Blog do Dresch

28 de fevereiro de 2016

Tecnologia x aedes

Os cidadãos alagoanos ganham nesta segunda-feira (29) duas importantes ferramentas frutos da tecnologia e que se 'engajam' na guerra contra o mosquito aedes aegypti.  A primeira delas é o lançamento do aplicativo 'Juntos pela Saúde' – tecnologia que permite ao cidadão denunciar os focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A solenidade de lançamento ocorre às 10 horas, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau),  em Jaraguá. O governador Renan Filho já confirmou presença ao lado da secretária Rozangela Wyszomirska. Desenvolvido por meio de uma cooperação técnica, o aplicativo estabelece um canal de comunicação entre o cidadão e a gestão pública. Assim, ao observar algum foco de mosquito, será possível, facilmente, e de forma anônima, enviar para os gestores públicos um registro (denúncia),  adicionando fotos, vídeos, áudio e localização geográfica.
Tecnologia x aedes 2
A segunda novidade nessas ferramentas tecnológicas que o Estado oferece ao cidadão a partir de amanhã na guerra contra o mosquito é o uso de drones. Esse equipamento poderá atuar identificando focos do a transmissor em locais de difícil acesso como um auxílio ao trabalho já realizado pelas equipes de vigilância.  Para a secretária Rozangela Wyszomirska, a partir de agora há mais um meio de a população colaborar com a comprovação de evidências dos focos do mosquito em qualquer lugar e a qualquer hora. 
Cara nova
E por falar em lançamento, quem estará de cara nova é o  portal de notícias oficial do governo estadual www.agenciaalagoas.al.gov.br. O evento será nesta terça-feira (1º), no Centro de Convenções, em Jaraguá, às 9 horas, com a presença do secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins, e toda a equipe da pasta, além dos técnicos do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), criadores da nova formatação e diagramação do site. Secretários estaduais, presidentes de órgãos, assessores de comunicação e a imprensa em geral foram convidados para conhecer a nova plataforma. A ferramenta serve como fonte para os colegas repórteres e veículos de informação de Alagoas e de todo o país.
Seleção Olímpica
Confirmado. A Seleção Brasileira Olímpica que disputará as Olimpíadas do Rio de Janeiro jogará no próximo dia 27 de março,  no Estádio Rei Pelé. O adversário, porém,  ainda não está definido, mas deve ser anunciado nos próximos dias pela CBF. O duelo será o último antes da estreia do selecionado nas Olimpíadas. 
Seleção Olímpica 2
Para este jogo, a Federação Alagoana de Futebol (FAFA) já avisou aos profissionais de imprensa que trabalharão na cobertura da partida que estes deverão se credenciar no site oficial da CBF. O credenciamento ainda não está aberto. Apenas fotógrafos e a TV detentora do direito de transmissão do jogo poderão ter acesso ao gramado. 
Chega de corrupção
Em tempo, por falar em futebol, que tragam bons fluidos a  eleição do ex-secretário-geral da Uefa Gianni Infantino, eleito o novo presidente da Fifa. O suíço-italiano venceu no segundo turno o xeique Salman Bin Ebrahim nas eleições realizadas na sexta-feira (26) e terá a missão de acabar com a corrupção e dar transparência às ações da entidade que rege o futebol que no ano que passou esteve mergulhada em várias denúncias de escândalos dos seus principais caciques.
. Na última sexta-feira (26), autoridades da Argentina afirmaram ter detectado o primeiro caso de transmissão do vírus zika dentro do país, aparentemente transmitido por relação sexual.
. O Ministério da Saúde na província de Córdoba disse que a mulher infectada com o vírus zika não tem registro recente de viagem e que o vírus provavelmente foi transmitido através de relações sexuais que ela teve com um homem que teve os sintomas do vírus após viajar para a Colômbia.
. Autoridades relataram quatro casos de pessoas infectadas que viajaram para o exterior
. Da cantora Luiza Possi, em recente entrevista para a Revista Contigo: “Não sou gorda, não sou gay, não sou nada”, desabafou, depois de negar os boatos de affair com cantora Maria Gadu. 
. Possi está de volta ao time das solteiras, após um namoro de seis meses com o diretor da novela global “Totalmente demais”, Thiago Teitelroit.
Wellington Santos (Interino)