Edmilson Teixeira

16 de março de 2016

Pilar, cidade em clima de festa!

O povo pilarense vem comemorando os 144 anos de emancipação política do município desde domingo último. Ontem, o prefeito Carlos Alberto Canuto passou à tarde toda inaugurando obras e mais obras e prestigiando torneio esportivo. Hoje data oficial do evento, haverá missa em ação de graças, hasteamento, rodada dupla de futebol, passeio de ciclismo, exposição de fotografias, desfile escolar e grande show à noite com Mano Walter e Diogo Cachorrão. Pilar que faz parte da região metropolitana de Maceió pertencia a Atalaia.   

Palmeira dos Índios

Sobre o movimento nacional de paralização dos professores, iniciado ontem e que vai até amanhã, a presidente do Sinteal de Palmeira, Elenice, denunciou que o governo municipal, principalmente o secretário, Luiz Lobo, não permite que a categoria faça adesão à greve nacional de três dias. “O secretário foi irredutível e não aceitou que parássemos três dias, ameaçando cortar 25% dos nossos salários caso façamos adesão ao movimento. Ele avisou que vai permitir a paralisação de apenas um dia. A revolta da categoria é geral porque está se sentindo pressionada e ameaçada” destacou a sindicalista.

Anadia 

Entusiasmo e muita disposição; assim é o que dizem os amigos ligados ao agropecuarista Celino Rocha, que se filiou ao PDT, a fim de concorrer este ano a Prefeitura de Anadia. Tem o apoio dos deputados Galba Novais e Ronaldo Lessa, além de vereadores, empresários, políticos e amigos da região. “Celino Rocha possui boa posição nas pesquisas de bastidores, e para formalizar sua candidatura, vem conversando com lideranças politicas para possíveis alianças”, comentou o radialista Carlos Alberto.

Barra de São Miguel

Desde quando a crise do repasse do FPM começou a se agravar no ano passado, que o prefeito da Barra de São Miguel, José Medeiros Nicolau, o Zezeco tem feito questão de doar seu salário para ajudar o município. Afirma seu assessor, Claydson Moura, o  Mourinha, que os planos agora é juntar o dinheiro do Zezeco para comprar uma ambulância. O salário mensal do prefeito é pouco maior que 8 mil reais. A Barra está entre os municípios brasileiros que têm a cota mínima do FPM. O curioso é que Zezeco, segundo Mourinha, vai para a sua reeleição, otimista para se manter no cargo por mais quatro anos.  

Traipu

Expectativa é grande por parte da prefeita Conceição Tavares, a fim de que o procurador de Justiça de Alagoas, Eduardo Tavares, saia candidato a prefeito lá em Traipu. “Irei apoiá-lo sem sombra de dúvidas, caso ele decida entrar no páreo” disse. Conceição Tavares que não pode ir para mais uma reeleição, vem preocupada com o crescimento da candidatura da esposa do ex-prefeito Marcos Santos (seu maior adversário) que vem ganhando dimensão, sobretudo pelas alianças formadas em torno da oposição.

Eleição

As novas mudanças do Tribunal Superior Eleitoral para as eleições deste ano consistem que o prazo para oficializar registros de candidaturas termina no dia 15 de agosto. Dia 2 de setembro, finda o prazo para impugnar candidaturas. A eleição será no dia 2 de outubro. Lembrando que somente poderá trocar um nome de um candidato a prefeito, 20 dias antes da eleição; a exceção de caso de morte.    

Hospitais

A Comissão Intergestores Bipartite de Alagoas (CIB) aprovou, para serem encaminhadas ao Ministério da Saúde, as habilitações de 10 leitos de UTI Adulto Tipo III do Hospital Chama, em Arapiraca; a de dez leitos de UTI Pediátrica do Hospital Geral do Estado (HGE) e oito para a UTI Neonatal Tipo II do Hospital Regional Santa Rita e Maternidade Santa Olímpia, em Palmeira dos Índios.

 

Turismo

 

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe, também conhecida como “Pantanal Alagoano”, deve ser contemplada com um plano de desenvolvimento turístico. O documento está sendo elaborado por instituições que compõem o Conselho Gestor da APA, como a Codevasf, o Sebrae/AL e o Governo de Alagoas. A previsão é de que o plano seja executado por dez meses e contribua para tornar a região da várzea – situada entre os municípios de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto, todos em Alagoas – um importante polo de turismo gastronômico, científico e ecológico.

 

 

São Miguel dos Campos

Os estudantes da rede municipal de ensino, com idade entre 10 e 17 anos, começaram a receber a Caderneta de Saúde do Adolescente, segunda-feira. A ação integra as secretarias de Saúde e Educação do município. O material trata de prevenção em saúde, educação sexual e cidadania, além de possibilitar o controle da vacinação.


Teotônio Vilela 

Começou ontem e vai até amanhã, na cidade de Teotônio Vilela,  o curso ‘Venda mais, venda para o Governo’. É uma iniciativa do Sebrae/AL, que visa mostrar aos empresários da região, as vantagens e formalidades para que possam participar de processos licitatórios e assim, garantir uma boa fonte de renda ao vender para as prefeituras e governo do Estado.

  

Limoeiro de Anadia

 Depois de Chã Preta, a onda agora está pegando em Alagoas a questão de cavalgada feminina. É que domingo último as mulheres de Limoeiro de Anadia resolveram promover seu primeiro evento desta natureza, culminando com as comemorações do mês da mulher. Em Chã Preta, a festa que já entrou para a sua 4ª edição e que também ocorreu no domingo,  foi topada de gente registrando assim, um evento marcante.