Roberto Baia

19 de março de 2016

Ações de Cidadania

O bairro Jardim esperança recebeu nesta sexta-feira, 18, mais uma edição do Projeto Prefeitura Com o Povo. Uma iniciativa do prefeito Yale Fernandes, que pretende levar ações de cidadania, cultura, saúde, educação e lazer, para as comunidades de Arapiraca. Nas edições anteriores o “Prefeitura Com o Povo” já percorreu os bairros Caititus e Olho D’água dos Cazuzinhas.

 

Serviços centralizados

Já existem diversos serviços nessas comunidades e o “Prefeitura Com o Povo”, executa uma ação centralizada, que dá mais comodidade aos moradores que precisam de assistência. Nesta sexta-feira a Secretaria de Saúde disponibilizou atendimento para cães e gatos e vacinação por meio de um veterinário; testes rápidos de HIV/Aids, sífilis e hepatite, aferição de pressão arterial; glicemia. Para os interessados em resolver ações jurídicas e sociais, houve o recadastramento do Bolsa Família, e informações sobre o Pronatec, Jovem aprendiz, além de emissão de carteira de trabalho.

 

Apenas 24 horas

As famílias que ocuparam as casas de um Residencial em Rio Largo, região metropolitana de Maceió, deverão deixar os imóveis em até 24 horas. A determinação que obriga a saída do local foi entregue pela Justiça, através de um oficial de justiça que foi ao local acompanhado dos policiais do Centro de Gerenciamento de Crises.

 

Vítimas da enchente

O residencial de Rio Largo foi construído para abrigar as vítimas da enchente de 2010, no cadastro consta que os contemplados, além de ter sofrido com a enchente, possuir baixa renda, mas em janeiro as casas foram invadidas por famílias que alegavam que as residências eram destinadas a moradores de outras cidades. No conjunto habitacional existem quase 2 mil casas, destas 1.300 estão ocupadas irregularmente.

 

Campeonato esportivo

Começa neste domingo o Campeonato Viçosense de Futebol Amador. Os jogos acontecerão no estádio Senador Teotonio Vilela e nos campos anexos, sempre a partir das 8 horas da manhã. Estão na disputa 15 times amadores da Zona Rural e Urbana de Viçosa.

 

 

Aumento de 11,36%

Em reunião ocorrida no Centro Administrativo Municipal, na tarde desta sexta-feira, 18, com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Alagoas (Sinteal/Agreste) e uma comissão de educadores, a secretária Gorete Queiroz anunciou reajuste salarial de 11, 36% para a categoria. O percentual foi anunciado na reunião, que também contou com a presença do secretário de Finanças, Lucas Leão, e a vereadora Graça Lisboa (PDT).

 

Foi aceito

Os professores e pessoal de apoio decidiram realizar uma assembleia extraordinária no estacionamento do Centro Administrativo e, após uma série de debates, a categoria aceitou a proposta de aumento salarial de 11,36%, sendo 10% para abril e 1,36% antecipado de outubro para setembro deste ano. Uma outra pauta, referente a um saldo do Fundeb, ficou acertada para o início da tarde da próxima quarta-feira (23), data em que as duas partes voltam a se reunir e negociar a outra reivindicação da categoria.

 

Vereadores

Com Roberto Gonçalves: Uma comissão de vereadores acompanhados do secretário municipal de Meio Ambiente, Ivens Barbosa Leão esteve na tarde desta quinta-feira, (17) no conjunto residencial Brisa do Lago após a manifestação dos moradores na Câmara Municipal na ultima terça-feira, (15).

A população do conjunto reclama do mau cheiro emanado da lagoa de decantação do frigorifico. De acordo com o titular da pasta do Meio Ambiente, a empresa está tomando várias medidas para solucionar o problema.

Decomposição

Uma das medidas será a colocação de quatro  aeradores na primeira lagoa que vai provocar a aceleração da decomposição dos resíduos. Em entrevista anterior, o diretor da Frigovale, Joelson Gomes, explicou que foram colocadas peneiras nos tubos que estava indo resíduos sólidos a exemplo das fezes dos animais que a partir de agora ficam retidas.  Explicou que desde a última segunda-feira, 14, o processo vem sendo realizado de maneira mais eficaz, explicou.

 

Meio ambiente

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) em recente visita realizada na empresa, identificou alguns problemas sendo aplicada uma advertência determinado um prazo  até o dia 21deste mês  para que os problemas verificados fossem resolvidos pela empresa. No momento da visita da comissão de vereadores no conjunto Brisa do Lago no inicio da tarde desta quinta-feira, 17, o mau cheiro não era intenso apenas em alguns momentos era notado com a ventania. No entanto os moradores reclamam que o mau cheiro intenso é no final da tarde, manhã e a noite.

 

 

… O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), assina, nesta segunda-feira (21), o termo de cooperação técnica com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

 

… A partir do convênio firmado, serão desenvolvidas técnicas que promoverão estratégias para a formação de capacidades em apoio à elaboração e gestão de Planos Plurianuais (PPA) e Orçamentos dos Municípios de Alagoas, com foco na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

 

… O apoio técnico entre a SEPLAG e a AMA será realizado nas áreas de planejamento estratégico, gestão para resultados, planejamento governamental, orçamento, desenvolvimento territorial, legislação, treinamento, capacitação e demais procedimentos considerados necessários às ações de gestão pública.

 

… O intuito da parceria é transferir tecnologia, difundir conhecimento técnico e promover o intercâmbio de boas práticas, em prol de metodologias que promovam o desenvolvimento do Estado e seus municípios.