Edmilson Teixeira

23 de março de 2016

Marechal Deodoro

O PMDB dos “Renans” em Alagoas adotou a prática ambiciosa de desestruturar candidatos opositores com chances de chagarem aos cargos de prefeito em grande parte dos nossos municípios, a fim de atender interesses pessoais. Sobretudo direcionado a prefeitos que estão em pleno mandato e que vão para a reeleição, mas preocupados com a popularidade dos adversários. Um típico exemplo é Marechal Deodoro. O candidato Júnior Dâmaso que ao que parece fazia uma parceria imbatível com o vereador Cacau, teve que engolir  “corda” do senador Renan Calheiros, a fim de fortalecer agora o grupo do prefeito Cristiano Matheus. Deixou o PV para ingressar no  PMDB.  

Jacaré  dos Homens 01

Em Jacaré dos Homens o ex-prefeito Marcelo Souto voltou a se escorar nas costas do deputado estadual Antônio Albuquerque (PTB), para mais uma vez chegar a comandar a Prefeitura. Entra como favorito, pois costuma dizer que seu maior cabo eleitoral tem sido o péssimo trabalho administrativo do prefeito Júnior Ernesto, seu ex-aliado. “A candidatura de Marcelo é duvidosa. Ele tem muito processo para resolver, junto a CGU, sobretudo referente a seus dois anos de governo”, disse Júnior Ernesto.

 

Jacaré dos Homens – 02

Mas numa articulação referendada por Antônio Albuquerque (PTB), Marcelo Souto (PRP) abriu mão da candidatura a prefeito e indicará seu filho Kinzinho para compor como vice na chapa do candidato majoritário Zé Antônio (PR). Marcelo Souto, que foi o coordenador da campanha de Renan Filho na região, disse (como desculpa) que é necessário, primeiro, pensar na cidade e nas pessoas de Jacaré dos Homens, por isso, em torno de um projeto ainda maior, foi que abriu mão da candidatura. Será?

 

Piaçabuçu

Até as eleições de outubro próximo as prefeituras não vão deixar de promover festas e mais festas, a fim de ligar política com ação de trabalho público. Crise para isso não existe. O que importa para muitos prefeitos é folia. É o caso  de Piaçabuçu, que na última semana deste mês, em parceria com a Igreja Católica fará durante três dias, mais uma festa de Bom Jesus dos Navegantes, num  povoado da região. Entra as atrações musicais;  Adalgiza “a mulher sem coração” e a banda Fio Dental.

Arapiraca

Visando cuidar dos pets, o projeto “Prefeitura Com o Povo” está levando para os bairros de Arapiraca toda uma estrutura médica para tratar de cães e gatos. Na última edição do projeto, no bairro Jardim Esperança, equipes técnicas do Centro de Controle de Zoonoses  estiveram realizando vacinação antirrábica e atendimento gratuito. Os veterinários  afirmaram que, aos arapiraquenses que perderam a oportunidade de fazer a vacinação antirrábica de seus pets em dezembro último, podem procurar o CCZ em horário comercial. A dose é anual.

Joaquim Gomes  01

Mesmo com bronca na justiça por ter provocado um rombo na Prefeitura de  Mata Grande, relacionado ao período em que foi prefeito, por sinal passou apenas um ano e meio no comando, visto que teria sido afastado por bronca no repasse da Previdência, Hélio Brandão já está em plena campanha na acanhada cidade de Joaquim Gomes. No último final de semana, a fera  teria participado de uma festa realizada na comunidade da Usina Agrisa. Lá estavam políticos ligados ao seu grupo, e pretendentes à câmara de vereadores.

Joaquim Gomes  02

O histórico político de Hélio Brandão em Joaquim Gomes, faz parte do histórico da mulher, Cristina que por ter propriedade naquela região chegou a ser prefeita. Foi uma administração recheada de problemas de improbidade administrativa. Cristina foi para a reeleição; venceu o pleito, mas não assumiu o cargo, acusada de compra de voto.

Joaquim Gomes 03

Por conta da compra de voto, foi que Cristina Brandão, teria sido condenada em maio de 2014, pela Justiça a cinco anos de reclusão pela acusação de compra de votos durante a eleição de 2008. A sentença foi profira pelo juiz Lucas Doria Ferreira. Cristina Brandão também foi condenada pelo crime de formação de quadrilha. A justiça acatou a denúncia do MPE, ajuizada em agosto de 2011, feita pelo promotor de Justiça Silvio Azevedo Sampaio. De acordo com o promotor, ela se aliou a filha Frinéia Gomes Brandão, Erivan Crisostomo da Silva, Fernando Ferreira Pinto Peixoto e Wilton Jalbas Gomes Fragoso para a prática de crime eleitoral.

Ação de parceria 01

De terça a quinta da outra semana, haverá em vários municípios alagoanos, novas turmas para a oficina do Jovem Cidadão. O projeto que é patrocinado pela Petrobras, e executado pela  Fetag/AL está em seu segundo momento, com novos aprendizes sendo orientados por ex-educandos, que agora atuam como educadores sociais.

Ação de parceria  02

Com o objetivo de tornarem-se agentes de desenvolvimento em suas comunidades. Os aprendizes representarão os municípios de São Sebastião, Palestina, Olho D’Água Grande, Jaramataia, Santana do Ipanema, Mata Grande, União dos Palmares, Palmeira dos Índios, Dois Riachos, Murici, Santana do Mundaú, Pão de Açúcar e Taquarana. E após o término da oficina, os jovens capacitados estarão aptos a desenvolverem as ações em suas comunidades.

Fornecimento – Norte

Deu problema no sistema de abastecimento de água esta semana na região Norte. A Casal está trabalhando, a fim de restabelecer o sistema  d’água de Matriz de Camaragibe e Flexeiras afetado por casos mecânicos na estação elevatória (Matriz do Camaragibe) e rompimento de adutora (Flexeiras).

Fornecimento – Sertão

No Sertão, um problema no conjunto motobomba da estação elevatória de água tratada 03 afetou o abastecimento de Pariconha, Água Branca, Mata Grande, Inhapi e Canapi. Até ontem, técnicos da Unidade de Negócio Sertão, da Casal, estão trabalhando para consertar o equipamento, mas ainda não há previsão de quando o serviço seja concluído.