Flávio Gomes

4 de março de 2016

João Santana e o PT

Percival Puggina, arquiteto, empresário e escritor, no site “Diário do Poder” : “… Todos os profissionais sérios, que reconhecem ser a política mais importante do que o marketing eleitoral, têm como parte relevante de sua tarefa trabalhar o cliente para que ele faça o melhor de si mesmo. Há publicitários assim, eu os conheço. E há o João Santana, marqueteiro do PT, muito bem sucedido na arte de vender lebre e entregar bichano. Em 2006, depois que a oposição optou por deixar o ‘Lula sangrar’ até a eleição, o João estancou a hemorragia, suturou os cortes, refez a imagem e entregou Lula ao eleitor, puro como cristal da Boêmia. Em 2010, João (contando não se acredita!), convenceu a maioria dos eleitores de que Dilma era uma grande gestora, braço direito de Lula, estadista qualificada, mãe do PAC, padroeira do pré-sal. Em 2014, quando poucos ainda levavam a sério essa descrição, fez tudo de novo.Estamos falando, aqui, de um talento a serviço do desastre nacional. E também falamos de um partido político que, ao montar um discurso, ao elaborar uma peça publicitária, como vimos há poucos dias, deixa de lado a verdade, os fatos, aponta para todos os lados e jamais – jamais! – em circunstância alguma, aponta para o próprio e comprometido peito. Perigoso, muito perigoso!”

 

Nova fase

 O senador Benedito de Lira (PP), que concorreu com Renan Filho (PMDB) em 2014, voltou a elogiar o governador, agora pela “vontade política” de apoiar a construção da sede da Embrapa em Alagoas, antiga luta sua. A Embrapa/AL ficará em Marechal Deodoro, em área doada pela Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas.
 

Poupando

 

O governo do Estado é o maior favorecido com a demora na aprovação pela Assembleia Legislativa do orçamento de 2016. No ano passado Renan Filho autorizou o fechamento do Siafem em 19 de novembro, um mês antes do que ocorria, e iniciou uma economia razoável, que agora se prolonga, por falta do orçamento deste ano.

 

Determinação

 

Informação de um integrante do primeiro escalão: o governo do Estado vai até onde puder, juridicamente, para demitir os funcionários da CARHP e extinguir empresas da administração indireta. Os aposentados que voltaram a trabalhar sairão, de certeza. Isso abrirá brecha para a contratação de terceirizados, apesar de mais caros.

 

Consequências

 

As queixas contra a instalação dos chamados pardais eletrônicos podem se transformar em um “calo” político na campanha do prefeito Rui Palmeira pela reeleição. Quem mais se beneficia é um provável concorrente de Rui: Cícero Almeida, que quando prefeito acabou com os “pardais”. E promete desativá-los, se voltar à prefeitura.

Esteio

O vereador Eduardo Canuto (PV), líder do prefeito Rui Palmeira na Câmara Municipal de Maceió, tem sido grande trunfo no relacionamento entre executivo e legislativo. Por terem fortes ligações pessoais, além da política, há muita afinidade entre eles. Para onde for Rui Palmeira, eleitoralmente, Eduardo Canuto estará junto, de certeza.

Ameaçado

O prédio da Arquidiocese de Maceió, na Rua Barão de Anadia, Centro, em frente à Estação Ferroviária, estava praticamente em ruínas e foi recuperado recentemente, com recursos federais e estaduais. Por falta de alguns equipamentos, está fechado. E, sem ter utilização nem manutenção, corre o risco de voltar ao antigo estado precário.

Opinião

Do jornalista Merval Pereira, “O Globo”: “A saída do ministro José Eduardo Cardoso é mais uma consequência do distanciamento entre o PT e a presidente Dilma. Um grupo de deputados do partido foi ao gabinete dele exigindo uma atuação menos partidária, segundo ele, da PF. Foi daí que nasceu a investigação contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – por pressão direta do PT.”

 

 

*A Rádio Globo Maceió (AM 710) agora conta com a competência de Petrônio Pereira, um dos profissionais mais admirados no meio publicitário, com atuação em diversos veículos. Petrônio foi também chefe de gabinete da Secom do governo estadual.

 

* Aliás, hoje a Globo Maceió estreia “Maria Lisboa- Portugal além do fado”, revista musical com informações, história, gastronomia, literatura e entrevistas. Apresentação de Maria de Jesus; produção de Givaldo Kleber. Sempre às 22 horas de 6ª feira.

 

*A exposição “O compadre de Ogun – Serigrafias de Carybé”, pelo projeto Arte Sesc, fica em cartaz somente até hoje, das 12 às 18 horas, no Sesc Centro. Carybé é argentino, mas muito ligados às coisas do Brasil ligadas à cultura. Contato: 3326.3133.

*Encerram-se hoje as inscrições para selecionar exposições temporárias do Museu Théo Brandão, para projeto coletivo ou individual ligado à Antropologia, Patrimônio Cultural e Folclore. Contato:secretariamtb@gmail.com / 3214.1710 e 3214.1711.

*Às 16 horas de hoje, no Povoado do Muquém, em União dos Palmares, acontece o espetáculo teatral “Quizumba!”, sobre as trajetórias de via de Mestre Pastinha e de Zumbi dos Palmares. E domingo no Centro Cultural Patacuri, Ponta Grossa, em Maceió.

*O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que visa reconhecer os principais projetos voltados para o desenvolvimento municipal através das micro e pequenas empresas, tem inscritos 40 projetos, de 31 municípios. Encerram-se hoje as visitas técnicas.

* Com a vitória de 1×0 sobre o Estanciano, o Coruripe divide a liderança do Grupo B da Copa do Nordeste, com 7 pontos, com o América RN, que ganhou do CRB (6 pontos) também por 1×0. Na próxima 5ª feira, dia 10, o Coruripe recebe o CRB, às 16h30m.

 

“A Lava Jato é um trem bala a 300 km/h e não vai ser detido”

 Aloysio Nunes Ferreira

 Senador do PSDB-SP, para quem o andamento do processo independe de quem seja o Ministro da Justiça