Flávio Gomes

3 de março de 2016

Bem perto do fim

Jornalista Pedro Oliveira: “Ao que parece o momento crítico da vida do ex-presidente Lula está cada vez mais próximo. Também não descartada a derrocada da presidente Dilma Rousseff. As coisas caminham para que o Judiciário tome a decisão que o Brasil espera e quer há bastante tempo. Os corredores palacianos em Brasília já estão preparados para um desfecho fatídico que não seja mais a tentativa de impeachment via Legislativo, onde a presidente tem a maioria congressual. Quanto ao ex-presidente já existem evidências e provas suficientes para que seja decretada sua prisão e a indisponibilidade dos vultosos bens adquiridos nos meandros da ilegalidade da corrupção. Os juízes e procuradores buscam apenas o momento adequado e a garantia de estabilidade institucional. Porém a decisão está tomada e fundamentada: Lula vai para a cadeia. A Polícia Federal, a Receita Federal, a Procuradoria da República e o lado bom do Poder Judiciário fizeram em conjunto um trabalho de investigação e catalogação de provas indefensáveis, levantando os passos marginais de Luiz Inácio Lula da Silva e sua milionária família, que de operário e humildes criaturas do ABC paulista se transformaram em uma das maiores fortunas no país…”

No topo

Avaliação do TripAdvisor®, site de planejamento e reservas de viagens, com base em avaliações e opiniões de viajantes de todo o mundo, conferiu o prêmio Travelers’ Choice™ Hotéis para Famílias ao Salinas de Maragogi, em segundo lugar no mundo e primeiro do Brasil. No Brasil, o segundo lugar ficou com o Salinas de Maceió.

Poderio

O vice-presidente da República, Michel Temer, presidente nacional do PMDB, tem agenda hoje em Maceió, que inclui recepção do governador e ato coletivo de filiação ao partido. Bem estruturado, ainda mais com a força de Renan Filho e do senador Renan Calheiros, a partir de hoje o PMDB será bem mais forte em Alagoas.

Aposta

O deputado federal Marx Beltrão (PMDB/AL) garante que o PSDB não se interessa pelo impeachment de Dilma Rousseff. “Se quisesse, a presidente seria afastada ainda este ano”, argumenta. Para Marx, os tucanos temem que, se Michel Temer assumir, o PMDB fica forte para a eleição presidencial de 2018 – talvez, com o próprio Temer.

Oportunismo

A implantação de pardais eletrônicos em Maceió foi uma decisão técnica da prefeitura, com o propósito de evitar acidentes em locais onde, historicamente, há registros de mais ocorrências. Como é ano eleitoral, ganhou conotação política, com incentivo de opositores do prefeito Rui Palmeira, que buscam um “gancho” para a campanha.

Campanha

Até a renúncia do prefeito Toninho Lins o deputado estadual Marcelo Victor aparecia como forte candidato à prefeitura de Rio Largo, assim como o populista ex-deputado Gilberto Gonçalves. Mas, ao ser efetivada, a vice, Maria Elisa, se fortaleceu, pela força do cargo. E o jogo político passou a ficar empatado, aparentemente.

Novo rumo

Quem se interessar em pesquisar poderá encontrar justificativa, mas o fato é que em Maceió muitas pessoas estão trocando a área do Direito pela de Gastronomia. Isso acontece tanto com estudantes quanto com profissionais. Há professores que deixaram de lecionar em cursos jurídicos para se dedicar ao magistério na Gastronomia

Opinião

De Jorge Oliveira, no semanário “Extra”: “Ao deixar o governo, Lula pensou que seria imortalizado como o pai dos pobres, como a imprensa servil e submissa chegou a rotulá-lo. Que a popularidade seria perpétua. Que o jargão 'nunca na história desse país' fosse alimentar para sempre o imaginário dos seus eleitores do Bolsa Família, homens e mulheres miseráveis transformados em eleitores de currais.”

 

*De editorial do jornal “O Globo”, sobre o esperneio de alguns governistas contra ações do juiz federal Sérgio Moro que estão expondo petistas e seus aliados: “É tarefa inglória denunciar golpe quando tudo tem sido feito dentro da lei”.

* Hoje, às 9 horas, o prefeito Rui Palmeira vai entregar os prêmios dos ganhadores do  primeiro sorteio do Programa Maceió Nota 10.  Os valores vão de R$ 2 mil a R$ 20 mil. A solenidade acontece no auditório da Secretaria Municipal de Finanças.

*A Secretaria de Finanças de Maceió continua distribuindo os carnês do IPTU. Quem não quiser esperar pode obtê-los no site www.maceio.al.gov.br/smf/iptu-smf/. Serão entregues 208 mil carnês em toda a cidade, segundo informa a prefeitura.

*Termina hoje o prazo para que entidades que atuam no atendimento e acolhimento de pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes Entreguem a documentação jurídico-fiscal e de qualificação técnica na Secretaria de Assistência Social de Maceió.

* Para chamar a atenção sobre a violência contra as mulheres a Secretaria de Políticas Para as Mulheres da Prefeitura de Arapiraca promove, até 20 de março, a campanha “Mereço Respeito”,com o slogan “Mais que flores, toda mulher merece respeito!”.

*Desde ontem Alagoas recebe, pela primeira vez, exposição fotográfica da National Geographic, que, numa primeira etapa, fica até 15 de março, no Complexo Cultural Teatro Deodoro. Na segunda etapa fica aberta de 17 a 31 de março, no mesmo local.

* A Confederação Brasileira de Futebol confirmou o amistoso da Seleção Olímpica em Maceió para 27 de março, às 18h30m, no Trapichão, contra a seleção da África do Sul. Os ingressos para esse jogo terão venda disponibilizada via on line.

 

“O Lula está sitiado”

Geraldo Alckmin

Governador de São Paulo