Flávio Gomes

11 de março de 2016

A crise se agrava

 cientista político Murillo de Aragão, no site “Diário do Poder”: “… A Arko Advice estima em 50% a possibilidade de a presidente Dilma Rousseff não terminar o seu mandato, o que é uma percentagem altíssima. A crise pode ter os seguintes desfechos nos próximos 30 ou 45 dias: 1) Em seu aprofundamento, a presidente Dilma Rousseff rompe com o PT e tenta refazer o governo a partir de uma nova maioria. É uma possibilidade, ainda que improvável. No entanto, o agravamento da crise pode levar a essa opção; 2) Sentindo-se isolada e sem condições, a presidente Dilma solicita licença e pede que o vice-presidente organize uma nova maioria para aprovar medidas emergenciais. É outra opção improvável, mas que não pode ser descartada diante de um acirramento da crise; 3) O TSE, em que pese o clima, não deve acelerar o julgamento da chapa a ponto de este ser concluído nos próximos 30 ou 45 dias; 4) A partir da decisão do STF sobre constituição e funcionamento da comissão que examinará o impeachment, o processo começará a ser debatido na Câmara com resultados incertos. Hoje, o governo ainda tem maioria para barrar o impeachment. A cada dia, no entanto, a situação fica pior para o Planalto; 5) As manifestações de 13 de março, por causa das recentes revelações e pela disposição de resistência de Lula e de seus aliados, têm um poder desestabilizador importante, que pode acelerar os vários tempos da crise.”

Perfil

A posição da Associação do Ministério Público de Alagoas, sugerindo que Alfredo Gaspar de Mendonça Neto se candidate a um cargo político, poderá mudar o quadro eleitoral. O Promotor de Justiça se revelou sério, determinado e eficiente na Secretaria de Segurança. Tudo o que o povo anda a exigir de um bom gestor público.

Arranhões

O prefeito Rui Palmeira sofreu dois desgastes no início deste ano, quando irá tentar a reeleição: pela negativa de ajuda financeira aos blocos que fazem o pré-Carnaval e pela reinstalação dos pardais eletrônicos. Episódios aparentemente banais, mas que já alteraram, inegavelmente, sua imagem junto aos formadores de opinião.

Sugestão

Em relação aos pardais eletrônicos, alguns aliados de Rui Palmeira estão sugerindo que seja ampliado o limite de velocidade a partir das 21 horas em vias de maior circulação de veículos: as Avenidas Álvaro Otacílio, Fernandes Lima e Durval de Gois Monteiro. Argumentam que velocidade baixa, tarde da noite, gera insegurança.

Apoio

Membro da Comissão de Saúde da Câmara, o deputado federal Marx Beltrão (PMDB/AL) festejou a aprovação do projeto que autoriza a utilização e a produção da chamada “pílula do câncer”: “Esse novo medicamento pode ser uma revolução. E é barato, custa menos de R$ 0,50 um comprimido. Todos podem ter acesso a ele.”

Alerta

Pessoas ligadas ao PT estão anunciando, pelas redes sociais, que vão às ruas no próximo domingo para tumultuar a manifestação contra o governo e pelo impeachment de Dilma Rousseff. Consta que é apenas uma ameaça, para esvaziar o movimento. Até porque se sabe que as Forças Armadas estão de prontidão para evitar tumulto.

Coincidência?

A concentração para o ato “Fora, Dilma” está marcada para 9 da manhã, no Corredor Vera Arruda, orla de Jatiúca. A poucos metros dali, no mesmo horário, na esquina da Avenida Amélia Rosa, haverá mobilização da Campanha pela Autonomia da Polícia Federal Contra a Corrupção, com coleta de assinaturas para PEC nesse sentido.

Articulação

De Tasso Jereissati (PSDB/CE), após reunião de senadores tucanos e peemedebistas: “O momento é muito sério e partidos do tamanho do PSDB e do PMDB não podem ficar omissos. Decidimos que vamos trabalhar juntos. É fundamental conversarmos para buscar uma saída, uma solução para essa crise. Do jeito que está não dá para continuar.”

 

*Segundo a jornalista Cristiana Lôbo, na Globonews, ao surgir a ideia de Lula ser ministro para se proteger da Operação Lava a Jato, o ex-presidente teria dito: “De que adianta eu ficar protegido, como ministro, e minha mulher e meus filhos na cadeia?”

*O 1º Seminário “Mulheres em Discussão: onde começa a violência e como ela pode acabar?” acontece hoje, 19 horas, no auditório do Norcon Empresarial, Mangabeiras. O juiz de direito Paulo Zacarias falará sobre a eficácia da Lei Maria da Penha.

* Inicia-se hoje, e prossegue até 22 de abril, na Casa do Patrimônio do Iphan, Jaraguá, a exposição Signos Miméticos-Poéticos, do artista Roberstson Dorta, com uma seleção de 150 desenhos. A curadoria é de Alice Barros. De terça a domingo, das 9 às 17 horas.

*O edital de seleção da 17ª edição do projeto “Teatro Deodoro é o Maior Barato” foi publicado no Diário Oficial e está disponível em www.teatrodeodoro.al.gov.br. As inscrições se iniciam hoje e vão até 11 de abril. O resultado sairá em 13 de abril.

 

*A Rádio Globo Maceió AM 710 apresenta hoje, a partir das 22 horas, mais uma edição do programa “Maria Lisboa – Portugal além do fado”, com informações, história, gastronomia, literatura e entrevistas, com Maria de Jesus. Produção: Givaldo Kleber.

*A Escola Superior da Magistratura de Alagoas lançou edital para inscrição,até 30 de abril, de artigos no “I Encontro de Pesquisas Judiciárias”, com o tema “Poder Judiciário: Estrutura, Desafios e Concretização dos Direitos”. Contato: www.esmal.tjal.jus.br.

*O Programa Esporte Campeão, da TV Pajuçara, apresentado pelo vereador Eduardo Canuto, festeja hoje 10 anos no ar com festa, às 19 horas, no Posto 7, orla de Jatiúca. Amanhã e depois haverá competições, partir das 8 horas, nas imediações do Posto 7. 

 

“Devemos vencer sem violência e ódio contra ninguém”.

Sérgio Moro

Juiz federal que comanda a Operação Lava a Jato, em palestra para empresários