Roberto Baia

1 de março de 2016

Na “corda bamba”

A vereadora Aurélia Fernandes, que trocou o PMDB pelo PSB, está numa verdadeira “corda bamba”  com vistas às eleições municipais deste ano. Em 2012, ela consegui ser a mais votada graças ao apoio do então prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa (PMDB) que a manteve por cinco anos na pasta municipal de saúde. Atualmente, sem o apoio da máquina, ensaia uma candidatura a vice-prefeita na chapa da oposição, em razão da dificuldade da sua reeleição.

 

Sem sucesso

A vereadora sempre sonha voos mais altos, diz que está preparada para ser prefeita de Arapiraca e teria tentado, sem sucesso, conquistar a Secretaria Estadual da Saúde.

 

Com Ronaldo

Outra vereadora que deve trocar de partido é a professora Graça Lisboa, que deve trocar o PSD pelo PDT de Ronaldo Lessa, de quem sempre conseguiu apoio nos dois mandatos no Legislativo de Arapiraca.

 

Censurado

O deputado estadual Tarcizo Freire (PSD) estaria sendo alvo de “censura” em duas emissoras de rádio de Arapiraca. Freire, que tem pretensões de disputar a Prefeitura de Arapiraca estaria sendo boicotado.

São os reflexos antecipados da eleição 2016.

Diga aí, pode uma coisa dessas????!!!!

 

 

ICMS para municípios

Com informações da Ascom/AMA: A proposta de redistribuir 10% do ICMS aos municípios com melhor índice de qualidade na educação para incentivar as prefeituras a melhorar o nível de ensino, principalmente, nos anos iniciais, foi bem recebida pelos prefeitos alagoanos. A iniciativa do governo foi apresentada nesta segunda-feira (dia 29) pelo secretário de Educação Luciano Barbosa.

 

Melhorar o ensino

A proposta não aumenta a alíquota já existente como esperavam os prefeitos. Esse “plus”, também defendido pela deputada estadual Jó Pereira, que participou da reunião, somente será estudado quando a arrecadação estadual permitir, mas é uma sinalização de que o Governo está preocupado em melhorar o ensino, garantiu o secretário. Barbosa disse aos gestores e secretários que acredita que essa nova distribuição de recursos vá impulsionar a Educação e criar um novo tempo em Alagoas.

 

Valorização

O presidente da AMA, prefeito Marcelo Beltrão considera importante essa valorização do ensino porque “as respostas e saídas estão dentro do município e de sua rede, incluindo magistério, alunos e família com ideias e projetos”. O prefeito também destaca a necessidade da melhoria do ensino médio, responsabilidade do Estado, que tem contribuído para queda nos índices do IDEB nos municípios.

 

Será repassado

Um coeficiente chamado de IQEAL será aplicado ao montante de 10% do ICMS que deve ser repassado aos municípios e determina a cota que cada uma das 102 cidades receberá de acordo com seu desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB e sua variação.

 

Arapiraca

Tombada em 2007 como Patrimônio Natural do município, a árvore Arapiraca localizada na Serra dos Ferreiras, na zona rural, recebeu uma melhoria em seu entorno, denotando grande importância simbólica.

Na sexta-feira (26), o prefeito Yale Fernandes lançou na oportunidade o “Memorial da Árvore Centenária de Arapiraca”, ao lado de diversas autoridades.

 

Símbolo

“Esta planta, da família do angico branco, representa muito para nossa cidade. Foi em uma dessas, em Riacho Doce, que Manoel André descansou após peregrinar pela região e teria dito que ‘aquela sombra de Arapiraca seria, por ora, a sua morada’. Foi assim que nascemos e é assim que preservamos esta história com a entrega deste memorial”, diz o prefeito em exercício.

 

Mais empregos

O município de Arapiraca recebeu, nesta sexta-feira (26), um novo empreendimento na área do setor varejista com a oferta de 80 empregos diretos e outros 240 indiretos.

 

…O prefeito Yale Fernandes, acompanhado do vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, e da secretária municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio, participaram da inauguração de mais uma filial da Rede de Supermercados 15 de Novembro, que é comandada pela empresária Cristália Maurício Lira, a Dona Nena, que administra os negócios com os 11 filhos e toda a família e colaboradores.

 

… Fruto de seu trabalho que vem sendo executado nos últimos anos no interior e na Grande São Paulo, o Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana e mestre das Artes Circenses, Teófanes Antônio Leite da Silveira, está concorrendo a uma premiação importante na categoria “Circo”.

 

… O “Palhaço Biribinha”, como é mais conhecido, está entre as cinco companhias circenses designadas para o Prêmio Governador do Estado de São Paulo Para a Cultura.