Blog do Dresch

5 de março de 2016

Mais um suborno, será?

A Federação Alemã de Futebol e o escritório de advocacia Freshfields Bruckhaus Deringer divulgaram ontem relatório de uma auditoria sobre o escândalo envolvendo um suposto pagamento à Fifa para comprar votos na escolha da sede da Copa do Mundo.  Auditoria diz não ter provas, mas não descarta a compra de votos para sediar o Mundial da Alemanha. Foco está em pagamento de 6,7 milhões de euros autorizado por Beckenbauer que foi parar na conta de ex-cartola do Catar. O relatório de 361 páginas concluiu que não há evidências de compra de votos, mas comprova que os 6,7 milhões de euros saíram de uma conta bancária mantida pelo ex-presidente do Comitê Organizador Local (COL) do Mundial, Franz Beckenbauer, e chegaram por meio de intermediários até as mãos do então presidente da Confederação Asiática de Futebol (AFC) Mohammed bin Hammam.

 

Agora é oficial

Depois de causar tremendo rebuliço nos bastidores políticos, há pouco mais de um mês, quando ‘ensaiou’ um anúncio e conclamou para que a classe política se unisse em torno de uma candidatura única à Prefeitura de Maceió, o deputado federal e ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa (Foto)  vai confirmar, oficialmente, a aliança de seu partido, o PDT, com o atual prefeito da capital, Rui Palmeira. A boa nova está marcada para às 9h de segunda-feira, em coletiva marcada para o Hotel Ponta Verde.

  

Creche

 O acesso a creches cresceu mais entre os mais ricos que entre os mais pobres, aumentando a diferença entre os dois segmentos da sociedade entre 2001 e 2014. Os dados estão em levantamento feito pelo movimento Todos pela Educação, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números mostram que a diferença de acesso a esse serviço entre ricos e pobres cresceu 6,6 pontos percentuais.

 

Creche 2

 Em 2001, 10,4% dos estudantes pertencentes à parcela dos 25% mais pobres da população tinham acesso á educação até os 3 anos de idade. Entre os 25% mais ricos, 32,6% tinham acesso a creches. A diferença entre os dois grupos era de 22,2 pontos percentuais. Em 2014, o acesso melhorou, mas aumentou também a desigualdade entre essas camadas. Entre os mais pobres, 22,4% tinham acesso a creches, enquanto, entre os mais ricos, 51,2% frequentavam a escola. A diferença subiu para 28,8 pontos percentuais.

 

 Musa desempregada

 Deu no Jornal Extra, do Rio de Janeiro: com roupa de dormir, vestindo uma camisola de malha, Luana Piovani conversou com os fãs pelo Facebook. E desabafou. A atriz revelou que está desempregada há um ano e conta com a ajuda do marido, Pedro Scooby, para pagar as contas de casa — só o aluguel da residência onde ela vive com a família, na Barra, na Zona Oeste do Rio, é R$ 14 mil. “Não pago as contas todas sozinha, não dá. Aliás, estou desempregada desde abril do ano passado. O santo do marido que está bombando”, disse ela.

  

Musa desempregada 2

Luana Piovani revelou também que tem vontade de deixar o país com Scooby e seus três filhos: “Quero ir embora daqui. A gente pensa nisso sim. Não agora porque eles são muito pequenos, mas é algo que a gente pensa. Queria que meus filhos não vivessem numa bolha. Peguei ônibus e metrô a vida inteira e acho que isso é importante pra formação do caráter da pessoa. Não quero que meus filhos sejam criados em uma redoma, que sejam blindados. Aqui no Brasil as pessoas perdem a vida por um tênis”.

  

No comando

. Deu no Blog da jornalista alagoana Eliane Aquino. “Só mesmo mensagem religiosa da esposa, Cláudia Cruz, para tranquilizar o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), após saber que a maioria do Supremo Tribunal Federal o tornou réu no esquema de corrupção da Petrobras.  Pelo celular, Cláudia escreveu ao marido: 'Calma. Deus sempre no controle. Ele move. Ele põe. Ele tira. Confia no senhor mesmo que o vento esteja ao contrário ele não te abandonou (sic)', informou O Globo, que também fala em torpedos trocados entre Cunha e sua filha Camila, e advogados, nessa mesma linha.”.

 

No comando 2

 Ainda no Blog de Aquino: “À filha, Eduardo Cunha se declarou 'tranquilo' com a decisão. Aos advogados, ele disse ter previsto na véspera que o recebimento da denúncia do Ministério Público Federal contra ele seria 'parcial', ou seja, que os ministros fariam restrições à peça do procurador Rodrigo Janot, o que ele entende ser um caminho para reverter a situação em seu favor”.

 


. Os contribuintes que baixaram o programa gerador do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, mas não enviaram as informações, terão que fazer o download de uma nova versão do aplicativo disponibilizada na quinta-feira (3). Foi detectado um problema na versão original que não permitia a verificação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) de dependentes, segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

. Adir  explicou ainda que os contribuintes que já enviaram a declaração não precisam ficar preocupados porque a Receita Federal fará uma revisão das declarações já enviadas para procurar eventuais erros. Quem preencheu a declaração, total ou parcialmente, e ainda não transmitiu para a Receita, não vai perder dados. “Não precisa fazer nada porque o arquivo gerador da declaração poderá ser recuperado do computador da pessoa”, destacou.

 .  O empresário Donald Trump foi confrontado por todos os pré-candidatos do Partido Republicano, durante o debate da noite de quinta-feira entre os nomes da sigla que buscam a indicação partidária na corrida pela Casa Branca. Trump manteve, porém, o mesmo comportamento histriônico de antes das votações começarem.

. Trump está à frente na disputa entre os pré-candidatos, após vencer em 10 Estados. Ele não tem, porém, buscado uma postura mais formal de presidenciável, mantendo o costume de confrontar os rivais, interrompê-los e rebater suas críticas.

. Disse o homem que é a esperança da extrema direita americana: “Eu já ouvi que o Ted diz que ele é o único que pode me derrotar”, falou Trump, referindo-se ao rival Ted Cruz, senador pelo Texas, que aparece em segundo na disputa republicana. “Só para deixar claro, eu venci em dez. Ele venceu três ou quatro [Estados]. Então de onde surgiu isso?”

 

Wellington Santos (Interino)