Roberto Baia

28 de fevereiro de 2016

Parceria

Visando a qualidade de vida dos arapiraquenses, a Prefeitura de Arapiraca, na gestão do Prefeito Yale Fernandes, está entrando em uma parceria com a Prefeitura de Craíbas para, juntas, erguerem uma Central de Tratamento de Resíduos (CTR) ainda este ano. O anúncio da construção do aterro sanitário aconteceu na sexta-feira (26), no Centro Administrativo Antônio Rocha, bairro de Santa Edwiges.

 

Autoridades

O evento contou com a presença do prefeito Yale Fernandes; o prefeito de Craíbas, Bruno Pedro; o secretário Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa), Ivens Leão; o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Alexandre Ayres; o presidente do Instituto de Meio Ambiente (IMA) de Alagoas, Gustavo Lopes; o gerente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) seccional Agreste, Tácito Marques; e o diretor da Limpel, Henrique Milones.

  

Polo Regional

Segundo Ivens Leão, a central será polo regional, comportando os resíduos provenientes do Consórcio Público Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano (Conagreste), formado por 20 municípios.

A CTR irá receber resíduos domiciliar, da construção civil e industrial. A previsão de início de operação da CTR, que ficará na divisa entre Arapiraca e Craíbas, é para o segundo semestre deste ano.

 

 

Visita em Maravilha

O Município de Maravilha recebe na próxima quinta-feira, 03, a visita da equipe do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e dos bancos e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A reunião tem o objetivo de orientar os agricultores familiares da região sobre a renegociação da dívida do Crédito Fundiário, com base na resolução expedida pelo Banco Central do Brasil, como também informar sobre a substituição dos lotes.

Cidades vizinhas

A visita a Maravilha irá reunir agricultores e associações de outros municípios vizinhos, como Dois Riachos, Carneiros, Olivença, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e Senador Rui Palmeira.

Prazos

Os agricultores têm até o dia 30 de junho deste ano para solicitar a renegociação e os bancos têm até o dia 30 de dezembro, também deste ano, para lavrar os contratos de renegociação, de acordo com a resolução do Banco Central do Brasil.

Obras em Satuba

A partir desta segunda-feira, 29, a CBTU_ Companhia de Trens Urbanos vai retomar as obras de modernização da via férrea no trecho compreendido entre Utinga e Satuba. Durante o período de obras a responsável pelos serviços de transporte férreo será a empresa Cony e por isso será colocado em operação uma nova grade horária.

 

 Viagens continuarão

De acordo com a Gerência de Operação da CBTU, a nova grade horária não prejudicará os usuários, uma vez que as viagens entre Maceió e Lourenço de Albuquerque continuarão a ser feitas normalmente, apenas espaçando os horários para a realização dos serviços. Esses trabalhos deverão se estender por no máximo sessenta dias.

 

 

Festa Eleitoral em Pilar

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) ingressou com uma representação por propaganda eleitoral, através da Promotoria de Justiça do Pilar, contra uma festa que seria realizada na Cidade.

No município o servidor público Paulo Cavalcante Soares estava programando realizar um grande evento festivo, inclusive com a participação de bandas, porém, ao saber da sua intenção de disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores, o MPE proibiu a realização da festa.

 

Era campanha

De acordo com o promotor Jorge Dórea, na representação encaminhada ao Juízo do Pilar, Paulo Cavalcante Soares estava se valendo da condição de assessor do prefeito e já havia realizado distribuição de adesivos com propaganda subliminar A festa na cidade consistia em um verdadeiro arrastão, com a participação de várias bandas musicais de artistas renomados, tendo para tanto, 'convidado' a comunidade, através de carros de som.

 

 

 …A cidade de Delmiro Gouveia, no sertão alagoano, já está com 75% das obras de habitação concluída. Ao todo serão 369 casas, que irão beneficiar 1.500 pessoas.

 

…O esgotamento sanitário da cidade também vem avançando em ritmo acelerado, já está com 95% de conclusão das ligações domiciliares previstas, 86% da rede coletora e 74% do emissário.

 

…As 369 residências fazem parte do programa Operações Coletivas, financiado com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que visa atender às necessidades habitacionais das famílias de baixa renda.

  

Sidinéia Tavares – Interina