Roberto Baia

3 de março de 2016

Vilela em Arapiraca

O ex-governador Teotonio Vilela Filho está se articulando com a oposição arapiraquense. Coligados irão avaliar nomes de peso na Cidade para disputar a mesa de gestor municipal do segundo maior colégio eleitoral do estado.

A oposição se reúne nesta sexta-feira, 04, com lideranças políticas de todo o Estado, a exemplo do deputado estadual mais votado de Alagoas, Rodrigo Cunha (PSDB), que é eleitor de Arapiraca. Estão na mira do partido os políticos Rogério Teófilo (PSDB), Aurélia Fernandes (PSB), Ricardo Barreto (PSB) e Tarcizo Freire (PSD).

 

“Falta de Sensibilidade”

Professores da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) estarão paralisando as atividades, em caráter de advertência, na segunda, terça e quarta-feira da próxima semana. O objetivo da categoria é mostrar à população e alunos, o que consideram ‘falta de sensibilidade’ do governo do Estado.

Não adiantou

Segundo o presidente do Sindicato da Uneal, professor Luz Gomes, uma comissão negociou, durante um ano inteiro, com o governo a implantação do Projeto de Lei que cria a Progressão Horizontal a que todos os professores têm direito. Mas o governo disse que está disposto a implantar o projeto, cujo impacto financeiro é de apenas R$ 210 mil reais.

Sem direito

Na Uneal existem professores com quase 30 anos de trabalho, muitos com dedicação exclusiva, que irão se aposentar sem esse direito constitucional. A Uneal conta com campi em Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió.

 

 

 

Matadouro demolido

Na tarde desta quarta-feira, a Prefeitura de Arapiraca demoliu o prédio do antigo matadouro público municipal. O prédio entrou em desuso após a transferência de todos os abates da cidade serem realizados na empresa FrigoVale.

 

Interior sem água

Os moradores das cidades de Capela, Pindoba e São Sebastião passaram o dia inteiro de quarta-feira, 02, sem um pingo de água nas torneiras. Já era noite quando a casal restabeleceu o fornecimento.

Causas

Segundo a CASAL, em Capela o abastecimento foi interrompido devido as frequentes quedas de energia na região, o rompimento de uma adutora e o deslocamento de uma tubulação. Em Pindoba, uma bomba submersa perdeu vazão, e por isso a peça foi levada para manutenção. Já em São Sebastião a causa do não fornecimento foi um defeito na lavagem dos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) local.

 

 

Ações nos bairros

O prefeito em exercício de Arapiraca, Yale Fernandes, quer todo o secretariado e diretores de órgãos da administração municipal nas ruas ouvindo a população.

Em reunião ocorrida na quarta-feira passada (2), no Centro Administrativo Municipal, o prefeito determinou que todos os gestores ampliem suas ações nos bairros e ouçam cada vez mais as necessidades dos moradores.

 

Sempre presente

“É importante que a prefeitura esteja sempre presente na vida das pessoas, ouvindo suas reivindicações para que possamos, de forma planejada, adotar as medidas que a população deseja”, disse o prefeito.

Ainda durante a reunião, que contou com a presença de todos os 18 secretários municipais e diretores de órgãos, o prefeito Yale Fernandes anunciou o lançamento do projeto “Prefeitura com o Povo”.

 

cidadania

“Nessas andanças que estamos realizando por todo o município, percebemos algumas necessidades dos moradores, e a prefeitura deve estar presente nesses bairros”, frisou Yale.

A cada 15 dias, um bairro de Arapiraca receberá ações de cidadania, incluindo emissão de documentos (carteira de trabalho), exames de saúde, atendimento social, atividades culturais e mutirões de saúde e limpeza, entre outras intervenções em benefício da população.

 

 

 

Feira orgânica

 

A edição deste mês da Feira Orgânica promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) traz um novidade para fregueses e consumidores que frequentam o evento mensal. Estudantes e professores do curso de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estarão circulando pela feira para tirar dúvidas e passar orientações sobre alimentação saudável e produção orgânica.

 

 … Segundo a engenheira agrônoma Liduína Alencar, integrante da Comissão de Produção Orgânica da Seagri, haverá também a distribuição de panfletos aos frequentadores da feira. Os primeiros fregueses do dia também vão ganhar sacolas ecológicas.

…“Queremos informar os consumidores sobre os benefícios do consumo de alimentos saudáveis, dentro dos padrões de produção orgânica estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

… Ter cuidado com a alimentação é importante, mas também é necessário conhecer a procedência do alimento e os critérios que fazem dele um alimento orgânico”, lembra.