Flávio Gomes

9 de março de 2016

A política vai às ruas

Do jornalista Ilimar Franco, de “O Globo”: “… O governo Dilma e o PT não mobilizaram a militância de esquerda e dos movimentos sociais e sindicais. A oposição jogou praticamente sozinha até agora. Esteve com ela a iniciativa. Mas será que a mesma apatia dos afinados com o PT e o governo se manterá agora? Lula é um líder popular e a recente pequisa Datafolha mostra que ele tem um piso, de cerca de 20%, numa eleição presidencial. Essas intenções de voto revelam que o petista terá relevância em 2018 e para tirá-lo do jogo só a prisão. A crise política está longe de acabar. Uma guerra de rua está em horizonte próximo. Confrontos podem ocorrer no dia 13 de março, data em que está sendo convocada uma manifestação pelo impeachment da presidente Dilma. Esse embate não se encerrará com a destituição da presidente ou a prisão de Lula. Uma ferida está sendo aberta. A superação da crise econômica implica em ajustes fiscais, redução de gastos públicos que vão afetar os programas sociais. E os movimentos sindicais e sociais que foram tolerantes com os governos petistas devem sair do imobilismo se outros estiverem no poder.”

Posição

De Renan Calheiros, sobre sua postura diante da crise: “Não é papel do presidente do Congresso colocar fogo na crise. O papel do presidente do Congresso é, mais do que nunca, pela serenidade, pelo bom senso, pelo equilíbrio. Tivemos aqui, em 64, um presidente do Senado que passou do limite, do equilíbrio, e fraturou a democracia.”

Aprovado

Helder Lima, secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e Turismo, se deu bem na primeira reunião com empresários do segmento turístico, ontem. Bastante objetivo, tomou decisões na hora e já agendou encontro do grupo para hoje de manhã, com o secretário da Fazenda, George Santoro. Traduzindo: agradou em cheio.

Prestigiado

A posse de Helder Lima, anteontem, reuniu expressivas lideranças de diversos setores importantes da economia alagoana, dentre elas algumas de expressão nacional. Um deles foi Luiz Otávio Gomes, homem forte dos governos de Téo Vilela. A contestar, o auditório da Sedetur, com poucos lugares. Dezenas de convidados ficaram de fora.

Trabalho X lazer

O encontro do titular da Sedetur e do secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, que o acompanhou, com os empresários do turismo começou por volta das 9 da manhã, no Hotel Ponta Verde. Nesse horário, fazia sua caminhada matinal na orla marítima, em frente ao hotel, o secretário estadual de Assistência Social, Joaquim Brito.

Força

O PDT do deputado federal Ronaldo Lessa passou a ter espaço em todos os níveis da administração pública. Além dos dois secretários na prefeitura de Maceió tem a secretaria estadual do Trabalho e a Superintendência do Ministério do Trabalho em Alagoas. Além de alguns aliados em cargos no Tribunal de Contas do Estado.

Prefeitura

Davi Soares, no site “Cada Minuto”: “Líderes peemedebistas devem atuar, agora de forma mais explícita, para convencer aliados como o ex-deputado estadual Judson Cabral (PT), presidente do Serveal, e o ex-prefeito Cícero Almeida (PSD) a ingressar no PMDB e ampliar a rivalidade e o potencial eleitoral de uma eventual disputa com Rui.”

Amém

Após depor na PF, o ex-presidente Lula se comparou a uma jararaca e disse que só pisaram no corpo, não na cabeça, e que continuava vivo. Ao que o bispo auxiliar de Aparecida (SP), dom Darci Nicioli, propôs: “Peço, meu irmão e minha irmã, a graça de pisar na cabeça da serpente. De todas as víboras que insistem e persistem em nossas vidas. Daqueles que se autodenominam jararacas. Vencer o mal pelo bem por Cristo.”

 

*“Lula, justiça seja feita, nunca se julgou melhor do que ninguém”, disse a presidente Dilma Rousseff em discurso durante entrega de casas populares no Rio Grande do Sul. O porém: foi o próprio Lula quem disse que não há brasileiro mais honesto que ele.

*O prefeito Rui Palmeira inaugura hoje, às 9 horas, o projeto “Praia Digital”. Por meio de com a operadora Vivo, a prefeitura viabilizou a instalação de nove pontos de internet banda larga gratuita na orla de Maceió, entre as praias de Pajuçara e Ponta Verde.

* Moradores do Conjunto Residencial Antenor Marinho de Melo, em Murici, recebem hoje 300 títulos de propriedade gratuitos do programa Moradia Legal II, do Tribunal de Justiça. Presenças do presidente do TJ, Washington Luiz, e do governador Renan Filho.

*A controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, participou, ontem, de um talk show que debateu a “Atuação da Mulher na Sociedade”. O encontro foi promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade, pelo Dia Internacional da Mulher.

*Acontece hoje o I Seminário Empoderamento Feminino, iniciativa da secretaria estadual da Cultura, que tem como tema central a cultura como geração de renda. A partir das 08h30m, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas, bairro de Jaraguá.

 

*A direção do Espaço Cultural Professor Salomão de Barros Lima está implantando o processo de decisão colegiada para definir a reformulação e a política de uso do local. E, visando isso, fará reunião hoje, ao meio-dia, para tratar da questão.

*A Arena Rio 2016 fica na praça de eventos do Parque Shopping, em Cruz das Almas, até 14 de março, com informações diversas e atividades sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que acontecerão no Rio de Janeiro. Acesso gratuito para o público.


“Uso a chácara de um amigo porque os inimigos não me oferecem”

Luiz Inácio Lula da Silva

Ex-presidente da República, em outra demonstração de cinismo, hipocrisia e deboche