil. O Ministério orienta que a vacina deva ser aplicada em meninas de 9 a 13 anos nas escolas públicas e privadas, para garantir maior alcance de imunização. O Ministério da Saúde gastou R$ 1,1 bilhão para a compra de 32 milhões de doses contra o HPV nos últimos três anos.

 

Igreja do Ó é reaberta

                   Um dos principais símbolos arquitetônicos do Século XVII e referência entre os templos católicos do Nordeste, a Igreja de Nossa Senhora do Ó, localizada no Alto de Ipioca, na região Norte da capital, reabriu suas portas no último Domingo, com uma missa solene. A Igreja foi totalmente recuperada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e restaurada durante um ano e meio. Com o local abrindo suas portas o Alto de Ipioca volta a fazer parte da estrutura turística e religiosa da capital e recupera a autoestima da comunidade local, assegura o prefeito Rui Palmeira, que participou da Missa de Domingo, rezada pelo Arcebispo de Maceió.

Igreja do Ó é reaberta 2

                   Com as obras de recuperação e restauração em toda a sua estrutura física, a Igreja ganhou mais segurança e comodidade para os fiéis. Antes o telhado e as paredes apresentavam rachaduras e algumas áreas colocavam em risco a realização de atividades religiosas ou culturais no local. Os moradores de Ipioca reconheceram o trabalho técnico realizado e garantiram que ajudarão  na manutenção e nos cuidados de preservação da Igreja, que completa 388 anos de construção. O segundo presidente republicado do Brasil, marechal Floriano Peixoto, filho de Ipioca, foi batizado na referida Igreja.

Tomografias mais constantes

                   Adultos com idade entre 55 e 74 anos e com alto risco de câncer de pulmão devem ser submetidos a tomografias computadorizadas dos pulmões com mais frequência. O alerta é da Associação Médica Canadense e as diretrizes se aplicam para quem fuma ou deixou de fumar há 15 anos, quem fumou um maço de cigarros por dia nos últimos 30 anos, ou dois maços nos últimos 15 anos. A preocupação dos especialistas canadenses faz sentido. No Canadá, o câncer de pulmão teve 26 mil novos diagnósticos em 2015, matando mais que os outros tipos da doença, como mama, próstata ou colorretal.

Tomografias mais constantes 2

                   No Brasil, dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) preveem mais de 28 mil novos casos da doença em 2016, acometendo cerca de 17 mil homens e 11 mil mulheres. Por isso mesmo que a tomografia computadorizada deve ser realizada em pacientes com histórico de tabagismo pesado, mas cabe ao médico tomar esta decisão juntamente com o paciente, levando em consideração outros fatores relacionados ao contexto clinico. A tomografia possibilita uma visão milimétrica de todo o pulmão, permitindo detectar e medir as dimensões de um nódulo, sua posição e relação com as demais estruturas ao redor.

 

 

  • A polícia alagoana localizou e prendeu, no final da tarde de Domingo, uma quadrilha de latrocinistas que vinha assaltando vans e outros veículos de transporte na região de Capela, Cajueiro, Viçosa e outros municípios próximos.
  • Horas antes, essa mesma quadrilha havia cometido um assalto contra os passageiros de uma van na AL-210, próximo a Cajueiro, deixando inclusive um passageiro assassinado.
  • Uma denúncia anônima levou policiais civis e militares da 4ª Companhia Independente de Atalaia até uma residência em Cajueiro, onde foram presos dois homens e uma mulher, que usavam o esconderijo como uma base para assaltos na região, já que todos os criminosos residiam no conjunto Cidade Sorriso em Maceió.
  • Na casa a polícia recuperou os pertences dos passageiros assaltados, além de outros objetos (inclusive uma motocicleta) com queixa de roubo.
  • A polícia investiga a possibilidade de outras pessoas integrarem a quadrilha e relacionando os assaltos cometidos na região pelos bandidos nos últimos meses.