Roberto Baia

2 de março de 2016

Chegou ao fim

Após anos de entra e sai da Prefeitura de Rio Largo, o prefeito, Toninho Lins (PSB), afastado do cargo, finalmente renunciou ao cargo. A carta de renúncia foi protocolada na Câmara de vereadores para que o pedido fosse validado pelo presidente da Casa.

 

“Sacrifício Pessoal”

Segundo a carta de renúncia, enviada à Câmara de Vereadores, a decisão deve-se a diversos afastamentos decorrentes de decisões judiciais, “desde eleito não pude exercer as funções que me foram atribuídas pela vontade popular”. Toninho Lins diz que não pretende retornar ao cargo e que encerra a carreira política.

 

Danos aos cofres

Por diversas vezes Toninho Lins foi acusado de improbidade administrativa, causando prejuízos aos cofres públicos. A última vez foi em junho de 2015, momento que o MPE acusou o gestor de causar um dano aos cofres públicos de quase R$ 3 milhões.

 

 

Improbidade Administrativa

A assessoria jurídica do município de Palestina protocolou junto ao TJ/AL uma ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito José Alcântara Júnior. A ação é para assegurar aos cofres públicos o ressarcimento de algo em torno de 10 milhões de reais.

 

Faltou documentação

Essa quantia poderia ser mais extraordinária caso a auditoria se estendesse por todo o período em que Júnior Alcântara governou Palestina, mas devido a falta de documentação, que foi destruída por membros da antiga gestão, não houve possibilidade de encontrar outros indícios de fraudes.

 

Chã Preta

Fundada em 1962, Chã Preta comemora no dia 11 de março seus 54 anos de Emancipação Política. Considerada a Princesa dos Montes, a cidade a 105 km da Capital realiza mais uma edição da tradicional Festa da Cultura.

Inaugurações, visitas de obras, atividades cívicas, culturais e de lazer, fazem parte da programação organizada pela Prefeitura em parceria com as Secretarias Municipais.

 

Festejos

Os festejos iniciam às 6 horas com a alvorada festiva, às 8 h, haverá o hasteamento dos Pavilhões, Nacional, Estadual e Municipal, em seguida, às 9h, ocorre a Missa solene em ação de graças.

Após a missa será o momento das inaugurações e visitas às obras da Cidade, serão dadas as ordens de serviço para a pavimentação das ruas Manoel Roberto Brandão e Manoel Roberto Brandão Filho, e para a construção da Praça no mutirão Maria das Dores.

 

Serra lisa

Na oportunidade os gestores municipais irão inaugurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), na região Serra Lisa e visitar o canteiro de obras de 31 casas populares no conjunto Bela Vista. Logo mais à tarde, às 15h, terá desfile cívico escolar e apresentação de Banda Fanfarra.

 

Poços artesianos

O prefeito Yale Fernandes formalizou, na manhã de segunda-feira (29), carta de solicitação ao secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Alexandre Aires, para que sejam perfurados novos poços artesianos em comunidades rurais de Arapiraca.

 

Queda no índice

No documento, o prefeito lembrou que, nos últimos quatro anos, houve queda no índice de chuvas no município, e que os moradores do meio rural tiveram de recorrer à ajuda do poder público para armazenar água em açudes, barreiros e outros reservatórios.

 

 

… A solicitação de Yale Fernandes também ressalta a importância do líquido para consumo humano e saciar a sede de rebanhos em pequenas propriedades rurais de Arapiraca.

 

… Na sexta-feira passada, o secretário Alexandre Aires esteve no município, juntamente com o presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes.

 

… A proposta inicial do prefeito Yale Fernandes, compartilhada com o secretário municipal de Agricultura, Rui Palmeira de Medeiros, é de que sejam perfurados cinco novos poços de um total de 15 poços artesianos, sobretudo nas localidades onde a Casal ainda não possui rede de abastecimento para atender pequenos produtores e suas famílias.