Flávio Gomes

25 de março de 2016

Desemprego em massa

De Paulo Guedes, em “O Globo”: “… A presidente perdeu oportunidade ímpar de atravessar uma ‘ponte para o futuro’, endossando o ‘Plano Temer’. Esse punhal com que teriam tentado atingí-la seria desviado contra o peito dos supostos conspiradores, pois a responsabilidade pela condução do plano e o ônus político de sua aprovação no Congresso seriam do PMDB, enquanto o PT lhe pediria apoio para vetar algumas das propostas. Mas Dilma preferiu reafirmar seu controle da economia patrocinando a dócil e frágil dupla Tombini/Barbosa, e terá de encaminhar agora suas propostas buscando apoio do PMDB após uma interferência direta em eleições internas para disputa da liderança do partido na Câmara. Tudo isso, aliado ao despreparo de seu próprio partido quanto à necessidade das reformas, torna bem menos provável uma reversão da crise. Mas pode ser que o desemprego em massa em 2016 consiga persuadir o PT quanto à conveniência da flexibilidade dos acordos salariais em lugar da nefasta rigidez de uma obsoleta legislação trabalhista. Pode ser que o governo reconsidere a indexação dos salários mais elevados no setor público, que não sofre o flagelo do desemprego. Ou pode ser que o desemprego em massa derrube o governo, colocando a opinião pública na base da pirâmide a favor do impeachment.”

Planejamento

O governador Renan Filho teria montado uma estratégia interessante para garantir a sua reeleição. Buscaria, este ano, eleger prefeitos do PMDB ou de partidos aliados em cidades de maior porte para, em 2018, ter uma base política sólida e, então, atuar muito firme nos municípios de menor porte, fechando o ciclo em seu favor.

 

Pendência

Na sua pretensão, o grupo político do governador, encabeçado pelo PMDB, tem, pelo menos por enquanto, uma questão a resolver: encontrar um candidato viável à Prefeitura de Arapiraca. No segundo maior colégio eleitoral do Estado a liderança das pesquisas é do deputado Tarcizo Freire (PP), seguido do ex-deputado Rogério Teófilo (PSDB).

 

Pontual

Dentre as cidades de maior porte, é questão de honra para o governador Renan Filho fazer o prefeito de União dos Palmares e garantir respaldo para si próprio, em 2018. O município foi o único na Zona da Mata onde Benedito de Lira, seu adversário em 2014, foi o mais votado, com apoio do ex-governador Manoel Gomes de Barros.

 

Concorrência

Existem a esta altura quatro pré-candidatos a prefeito de Maceió: Rui Palmeira (PSDB), que tentará a reeleição; Cícero Almeida (PMDB); João Henrique Caldas (PSB); Paulão (PT). Os dois primeiros são candidatos para valer. Os outros dois buscam ocupar espaço em benefício da reeleição à Câmara dos Deputados, em 2018.

Dependência

Cícero Almeida é um campeão de votos. As urnas dizem isso. De 2000 a 2014 se elegeu sucessivamente vereador, deputado estadual, prefeito de Maceió (dois mandatos) e deputado federal. Mas passou por vários partidos e nunca teve um para chamar de seu. No mais novo, o PMDB, depende, para tudo, do senador Renan Calheiros.

 

Constatação

O PT ficou sem representação na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Maceió, com a desfiliação dos deputados estaduais Marquinhos Madeira e Ronaldo Medeiros, ambos agora no PMDB, e do vereador Cleber Costa, que foi para o PP. Algo em comum: nenhum jamais teve qualquer afinidade ideológica com o partido.

Cenário

Do jornalista Tiago de Vasconcelos: “Desde quando foi eleita e instalada a comissão de impeachment de Dilma na Câmara dos Deputados o clima em Brasília é de enterro. Muito diferente daquele nas redes sociais e no noticiário, que mostra um ‘embate’. A discussão vai se restringir ao Facebook. No mundo real, a batalha acabou.”

 

 

O maior mercado emissor internacional de turistas para Maceió, Buenos Aires, terá um voo semanal para Maceió a partir de amanhã. Será operado pela GOL, sempre aos sábados, com duração de 5h50m, saindo às 0h57e fazendo escala em Salvador.

 

*Hoje se comemora o Dia Nacional do Oficial de Justiça. Aqui em Alagoas são 312 os profissionais que colaboram na execução das ordens judiciais e possibilitam a regular tramitação dos processos. Há Central de Mandados em Maceió e em Arapiraca.

 

*O programa “Almanaque Educativa” de hoje relembra a trajetória do compositor e cantor Renato Russo, grande nome do rock, que comemoraria 57 anos de idade no próximo domingo. Às 13 horas, na Educativa FM, e às 14 horas na Difusora AM.

*A exposição “A Mais Bela Morada do Sol – 200 anos de Maceió” continua aberta a visitação pública no Museu da Imagem e do Som, em Jaraguá, até 4ª feira próxima, 31 de março. Interessados podem obter maiores informações em 3315.7882.

*Nos dias 21 e 22 de maio, às 16 horas, o Teatro Deodoro receberá o espetáculo “Era uma Vez…”, que tem como cenário a Floresta Amazônica. É, na verdade, uma proposta à reflexão pela preservação da natureza. Informações: 99620. 8772/ 98753.3321.

* O Edital SENAI SESI de Inovação recebe, até 7 de novembro, propostas de empresas interessadas em financiamento de projetos de inovação tecnológica, de desenvolvimento de protótipos e na área de saúde e segurança do trabalho. No total, são R$ 23,6 milhões. 

*A Operação Lava Jato investiga o pagamento de propina de R$ 500 mil na construção da Arena Corínthians. Projeto idealizado pelo corintiano Lula, que, como Presidente da República, mandou liberar dinheiro do BNDES para a obra. Onde tem Lula…


“Por que a alma mais honesta do país está preocupada com o juiz Sérgio Moro?”

 Ricardo Noblat

 Jornalista, questionando o ex-presidente Lula