Flávio Gomes

27 de março de 2016

Pelo respeito à lei

De Pierpaolo Cruz Bottini, advogado da presidente Dilma Rousseff, em artigo no jornal “O Estado de São Paulo”, no qual aborda a necessidade de serem preservadas, a qualquer custo, as prerrogativas democráticas e o Estado de Direito: “Todos somos contra a corrupção, contra a improbidade administrativa, contra o mau uso da máquina pública. Por isso lutamos pela autonomia da Policia Federal, pelo fortalecimento do Ministério Público, pela aprovação de leis que punam com mais severidade atos como a lavagem de dinheiro, a formação de associações criminosas e outras condutas similares. Mas esse bom combate deve ser feito dentro da lei, dentro dos parâmetros fixados pelo legislador, dentro do Estado de Direito. Não venho aqui criticar um ato judicial determinado, um juiz, um desembargador, um Ministro. Não é disso que se trata. Se trata de destacar minha apreensão diante de propostas de supressão da legalidade para conferir eficiência ao combate à corrupção. Essas propostas são corriqueiras, estão nas ruas, nas redes sociais. São elas que me assustam.”

“Boca quente”

A disputa pelas duas vagas ao Senado, em 2018, se prenuncia autêntica “briga de foice”. Renan Calheiros e Benedito de Lira, atuais senadores, são candidatos naturais. O deputado federal Marx Beltrão, muito bem estruturado politicamente, se apresenta como uma cara nova. Téo Vilela, ex-senador e ex-governador, pode ser outro forte candidato.

Memória

Em 2010, Benedito de Lira conquistou uma das duas vagas com mais votos que Renan Calheiros, que ficou com a outra. Uma surpresa dupla, pois Heloísa Helena começou a campanha como favorita e Renan, aparentemente, era mais forte que Biu. Diz-se que até hoje Renan guarda esse ranço. E se prepara para o troco, em 2018.

Ao futuro

Pelo poder de articulação nos seus 40 anos de política, forjado da militância no então clandestino PC do B ao fisiológico PMDB, e pela força da presidência do Senado, Renan Calheiros é o fiel da balança para a permanência do PT no governo – o que inclui a manutenção do mandato de Dilma. Hoje, ele é Dilma de carteirinha. Amanhã…

Bronca

Está previsto para amanhã o depoimento do deputado federal Cícero Almeida (PMDB) no TSE, no processo de cassação de mandato impetrado pelo PRTB, por infidelidade partidária. Em favor de Almeida há a circunstância de recente reunião entre Levy Fidélis, presidente do PRTB, e Renan Calheiros, manda chuva do PMDB.

Diferente

O deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) reafirma a postura inovadora ao promover o evento “Política em Movimento”, no dia 8 de abril, para discutir novos modelos na política alagoana. E justifica: “Uma das minhas principais missões é estimular novas pessoas a ingressarem na política. Quero compartilhar minha experiência.”

Incontestável

Que Lula é um salafrário, não há dúvida alguma. Se havia, acabou com a divulgação das escutas telefônicas – pode-se discutir os meios, não o conteúdo – em que demonstra  autoritarismo, falta de ética, desonestidade e desrespeito às instituições. Mas nenhum opositor seu pode contestar: para o bem ou para o mal, ele  é a maior liderança do país.

 

Opinião

Do jornalista Kennedy Alencar: “As delações da Odebrecht e a lista com mais de 200 políticos de 18 partidos que receberam recursos da empresa vão fazer um estrago amplo. A divulgação dessa lista, por exemplo, alimenta o desejo de deputados e senadores de entregar logo uma cabeça para tentar acalmar a opinião pública. Nesse contexto, a medida mais rápida é votar logo o impeachment.”

 

 

*O governo anuncia para amanhã, às 10 horas, no Palácio República dos Palmares, a transmissão de cargo de secretário de Segurança Pública ao coronel PM Lima Júnior. Terá a difícil missão de substituir o promotor Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.

 

*O Museu do Videogame Itinerante termina hoje sua participação no Parque Shopping Maceió, com mais de 200 consoles de todas as gerações. O evento dispõe também de desafios Just Dance, simuladores de corrida e desfile de cosplay. Grátis.

 

*A Secretaria Municipal de Comunicação Social anuncia para amanhã o encerramento da programação referente à Semana Santa na Praça Ganga Zumba, em Cruz das Almas, com realização de missa e Santa Ceia. Iniciativa do vereador Cleber Costa.

*O Senac abriu matrículas para novas turmas do curso Técnico em Segurança do Trabalho. Há vagas nas Unidades Poço, em Maceió, com início das aulas em abril, e em Arapiraca, com início das aulas em maio.  Informações: 2122.7858

 

* Prossegue até o dia 7 de abril, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, a exposição do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas com os trabalhos finalistas do I Concurso de Fotografia Ambiental. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

 

*O Instituto do Meio Ambiente alerta aos produtores rurais que o prazo final para efetuar o Cadastro Ambiental Rural termina em 5 de maio. Quem não tiver inscrito suas áreas poderá sofrer restrições junto às instituições financeiras de crédito rural.

 

*O hexagonal decisivo do Campeonato Alagoano marca para hoje dois clássicos, às 16 horas. O Coruripe receberá o CSA, enquanto em Arapiraca o ASA encara o CRB. No Trapichão, às 18h30m, a Seleção Olímpica do Brasil enfrenta a África do Sul.

 

 

“Tudo pode acontecer, até um sério conflito social”

José Murilo de Carvalho

Historiador, para quem o impeachment de Dilma Rousseff não resolveria os problemas do Brasil