Roberto Baia

15 de março de 2016

Protesto na Câmara

O líder comunitário do Residencial Brisa do Lago, pastor Marcelo Ramos, informou que nesta terça-feira, 15, haverá uma reunião entre os moradores do conjunto habitacional, do Bairro Olho D’agua dos Cazuzinhas e a Câmara de vereadores de Arapiraca. A pauta da reunião é a situação insustentável do Frigorífico FrigoVale, que está fazendo um descarte incorreto dos retos dos animais, o que provocado um mau cheiro insuportável.

Os moradores também exigem uma resposta das autoridades alagoanas porque até o momento não tomaram providências para solucionar o problema ou até mesmo interditar o frigorífico.

 

Mau cheiro

De acordo com o pastor, vereadores já informaram que entrarão em contato com a empresa FrigoVale e tomarão as medidas cabíveis para resolver a situação. Há mais de um mês que os moradores do entorno da empresa sofrem com o odor oriundo de uma das quatro lagoas de decantação do frigorífico.

 

Muitas doenças

“A empresa está funcionando irregularmente, sem a cortina de arvores para purificar o ar e sem a rede de proteção nas lagoas de decantação. Problemas de pele, alergias e problemas respiratórios são alguns dos sintomas causados pelo mau descarte do sangue e restos de animais abatidos”, disse o pastor Marcelo Ramos.

 

Troca de tiros

Moradores de Viçosa ficaram assustados durante o último domingo, devido à ação de um grupo de três bandidos, que estavam em motocicletas, armados e cometendo assaltos. De acordo com a polícia, até a esposa de um sargento da PM foi vítima dos bandidos. A situação foi tão grave que, nas imediações do Bairro Sabalangá, a Polícia tentou render os assaltantes, mas acabou em troca de tiros.

 

Insegurança

Não é a primeira vez que a população fica assustada com os assaltos. Assim que ocorreu o afastamento do ex-secretário de segurança, Alfredo Gaspar de Mendonça, a população ficou em estado de alerta. No dia seguinte ao afastamento, bandidos tentaram invadir algumas casas em Viçosa e chegaram a derrubar algumas portas na conhecida Rua do São Francisco.

 

Sem resposta

O IMA  – Instituto do Meio Ambiente, ainda não se posicionou sobre as denúncias de moradores do sítio Laranjal, em Arapiraca, que reclamam da fedentina provocada pela granja Luna Avícola, que tem, inclusive, causado uma grande infestação de moscas varejeiras.

Semana passada os moradores daquela comunidade procuraram a Câmara de Vereadores para cobrar um posicionamento, já que o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), expedido pelo Ministério Público e assinado em 2007, até hoje não foi cumprido.

 

Aguardando

“A comunidade aguarda ansiosa a resposta do IMA, visto que a situação está insustentável. São nove anos aguentando o mosqueiro que a cada dia se agrava mais. Devido à infestação do inseto, o comercio do sítio está fechando as portas e a população precisa constantemente vigiar os alimentos, para que as moscas varejeiras não pousem e contaminem a comida. Muitas vezes os pratos que já estão na mesa sendo consumidos, precisam ser jogados fora”, disse Marcos Cardoso, representante da comunidade.

 

Em Boston

A secretária de Planejamento, Cícera Pinheiro, e a coordenadora do programa Arapiraca Garante a Primeira Infância  (Agapi), Gineide Castro, juntamente com a primeira-dama de Alagoas, Renata Calheiros, estão participando, na cidade de Boston, nos Estados Unidos, do Curso de Gestão em Liderança para a Primeira Infância.

O curso teve início neste domingo (13) e segue até dia 18. A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Fernandes, também participa do treinamento acerca da gestão para o trabalho com a Primeira Infância.

 

Troca de experiências

Cícera Pinheiro e Gineide Castro estão realizando a troca de experiências no curso, que também conta com a presença de gestores de outras cidades brasileiras.

Arapiraca foi convidada para o intercâmbio nos Estados Unidos porque tem o programa Agapi, que foi uma das primeiras ações da gestão da prefeita Célia Rocha no ano de 2013.

 

Curso

Curso está sendo ministrado por Doutores e especialistas da Universidade de Havard e vai aprimorar ainda mais as ações a favor da Primeira Infância no município de Arapiraca e em Alagoas, uma vez que a primeira-dama Renata Calheiros conheceu as experiências do Agapi e pretende estender as ações com os cuidados da primeira infância para todo o estado.

 

 

… O prefeito, em exercício, Yale Fernandes (PMDB) cumpriu uma maratona de ações em sua agenda no comando da gestão pública municipal e finalizou a temporada dando início à 5ª Copa de Futsal da Indústria e do Comércio de Arapiraca, na noite de sexta-feira (11), no Ginásio Municipal João Paulo II, no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca.

 

… Em seu pronunciamento, durante a abertura do evento esportivo, Yale Fernandes destacou a geração de mais de 600 empregos gerados pelas empresas do Grupo Vieira, cujo empresário José Vieira Filho é o homenageado da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).

 

… O que a cor de um batom pode dizer sobre uma mulher? Há mulher que “provoca” o estupro? Perguntas como essas estão estampadas na exposição fotográfica “Não é sobre sexo. É sobre violência”, no Arapiraca Garden Shopping.

 

… A ação faz parte da campanha “Mereço Respeito” da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Para as Mulheres (SMPPM).

 

… Assim como toda a campanha, a exposição tem o intuito de promover a reflexão acerca do machismo enraizado em nossa cultura.