Edmilson Teixeira

1 de março de 2016

São Miguel dos Milagres

Por não ter nem sequer o ensino médio completo, a secretária de Saúde de São Miguel dos Milagres, dona Sirlene vem sendo criticada por muita gente, sobretudo pelo descaso em que se encontra sua pasta. No município os serviços de saúde vêm funcionando precariamente. Falta medicamento, o lixo hospitalar exposto a céu aberto e tantos outros problemas. O cargo foi dado pelo prefeito Adalberto, sobretudo pelos laços de “amizade” política dele com o vereador Beto, que é irmão da Sirlene.  

Barra de Santo Antônio

Secretário de Assistência Social, Ronaldo Campos Lessa, que tem sido um dos destaques no Estado em seu segmento, aniversariou na última semana, em meio a um grupo de lideranças política de Alagoas. Reuniu parte de seus familiares, Otávio Lessa, presidente do Tribunal de Contas, o federal Ronaldo, Israel Lessa, Superintendente do Trabalho, Eduardo Uchoa Lessa e o federal Mauricio Quintela.

Palmeira dos Índios

As indefinições no grupo governista em Palmeira dos Índios só favorecem até o momento a oposição, que aos poucos, vem ganhando campo e musculatura política para a disputa da Prefeitura nas eleições deste ano. Disparado nas pesquisas e na preferência popular, o vereador e pré-candidato, Júlio Cezar (PSB), defendeu durante entrevista ao radialista, Marcelo Lima, Rádio Vitório FM, a união das forças de esquerdas como estratégia para vencer as eleições e disse que a população palmeirense “cansou e quer mudança”.

Pilar

Próximo dia 16, Pìlar estará aniversariando pela passagem de seus 144 anos. O município foi fundado em 1872, diz o secretário de Cultura, Geraldo Cavalcante, que recebeu o aval do prefeito Carlos Alberto Canuto, a fim de elaborar uma vasta programação festiva, para assim celebrar em grande estilo as comemorações pilarenses.

 

Maragogi – esperança

 “Não tenho dúvidas que esta unidade desempenhará bem seu papel de prestar o socorro imediato aos pacientes e contribuir para desafogar o HGE. Maragogi conta agora com um equipamento moderno de saúde e um modelo de administração humanizado, que atenderá a população com eficácia e compromisso, ajudando a salvar muitas vidas”, disse o deputado Marquinhos Madeira, durante o ato de inauguração da UPA de Maragogi

Maragogi – conteúdo

A UPA que vai atender a região Norte, foi erguida numa parceria entre município, estado e o governo federa. A unidade atua na classificação de risco, pequenos procedimentos, medicação, nebulização, consultórios para atendimento de clínica médica e pediátrica, sala de raio-x, posto de coleta do laboratório, farmácia e posto de enfermagem. Funcionará ininterruptamente com atendimento para urgências de pequena e média complexidade.

Municípios

Secretário de Educação de Alagoas esteve ontem na sede da AMA, em reunião junto com os prefeitos. Lá ele apresentou a proposta de redistribuir 10% do ICMS aos municípios com melhor índice de qualidade na educação, como forma de incentivar as prefeituras a melhorar o nível de ensino, principalmente, nos anos iniciais. O projeto foi bem recebido pelos gestores presente.

Galinha – ação

Durante a madrugada de quinta-feira última, fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) estiveram nas cidades de Maceió, Capela, Messias e Pilar na missão de coibir entrada de frango clandestino no Estado. A operação  resultou na autuação de três caminhões de frango e um de ovos.

 Galinhas – saúde

As mercadorias chegam a Alagoas sem qualquer documentação fiscal e, como esclarece o superintendente da Receita, Francisco Suruagy, além de configurar irregularidade fiscal e prejudicar a competitividade mercadológica, constitui problema de ordem sanitária.

 

 

Água Branca

Prefeitura e servidores, sobretudo da Educação, vêm travando um duelo quanto à questão de ajuste salarial. Com pouco dinheiro em caixa e sem perspectiva alguma da situação melhorar, pelo menos nesse governo do PT, a prefeita Albani Sandes pede cautela a sua equipe econômica, na hora de decidir valores de aumento.

Maribondo

Vice- prefeito Zé Batista enfrenta sérios problemas de saúde. Há dias que está  internado num hospital da capital alagoana, tentando curar um câncer no pulmão.  

Penedo – disparado

O Datasus, sistema que administra informações de saúde em todo território nacional, mostra um dado interessante. No ano de 2015, quase 2 mil partos, entre normais e cesarianos, foram realizados na maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Penedo, instituição que recentemente completou 249 anos de fundação.             

Penedo – divisão

De acordo com o sistema, a instituição filantrópica penedense figura em posição de destaque entre as demais que internaram parturientes do SUS no ano passado, com a realização de exatos 1890 partos. Desse número total de partos, 891, o que representa 47,1%, foram normais e 999 cesarianos.

Penedo – cureta

Outro dado interessante é a quantidade de curetagens feitas na Santa Casa de Misericórdia de Penedo. Ainda segundo o Datasus, foram 156 mulheres submetidas ao procedimento médico que é executado, sob anestesia geral ou locorregional, com o objetivo de retirar material placentário ou endometrial da cavidade uterina por um instrumento denominado cureta.