Blog do Dresch

10 de março de 2016

Praça Pingo D’Água mantém o nome

                   Em boa hora e com argumento indiscutível, a vereadora Tereza Nelma (PSDB) conseguiu arquivar um projeto de lei que sugeria a troca do nome da Praça Pingo D’Água, no Trapiche da Barra. A ideia da autora do projeto, a vereador Fátima Santiago (PP), era homenagear a soldado Izabelle Pereira dos Santos, morta a tiros de metralhadora dentro da viatura da Radiopatrulha, onde trabalhava. A Praça Pingo D’Água é um patrimônio da municipalidade, ponto de referência na área sul do município de Maceió, e orgulho de quem reside no entorno ou nas proximidades.

Praça Pingo D’Água 2

                   Para encaminhar o projeto ao arquivamento, a vereadora Tereza Nelma utilizou como base a legislação municipal, que estabelece que a mudança de nomenclatura de qualquer logradouro público exige, antes de mais nada, o apoio integral da população local. A vereadora acentuou ainda que a indicação para homenagear a soldado Izabelle da Polícia Militar, pode ser efetuado em qualquer outro logradouro dos muitos ainda sem nome na capital alagoana. A informação foi da jornalista Vanessa Alencar.

Inflação desacelera

                   Alguns preços continuaram subindo durante o mês de Fevereiro, como alimentos e bebidas, mas de forma menor do que em Janeiro, mas o grupo da Educação exerceu a principal pressão, reflexo dos aumentos das escolas. De acordo com a medição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou Fevereiro com alta de 0,90%, uma desaceleração ante o 1,27% registrado em Janeiro. A informação foi dada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O preço dos alimentos continuou subindo chegando a 1,06%, mas com menos força que no mês anterior, quando alcançou 2,38%. A Educação exerceu a principal pressão chegando a 5,90%, refletindo os reajustes cobrados pelas escolas, especialmente nas mensalidades dos cursos regulares (aumentaram 7,43%). Outros cursos diversos (idiomas, informática etc.) tiveram variação de 5,53%. Com o resultado de Fevereiro o IPCA do ano ficou em 2,18%. Houve ainda em Fevereiro um recuo importante: da energia elétrica, que foi a grande vilã da inflação no ano passado. O índice baixou 2,16% no mês citado.

 

Chorando por Naná

                   Um câncer de pulmão matou ontem (vinha matando aos poucos) o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos (71), que em vida foi eleito por oito vezes seguidas, o melhor percussionista do mundo, segundo a revista Down Beat. Ele lutou durante sete meses contra a doença e morreu ontem de manhã, em, uma parada respiratória. O câncer foi descoberto ano passado, quando o musico ficou internado para tratamento de quimioterapia e mesmo nesta situação produziu o disco Café no Bule com Zeca Baleeiro e Paulo Lepetit. Também conseguiu, como fazia há 15 anos, abrir o carnaval de Pernambuco deste ano, à frente de uma centena de percussionistas.

Chorando por Naná 2

                   Juvenal de Holanda Vasconcelos, o Naná, nasceu no Recife em 1944 e aos 12 já se apresentava nos grupos de maracatu locais. Começou tocando bateria e passou para outros instrumentos. Tocou com Milton Nascimento e Geraldo Azevedo e logo seguiu para o exterior, morando nos Estados Unidos e na França, produzindo trilhas sonoras para filmes, que lhe renderam oito prêmios Grammy. Tocou ainda com B.B. King e Ella Fitzgerald. Mesmo sem ter cursado o nível superior, ano passado recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Wi-Fi na orla

                   Uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e a empresa Vivo permitiu a instalação de nove pontos na orla da capital, onde turistas e nativos terão acesso á internet de forma mais rápida e gratuita. Os locais foram escolhidos nas praias da Pajuçara e Ponta Verde, próximo aos locais de maior movimento turístico como barracas e bancas de jornais. Não é necessária senha para se conectar. Cada roteador wireless oferece a internet em um raio de 50 metros com uma velocidade de 50 a 100 MB/s e o serviço pode ser acessado por qualquer tipo de celular, tablet ou notebook, e não precisa ser cliente da Vivo.

Wi-Fi na orla 2

                   A oferta da internet gratuita em diversos pontos da Pajuçara e da Ponta Verde faz parte do projeto de desenvolvimento do marketing digital, lançado pela Prefeitura ano passado. O projeto objetiva promover a competitividade da capital como destino turístico e com a disponibilidade da tecnologia. Os pontos do Wi-Fi são: Banca de Revista do Hotel Enseada; Banca de Revista Pajuçara (em frente ao Colégio Imaculada Conceição); Banca em frente ao Hotel Radisson; Banca de Revista na Barraca Lopana; Banca ao lado da Barraca Pedra Virada; Banca em frente ao Hotel Maceió Mar Hotel; Banca do Sol, em frente á Galeria Espaço 20 e Banca de Revista Jatiúca, no Posto 7.

 

 

  • Pacientes de todo o Estado que necessitam fazer uso de oxigênio puro, para tratamento de cicatrização e circulação através de Câmara Hiper Bárica, encontram cada vez mais dificuldades, depois do fechamento do setor existente no Hospital do Açúcar.
  • Agora a proposta terapêutica somente pode ser realizada na Santa Casa e na Clinica Angioclin, localizada na Praça Guimarães Passos, no Poço.
  • Na Santa Casa, a cápsula de oxigênio comporta nove pessoas ao mesmo tempo. Já na Angioclin são submetidas ao tratamento terapêutico três pessoas de cada vez, que utilizam máscaras por onde o oxigênio puro é inalado.
  • A expectativa é de que o Hospital do Açúcar possa solucionar seus problemas administrativos e financeiros e possa voltar a ofertar a quem necessita o tratamento Hiper Bárico, pelo Sistema único de Saúde (SUS) e pelos Planos de Saúde.